sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

10 ideias para aumentar a actividade física



Uma a uma, estas atitudes vão fazer a diferença, na balança e na sua saúde.


São as pequenas mudanças que fazem as grandes alterações.



Deixe o carro em casa!
Substitua-o pela bicicleta ou outro veículo sem motor. Se tiver tempo, porque não caminhar até ao seu destino? Numa época em que tanto se fala de exercício físico, crise e poluição, nada como deixar o carro em casa para aumentar os seus níveis de actividade física diária, ao mesmo tempo que economiza nos combustíveis e poupa o meio ambiente. Estude as opções possíveis, de acordo com a sua agenda, torne desde já o seu estilo de vida mais activo, saudável e económico!

Utilize um pedómetro
Quantos passos dá num dia normal?
Compare com o nível de actividade física recomendado:
- 8-10 anos: 12 a 16 mil;
- 20-40 anos: 7 a 13 mil;
- 50-70 anos: 6 a 8500 mil;
- Adultos com deficiências motoras ou doenças crónicas: 3 a 5 mil.

Quando precisar estacionar o seu veículo, procure um lugar um pouco mais longe
Quantas vezes procuramos um lugar para estacionar o carro mesmo no centro da cidade, à porta de casa ou junto à entrada da praia; e quantas vezes perdemos imenso tempo nessa busca? Nos limites de segurança e sempre que possível abdique do comodismo, procure um estacionamento numa zona mais afastada do local onde se dirige e caminhe o restante percurso a pé.

Prefira carregar várias vezes pouca carga
Quando tiver de carregar as compras ou outros objectos, é preferível fazer vários percursos com menos carga do que carregar peso excessivo. Além de beneficiar de um maior nível de actividade física, também irá reduzir a sobrecarga do peso sobre as suas articulações, inclusivamente sobre a coluna vertebral, podendo prevenir lesões graves. Lembra-se que, em nome da saúde, todos os segundos em actividade física contam no final do dia.

Utilize as escadas
Quantas vezes as escadas rolantes estão cheias de pessoas e as escadas pedestres estão vazias? Quanto tempo perdemos à espera do elevador? Vai poupar tempo e aumentar os seus níveis de actividade física se utilizar as escadas em vez dos meios mecânicos. Se sentir demasiado cansaço pode começar por lanços de escadas mais curtos e subir só 1 ou 2 andares, ou utilizar as escadas apenas para descer. Por exemplo, se morar no 5º andar, comece por subir até ao primeiro andar do seu prédio e progressivamente vá aumentando o Nº de andares.

Aproveite para sair do sofá e tratar de algumas tarefas pendentes
Não uma investida até ao frigorífico, mas tarefas que incluam actividade física informal, como fazer actividades domésticas, participar nas brincadeiras dos seus filhos, ir à casa de banho, ir passear o cão à rua… Pode parecer insignificante, mas acredite que se somar no final do dia todos os momentos que preferiu mexer-se em vez de ficar parada, vai surpreender-se.

Dance, dance, dance
Em casa, porque não tornar as suas actividades domésticas mais divertidas ao som da música e dançar? Depois do trabalho é uma forma de aliviar o stress e divertir-se, ao mesmo tempo que aumenta a actividade física. Além dos vários efeitos benéficos a nível físico, a dança desenvolve o bem-estar físico e mental e faz com que se sinta bem no seu corpo e na sua vida!

Durante o dia, procure alongar os músculos
Cada vez são mais frequentes os casos de problemas de coluna, provocados por actividades profissionais sedentárias e más posturas ao computador. Associadas a estes desvios posturais estão geralmente mais perturbações orgânicas, como enxaquecas, dores nos membros inferiores e superiores. Previna esses problemas levantando-se da cadeira pelo menos uma vez em cada hora, realizando alguns alongamentos para a região peitoral, região dorsal, lombar e cervical. Espreguice-se como se estivesse a acabar de acordar!

Antes ou depois do trabalho ou na hora do almoço, passeie pelo parque e dê uma volta rápida
O importante é que seja acessível, seguro e regular. Muitas vezes acomodamo-nos com a nossa rotina e não consideramos as oportunidades mais breves como possibilidades de praticar exercício. Segundo o American College of Sports Medicine (2007), para uma pessoa sedentária, bastam 30 minutos diários de marcha a um ritmo moderado para que se obtenham melhorias nos parâmetros de saúde. Se não puder dispor de 30 minutos de forma contínua faça em fracções de 3x10 ou 2x15.

Ao fim-de-semana substitua as suas actividades de lazer sedentários por actividades ao ar livre
Convide os seus amigos para praticar um desporto, ou leve a sua família a passear num parque ou à beira mar. Leve os seus filhos, ou o seu cão e brinque com eles. Cada vez a oferta é maior: procure uma actividade que lhe interesse e que exija uma componente física. Incentive os seus amigos ou colegas de trabalho a praticar exercício em grupo, seja no ginásio ou no exterior. Todas as actividades espontâneas também contribuem para um estilo de vida mais activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário