quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

7 Pecados de Natal



Sabemos que não vai resistir a algumas “ofensas” nutricionais. Neste Natal, o que lhe propomos é que escolha apenas um destes pecados por dia, num acto de contrição, que lhe vai poupar muitos quilos na balança.


Broas
Fazem parte dos usos e costumes da boa tradição culinária e ornamentam a mesa de Natal de norte a sul do país. Antes de provar as suas favoritas (mel, milho, castelar), lembre-se que elas contêm a mistura explosiva que alimenta o pneu da cintura: farinha, açúcar, gordura, geralmente em excesso.
Duas por dia são suficientes para adoçar o seu Natal.

Chocolates
Já sabemos que o chocolate não é um dos piores pecados. Para além de ser um alimento antioxidante, é rico em magnésio e tem efeito estimulante. Mas lembre-se que mais de 50% da sua composição é açúcar, pelo menos que as calorias são muitas. Limite o consumo a cerca de 20 gramas diárias.
Lembra-se das figurinhas do Pai Natal em chocolate para enfeitar a árvore? Por serem ocas, constituem uma boa alternativa à tablete. Sempre satisfaz a vontade e engana o estômago.

Fritos de Natal
Quem resiste às azevias, filhoses e rabanadas? A tentação dos fritos de Natal mantém-se acesa em lume quente, muito açúcar e excesso de gordura.
Experimente vestir o avental e mudar as receitas tradicionais: reduza para metade o açúcar, utilize apenas farinhas integrais, troque o leite gordo por leite de soja e polvilhe com mais canela do que açúcar. Para fritar, prefira óleo de amendoim, que é de origem vegetal e aguenta altas temperaturas sem se deteriorar.

Doces
Uma rápida revista pela lista de ingredientes mostra que não há absolvição possível para o abuso de doces no Natal: nata, margarina, açúcar, leite condensado, farinha… Fuja do tronco de Natal, arroz doce e pudim de ovos. Se a gula não perdoar, encare estes pratos como snacks e não como finais de refeição e prefira os mais saudáveis, como gelatina ou a salada de frutas.

Frutas cristalizadas ou desidratadas
Sexismos à parte, prefira sempre o bolo-rainha ao bolo-rei. Pode ter de procurar em mais pastelarias, mas a opção preguiçosa de se ficar pelo primeiro bolo-rei que encontrar pode custar alguns dissabores na balança. As frutas cristalizadas passam por um processo que lhes tira a água e acrescenta açúcar, aumentando significativamente o seu valor calórico. Está explicado o pecado.

Bebidas alcoólicas
Se não existirem contra-indicações médicas, nada contra um ou dois copos de vinho. No último dia do ano, não fique com inveja dos seus amigos e junte-se ao brinde de champagne. Mas pare no final do primeiro flute: esta bebida francesa é gaseificada através de processos artificiais e pode causar complicações gástricas. Whisky, rum e bebidas destiladas são também menos aconselhados do que a cerveja ou o vinho do Porto.

Enchidos e queijos
Grandes teores de gordura condimentam os enchidos que as mesas portuguesas apresentam em versão buffet. O presunto é permitido, se tirar a gordura visível. É sempre melhor acompanhá-lo de melão à entrada do que “apertá-lo” entre duas fatias de pão. Para os devotos do queijo, alerta-se para a gordura… mas se a vaidade de ter uma tábua de queijos à mesa for superior ao chamamento de um menu saudável, prefira os frescos, magros (-20% de matéria gorda) ou requeijão.

Sem comentários:

Enviar um comentário