segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Andar ou Correr?



A prática regular de actividades físicas é um dos hábitos mais saudáveis que se pode recomendar.

Inúmeras doenças que comummente acometem os habitantes das grandes cidades, com hábitos de vida cada vez mais sedentários, poderiam ser evitadas caso se pudesse dispensar 30 ou 40 minutos, pelo menos 3 dias por semana, à realização de exercícios físicos.

No entanto, apesar de grande parte da população ter consciência desse benefício, ainda é pequena a parcela dos praticantes regulares de exercícios. Talvez uma das razões para que isso aconteça, seja a tentativa de iniciação à prática de exercícios sem uma orientação adequada.

Andar ou correr? Esta, com certeza, ainda é uma dúvida que, principalmente os iniciantes, frequentemente apresentam.

Na realidade, para a grande maioria das pessoas, correr seria uma actividade totalmente inadequada, para que os benefícios do exercício possam ser obtidos. O exercício, para ser eficaz e sobretudo seguro, deve ser mantido continuamente por pelo menos 30 minutos com boa tolerância, ou seja, com sensação de conforto durante sua realização. Correr confortavelmente por 30 minutos contínuos é prerrogativa de indivíduos treinados.

As pessoas sedentárias, devem obrigatoriamente iniciar sua actividade física andando por 30 minutos contínuos, pelo menos 3 dias por semana. A sequência regular, após as primeiras semanas de adaptação dará a sensação de melhora progressiva da resistência física e, consequentemente, a percepção da necessidade de andar cada vez mais acelerado para se atingir o mesmo nível de esforço subjectivo. Esse processo progressivo de adaptação trará cada vez mais benefícios a médio e longo prazo.

É previsível que após várias semanas de prática regular já esteja a correr confortavelmente durante 30 minutos contínuos.

Certamente a par dessa evolução de aptidão física, terá inclusive mudado hábitos de vida. Uma pessoa fisicamente activa melhora a sua auto-estima, previne doenças, e consequentemente melhora sua qualidade de vida.

Ande, para poder Correr!

Sem comentários:

Enviar um comentário