quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tem falta de Chá?



Sabia que após o consumo de apenas uma chávena de chá, a protecção antioxidante do corpo humano aumenta nas duas a três horas seguintes?



As diversas variedades de chá são todas elas provenientes da mesma planta, a Camelia sinensis, que recebem depois vários tipos de tratamento.

Chá branco: a saúde agradece
No chá branco, são utilizados só os botões em rebentamento, ou seja, o topo de cada novo ramo; as folhas são apenas secas ao ar, sem qualquer outro tipo de tratamento.
Para os investigadores que apresentaram o chá branco no 219º encontro nacional da American Chemical Society, este chá pode conter níveis de polifenóis equivalentes ou mesmo superiores aos do chá verde, sendo por isso mais eficaz, nomeadamente no combate ao cancro. Muitos dos polifenóis mais importantes (as catequinas) oxidam ou são destruídos no processamento do chá: e o branco é dos que sofre menor processamento de todos, seguido do verde.

Chá verde: o super alimento
Testado por investigadores norte-americanos, com cerca de 22 alimentos comuns, conhecidos pelas suas capacidades antioxidantes, o chá verde foi considerado o melhor alimento na protecção do corpo humano contra os radicais livres (moléculas instáveis que, deixados sem controlo, atacam as nossas células e o nosso DNA, causando doenças). Só para ter uma ideia, a mais importante catequina presente no chá verde, a Epigalo-catequino-galato (EGCG), tem uma capacidade antioxidante cerca de 200 vezes superior à da vitamina E, e que uma chávena de chá verde contém cerca de 200 mg de EGCG, em média.
Este chá mostra vantagens marcadas na prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares, cancro, excesso de peso e atraso do processo de envelhecimento, de forma global.

Chá oolong: beber para emagrecer
Depois da secagem das folhas, segue-se um processo de fermentação curto, interrompido pelo calor, e posterior embalagem; é, portanto, um chá semi-fermentado, entre o chá verde e o chá preto, mantendo algumas características terapêuticas. O chá oolong é sobretudo destacado como uma ajuda na perda e manutenção do peso. Estudos referem que pode aumentar o metabolismo. Na investigação desenvolvida por Masatoshi Nakano, médico japonês do Instituto médico Aichi, o consumo deste chá foi não só associado a uma redução de gordura, como também a um rejuvenescimento dos órgãos internos.

Chá preto: resista ao stresse
Um estudo publicado na revista científica Psychopharmacology por investigadores britânicos descobriu que as pessoas que bebiam diariamente chá preto (quatro chávenas, durante seis semanas) conseguiam recuperar mais rapidamente do stresse do dia-a-dia. Os participantes apresentaram níveis inferiores da chamada hormona do stresse no sangue, o cortisol.    
As folhas de chá são secas, fragmentadas para acelerar a oxidação e permitir uma maior fermentação; posteriormente a oxidação é interrompida pela “cozedura” das folhas, de forma a reduzir a humidade das mesmas; podem obter-se diferentes sabores por uma maior ou menor fermentação e tratamento das folhas.

Chá vermelho: boa digestão
Também designado por pu-erh, é obtido submetendo as folhas de chá a um processo de fermentação especial; não se deve confundir com a infusão de rooibos, planta originária da África do Sul e também vulgarmente designada por chá vermelho. É muito aplicado em tratamentos de beleza e de perda peso. Mas outras razões, para além das adelgaçantes e desintoxicantes, convidam a encher a chávena: o chá vermelho parece acelerar o metabolismo do fígado, melhorar o colesterol e facilitar a digestão. É ainda apontado como um suave antidepressivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário