sexta-feira, 23 de abril de 2010

Antioxidantes - À medida da saúde

Ajudam a prevenir e combater várias doenças.
Para além da alimentação, especialistas defendem vitaminas, minerais e carotenóides também em forma de suplementos para assegurar as doses diárias, especialmente quando a dieta é deficiente em frutas e vegetais.

O que são antioxidantes?
São um conjunto muito vasto de substâncias, onde se incluem vitaminas, minerais e carotenóides. Todos estes nutrientes podem ser obtidos através de alimentos como frutas, legumes, ou de suplementos. Ao oxidar as células, os radicais livres provocam a sua degeneração, desencadeando assim doenças como cancro e cardiovasculares.
Os antioxidantes não só previnem como combatem este processo, ao neutralizarem os radicais livres. Poluição, tabagismo, consumo exagerado de gorduras, sedentarismo e stress são alguns dos factores que contribuem para um aumento dos radicais livres.

BETACAROTENO OU PRÓ-VITAMINA A (CAROTENÓIDE)
Onde encontrar?
Vegetais de folha verde escura (couve galega, espinafres, brócolos), cenoura, frutos amarelos e cor-de-laranja, fígado, gema de ovo, leite completo e manteiga.
Benefícios para a saúde
Combate a avitaminose (falta de vitaminas), evita a cegueira nocturna e a xeroftalmia (causa frequente de cegueira em crianças de países pobres) e contribui para reduzir o risco de doenças oncol6gicas e cardiovasculares.

LUTEÍNA (CAROTENÓIDE)
Onde encontrar?
Legumes de folha verde, laranjas, quiwis e ovos.
Benefícios para a saúde
Ajuda a prevenir a degenerescência macular relacionada com a idade (DMI), as cataratas e o envelhecimento celular em geral, reforçando as defesas do sistema imunitário.

VITAMINA E
Onde encontrar?
Frutos secos, sementes, leguminosas, vegetais, Óleos de fígado de peixe.
Benefícios para a saúde
Contribui para evitar certas doenças oculares na criança, a anemia e tem acção preventiva da DMI (Degenerescência Macular da Idade) e das doenças cardiovasculares.

VITAMINAS DO COMPLEXO B (B6, B12, ETC)
Onde encontrar?
Carnes, peixe, produtos lácteos, fígado, ovos, frutos secos e vegetais.
Benefícios para a saúde
Ajudam a prevenir a anemia, as lesões da pele e protegem o feto das deficiências do tubo neural.

ÁCIDO FÓLICO (OU VITAMINA B9)
Onde encontrar?
Vegetais de folha verde (couve galega, espinafres), citrinos, fígado, pão, arroz, massas, favas, soja, nozes e amendoins.
Benefícios para a saúde
Previne as lesões arteriais, protege as mulheres das lesões pré-neoplásicas, nomeadamente do cancro do colo do útero; acção protectora contra as doenças do coração e do tubo neural na mãe e no bebé, sendo aconselhado a grávidas.

VITAMINA D
Onde encontrar?
Produz-se pela exposição da pele ao sol e pode também encontrar-se no fígado, na manteiga e no peixe gordo.
Benefícios para a saúde
Evita o raquitismo, a osteoporose, as doenças renais e diminui o risco de pólipos e adenomas do cólon.

VITAMINA C
Onde encontrar?
Citrinos, pimento verde, couve crua e vegetais verdes.
Benefícios para a saúde
Previne o escorbuto, a queda dos dentes e certas hemorragias, contribui para reduzir o risco de algumas doenças oncológicas e cardiovasculares e ainda a DMI.

ZINCO (MINERAL)
Onde encontrar?
Nos alimentos proteicos: ostras, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, marisco, favas e nozes.
Benefícios para a saúde
Para além das situações fisiológicas (gravidez, crescimento), está indicado no alcoolismo, na diabetes, em disfunções hormonais e renais.

SELÉNIO (MINERAL)
Onde encontrar?
É um oligoelemento. Encontra-se em algumas carnes, castanhas, nozes e produtos do mar.
Benefícios para a saúde
Essencial para o desenvolvimento de vários tecidos, reduz o risco de cancro do pulmão, da próstata, do cólon, do recto, do esófago, da mama e da bexiga, sendo também importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

MAGNÉSIO (MINERAL)
Onde encontrar?
Castanhas, soja, leite, peixe, verduras, cereais e pão.
Benefícios para a saúde
Ajuda a prevenir a hipertensão arterial, o depósito de cálcio nas paredes arteriais e reduz a concentração de lípidos no sangue. Diminui o risco de osteoporose pós-menopausica, de episódios de enxaqueca, de cãibras e tem um efeito regulador do sono.

Suplementos com antioxidantes:
- Para crianças – Vitacélcia Júnior Q10

Sem comentários:

Enviar um comentário