quinta-feira, 13 de maio de 2010

Todos para a rua fazer exercício!

Cinco minutos diários de actividade ao ar livre são suficientes para melhorar a saúde mental.

Quem gasta rios de dinheiro em ginásios e só lá vai uma vez por mês ou quem passa horas enfiado em centros comerciais deve repensar bem as suas acitvidades e... ir apanhar ar fresco. Afinal, segundo um estudo realizado por cientistas britânicos, apenas cinco minutos por dia de exercícios físicos numa área verde, como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental.

De acordo com a notícia avançada pelo sítio da BBC Brasil, os pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam actividades físicas ao ar livre. Analisaram actividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, hipismo e remo, em lugares como parques, jardins, quintas e reservas naturais. Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens. E se o exercício fosse realizado num local onde também tivesse água, como um lago ou um rio, os efeitos eram ainda melhores.

Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, os "empregadores, por exemplo, deveriam incentivar os seus funcionários a fazer uma curta caminhada num parque próximo na hora do almoço para melhorar o humor e reduzir o stress". Portanto, já sabe, toca a aproveitar o bom tempo que aí vem e faça exercício ao ar livre.
Fonte, expresso.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário