terça-feira, 15 de junho de 2010

Tem um peso saudável para a sua altura?

O índice de massa corporal (IMC) tem por base a proporção entre o seu peso e a sua altura. Se verificar que tem peso a mais, é aconselhável que visite o seu nutricionista para discutir o inicio de um programa de controlo de peso.

Embora o IMC seja um indicador da gordura corporal mais útil do que as tabelas de peso/altura utilizadas em tempos (diferenciadas para cada um dos sexos), também este tem as suas limitações.
Pode, por exemplo, sobrestimar a gordura corporal em pessoas muito musculadas, dado que os músculos pesam mais do que a gordura.
Pode subestimar a quantidade de gordura corporal em pessoas com peso insuficiente devido à perda de tecidos magros, como os adultos mais velhos.
Também as pessoas altas, mas com uma estrutura pequena, podem ter gordura excessiva à volta da cintura, registando contudo um IMC normal. Se o resultado que obteve lhe desperta perplexidade ou preocupação, fale com o seu nutricionista, que lhe explicará as implicações desse resultado e aconselhará sobre como modificar a sua alimentação e o seu estilo de vida.

Se não mede a sua altura há muitos anos, meça-a novamente, pois a altura pode mudar com a idade.

 
O que significa o meu resultado?
Quando souber o seu IMC (Índice de Massa Corporal), verifique nas classificações indicadas se tem peso a menos, peso normal, saudável ou excessivo e o que pode fazer para o controlar.
 
IMC 19,0 ou inferior:
Peso a menos Precisa de comer mais para fornecer ao seu corpo o combustível de que necessita.
Poderá ter de comer mais a cada refeição e de comer mais vezes durante o dia.
Escolha alimentos nutritivos e variados.
 
IMC 19,0-24,9: Peso normal
Está a comer as quantidades certas para manter o seu peso num nível saudável, mas continua a precisar de fazer uma alimentação equilibrada, saudável e nutritiva.
 
IMC 25-29.9: Peso excessivo
Seria benéfico para a sua saúde se perdesse algum peso e evitasse engordar.
Fazendo apenas uma ou duas alterações na sua alimentação diária, como cortar nos alimentos ricos em gordura ou açúcar, deverá perder peso deforma saudável e gradual.

IMC 30-34,9: Obesidade (Classe 1)
A sua saúde pode estar em risco devido ao seu peso actual.
Procure formas saudáveis de perder o peso em excesso; não se deixe tentar por dietas “de choque”, que podem prejudicar ainda mais a sua saúde.

IMC 35-39,9: Obesidade (Classe 2)
A sua saúde está em risco devido ao seu peso.
É aconselhável que procure a ajuda do seu nutricionista.

IMC 40 ou superior: Obesidade (Classe 3)
Ter tanto peso em excesso coloca a sua saúde seriamente em risco.
Deve procurar indicações do seu médico ou nutricionista para começar um programa de emagrecimento.

Fonte, Dr.ª Jacqueline Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário