segunda-feira, 5 de julho de 2010

As 8 virtudes do “ouro líquido”

Com o calor abrasador que está hoje, tínhamos de fazer um post sobre a água, o “ouro líquido” que tanta falta nos faz nestes dias.
Para se manter hidratado, beba bastante água.

Vai comprar água mineral e não sabe avaliar a garrafa? Pois aqui ten um guia rápido das 8 grandes virtudes que pode beber.

Sulfatos - O enxofre, mineral necessário em pequeníssimas quantidades, é uma das principais virtudes das águas minerais. Exerce um suave efeito laxante.

Bicarbonato e anidrido carbónico - Conferem propriedades digestivas à água devido ao controlo sobre a acidez gástrica e o estímulo sobre as secreções pancreáticas.

Cálcio - Interessa fundamentalmente a quem é intolerante ao leite mas quem tem predisposição para cálculos renais deve ter cuidado.

Magnésio - As águas com este mineral têm um suave efeito laxante. Estimulam a vesícula biliar e melhoram a digestão das gorduras.

Flúor - Está provado o seu efeito preventivo da cárie dentária.

Iodo - As águas levemente iodadas servem para a prevenção do bócio por carência, que é o aumento do tamanho da glândula da tiróide por insuficiência desse mineral.

Potássio - Útil quando se está a tomar fármacos diuréticos que reforçam a eliminação urinária do potássio, mas contra-indicado em doentes renais e cirróticos.

Sódio - Constitui o mais grave inconveniente das águas mineralomedicinais devido ao seu efeito sobre a pressão arterial. Quem tem problemas em manter a tensão arterial em valores normais deve ter atenção ao teor de sódio.

Fonte, Revista SportLife Mulher

Sem comentários:

Enviar um comentário