quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cuidados com o sol

O sol tem uma função muito importante na elaboração de hormonas favoráveis à vida. Mas com o verão, corremos o risco da exposição excessiva à luz solar.

O verão é um momento privilegiado porque nos coloca em contacto com a natureza e mais activos no relacionamento com as pessoas. Mas o sol que é essencial à vida, também pode trazer grandes problemas. São muitos aqueles, que para obterem uma pele mais bronzeada, estão horas expostos ao sol.

A exposição à luz do sol tem que ser feita com o maior cuidado. Usar protector abundantemente e evitar as horas de maior calor, como nos foi ensinado desde criança. O protector solar não é só para usar na praia, deve ser usado todos os dias, e pelo menos vinte minutos antes de sair de casa.

Sem protecção, trocamos de pele como as cobras. A pele vermelha é sinal de que biliões de células foram mortas repentinamente. Atinge o sistema imunológico e se a pessoa não dormir, pior ainda.

O sol provoca o desenvolvimento do cancro de pele que, é um dos mais mortais, e que cada vez mais tem vindo a aumentar o número de casos.

Cuidados que deve ter, para se expor à luz do sol:
- Use protector solar.
- Beba muita água, nada de bebidas alcoólicas ou doces é importante estar a hidratar o seu corpo.
- O organismo é agredido pelo próprio calor. Tenha uma alimentação mais leve, coma, verduras, legumes, evite as gorduras e os fritos.
- Evite actividade física depois das dez da manha e antes das quatro da tarde.
- As roupas devem ser leves, soltas e de cores claras, deixando a maior parte do corpo descoberta para que ocorra a necessária evaporação da humidade da pele devido ao calor. Proteja a cabeça com um chapéu.

Proteja-se, cuide da sua saúde!

Fonte, saúde online

Sem comentários:

Enviar um comentário