quinta-feira, 15 de julho de 2010

O pecado mora aqui

Suplementos para combater os excessos de verão

Se no seu dicionário de férias não consta a palavra dieta; se o destino do seu bilhete de viagem não é o ginásio; se prefere vegetar a vegetais, então… conheça os suplementos dietéticos indicados para corrigir os vícios de Verão mais comuns.
Afinal, quem nunca pecou à mesa que atire as primeiras calorias.

Se os SEU VÍCIO É… Férias sedentárias. Corrija com… Termogénicos e CLA.

Chá verde
O chá verde é uma planta termogénica que aumenta o metabolismo, permitindo que este queime mais gordura, mesmo em repouso. Estimula também o sistema nervoso central, facto que permite obter mais energia. Contém polifenóis, dos quais os mais importante são as EGCG, que têm uma acção directa sobre as células gordas, inibindo a sua formação e induzido a sua destruição.
De acordo com estudos recentes, a cafeína contida no extracto de chá verde é mais eficaz a promover a oxidação da gordura corporal do que a cafeína isolada, isto devido à associação com os polifenóis.

Guaraná
O Guaraná é uma planta rica em cafeína, que actua directamente no tecido adiposo.
Indirectamente, estimula a libertação de hormonas, como a adrenalina, que promovem a utilização da gordura.

Citrus aurantium
Trata-se de um extracto de laranja amarga: uma planta rica em flavonóides, vitamina C e um alcalóide natural chamado sinefrina, usada para ajudar a controlar o apetite em programas de controlo de peso. A sinefrina aumenta a termogénese e a taxa metabólica basal, promovendo consequentemente a degradação da gordura.

Coleus forskohlii
Planta originária dos climas subtropicais da Índia e da Tailândia. O coleus forskohlii, padronizado em forscolina, reduz a gordura corporal. Vários estudos sugerem que esta substância estimula a degradação das gorduras no interior das células e aumenta a termogénese. Também tem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e anti-artrogénicas.

Erva-mate
É uma planta muito utilizada para fazer chá na América do Sul, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, anti-depressivas, anti-reumáticas, relaxantes musculares, entre outras. Para além destas propriedades, a Erva Mate revelou-se muito eficaz na redução da gordura corporal. Rica em xantinas (cafeína, teofilina), funciona como um termogénico, aumentando o gasto energético e promovendo a lipólise, ou seja a degradação dasgorduras no organismo.

CLA (ácido linoleico conjugado)
É um ácido gordo essencial da família dos Ómega 6, que existe nos lacticínios, carnes e em certas fontes vegetais, como a planta açafroa, também conhecida por cártamo. Indicado para quem quer reduzir a gordura corporal sem esforço e a longo prazo, ou para aqueles que não podem tomar termogénicos (menores de 18 anos, mulheres grávidas ou a amamentar, hipertensos, doentes psiquiátricos, diabéticos, doentes com anemia perniciosa, ansiedade, nervosismo, depressão, doentes cardíacos, hipertiroidismo).
O CLA é essencialmente direccionado para reduzir gordura corporal e não especificamente para perder peso. Estudos científicos demonstraram que uma dose diária de CLA é suficiente para diminuir a acumulação de gordura, estimulando a sua degradação através de uma acção nos adipócitos (células gordas) e nas células musculares, principal local onde a gordura é queimada para a obtenção de energia.
O CLA diminui o número total de células gordas existentes no corpo.

Faseolamina
Ingrediente extraído do feijão branco (Phaseolus vulgaris) capaz de inibir a absorção de alguns tipos de açúcar e, simultaneamente, estimular o sistema nervoso central. Durante a digestão, o organismo converte os hidratos de carbono (amidos) que se encontram em alimentos como as batatas, massas e pão, em açúcar, pela acção de uma enzima produzida na saliva e pâncreas – alfa-amilase. Esta enzima parte as cadeias longas dos hidratos de carbono, resultando em unidades de açúcar que, se não for queimado, é armazenado sob a forma de gordura. A faseolamina neutraliza a acção da enzima alfa-amilase antes que esta converta os amidos em açúcar, permitindo que eles sejam absorvidos pelo intestino delgado e entrem na corrente sanguínea, transformando-se em gordura. Com apenas 1 g de faseolamina, pode inibir-se a conversão de 454 g de hidratos de carbono, o que representa cerca de 1816 calorias.

Crómio
É um conhecido factor de tolerância à glucose que potencia a acção da insulina, controlando assim o nível de açúcar no sangue e consequentemente o apetite.
Contribui para uma composição corporal saudável, na medida em que regula a acumulação de gordura. A insulina tem também uma função anabólica, que ajuda a equilibrar o glicogénio e a proteína no organismo.

Glucomanano (Konjac)
Não se dissolve em água, mas em contacto com líquidos forma um gel espesso e volumoso no estômago, provocando a diminuição do apetite.
Quando chega aos intestinos estimula o trânsito intestinal, combatendo a obstipação.
Agrega gordura e sais biliares ricos em colesterol, eliminando-os, o que contribui para a redução dos triglicéridos, colesterol total e colesterol LDL.

Nopal
Cacto originário do México, onde é usado frequentemente em diabéticos.
É constituído por 30% de fibras solúveis e 70% de fibras insolúveis. O seu elevado teor de fibra contribui para uma maior sensação de saciedade e para regularizar o trânsito intestinal. Está provado que este cacto reduz a concentração de insulina e glucose no sangue em doentes diabéticos tipo II (não insulinodependentes) e diminui a concentração de açúcar no sangue após as refeições.
O Nopal actua também metabolizando os ácidos gordos e na redução dos níveis de colesterol.

Pectina de Maçã
Tem grande capacidade de absorção de água, formando-se um gel que retarda o esvaziamento gástrico, promo-vendo assim o controlo do apetite.
Outra função das pectinas é aumentar a excreção dos ácidos biliares, e consequentemente, a eliminação do colesterol.
As pectinas melhoram ainda a tolerância dos diabéticos à glicose.

Suplementos:

Sem comentários:

Enviar um comentário