sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Organize o seu tempo

O ginásio fica de lado por causa da agenda apertada? Saiba como resolver o problema

Está matriculado num ginásio e todos os dias se prepara para ir ao ginásio. Mas chega a hora e lembra-se sempre de um compromisso mais importante. Nesses casos, não há problema: o ginásio pode esperar, certo? Errado!

Os exercícios físicos (e todos os outros cuidados pessoais) também devem ter um horário reservado na sua agenda. Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, revelou que poucos minutos de exercício diário também podem trazer muitos benefícios para a saúde e para as curvas. Aproveitar o tempo, por menor que ele seja, para colocar o exercício em dia é superválido. Mas se, mesmo assim, ainda estiver com problemas para fazer tudo o tem que ser feito e ainda ir ao ginásio, tudo bem! Vamos tentar ajudar solucionar esse quebra-cabeças.

Como planear o dia?
Segundo Christian Barbosa, especialista em administração do tempo, planear o dia ajuda a encontrar tempo para fazer o que precisa - e isso inclui a actividade física. "Dê prioridade apenas aquilo que será feito. As possibilidades devem ficar de lado", aconselha. Para que o planeamento funciona e não seja mais um desperdício, é preciso assumir um compromisso com você mesmo e, para isso, incluir actividades de lazer e que dêem prazer é fundamental. "Saber o que faria se tivesse mais tempo coloca-o na direcção certa. A resposta - seja viajar ou ficar com os filhos - é a sua meta, ou seja, coisas que você deve arranjar tempo para fazer", explica.

Como “driblar” os imprevistos?
Se os imprevistos são os grandes culpados por grande parte das suas faltas no ginásio - e até em outros programas -, pode aprender a “driblá-los” sem muitas dificuldades. A primeira lição é não agendar mais compromissos do que os que possa cumprir. A segunda é sempre reservar um espaço para os imprevistos. E, se eles aparecerem ao longo do dia e o tempo reservado não for o suficiente, não há problema. Sabe a lei da compensação que funciona em planos de emagrecimento? Funciona aqui também! "Quando organizo o meu dia, deixo sempre espaço para eventuais problemas. Caso não seja suficiente, faço uma hora extra, por exemplo", diz Christian.

Rotina? Nem pensar!
Planear o dia ajuda-nos a usar tempo da melhor forma. Mas cuidado para não confundir organização com rotina. Para isso, é fundamental que o planeamento não vire “paranóia” - afinal, não há problema nenhum em deixar a agenda para lá uma vez ou outra. "A neurose faz sempre mal. Então, recomendamos flexibilidade: planear apenas 70% do dia e incluir actividades que realmente goste é importante", diz o especialista.

Para não deixar a actividade física de lado
Aqui, o objectivo é encontrar tempo para o ginásio. No entanto, antes de rever a sua rotina, precisa de encontrar o incentivo necessário para levar seu projecto adiante. Afinal, não adianta arranjar aqueles minutinhos preciosos e, mesmo assim, encontrar novas desculpas para abrir mão do exercício. Para começar, deve encontrar uma actividade que lhe dê prazer. "Se odeia caminhar, não perca o seu tempo na esteira. Vai desistir logo dos treinos", exemplifica Christian. A hora que escolhe para praticar exercício também influencia no seu empenho. Segundo o especialista, horários vagos entre o trabalho e a faculdade ou após o expediente não são as melhores escolhas. "A manhã é uma óptima opção. Acordar mais cedo dá ânimo para aguentar o dia", explica. Além disso, outro truque que pode ajudar na hora de se manter firme na no exercício é encontrar um companheiro fiel para a tarefa - e pode ser até o seu cão, sabia?

Fonte, Revista BoaForma

Sem comentários:

Enviar um comentário