quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Saiba mais sobre as nozes

Apesar de serem um alimento muito calórico, e terem fama de engordarem muito, as nozes contêm gorduras de excelente qualidade e muitos outros nutrientes.

As nozes são um fruto seco muito apreciado mas comido sempre com muita desconfiança, uma vez que se trata de um alimento muito calórico e gorduroso. A ingestão diária de 85g de nozes, como parte de uma dieta com baixo teor de gorduras saturadas, pode baixar os níveis de colesterol no sangue, segundo investigações recentes. Ao reduzir o colesterol, constitui uma arma na luta conta as doenças cardiovasculares.

O que se diz quanto ao seu elevado teor de gordura é verdadeiro, pois as nozes contêm de facto muita gordura; mas trata-se de uma gordura insaturada, de excelente qualidade para a saúde. Contêm gorduras monoinsaturadas que se revelam muito úteis no tratamento e prevenção das doenças do coração, ao diminuir os níveis de colesterol no sangue. Contêm também gorduras poliinsaturadas, os ácidos gordos Ómega-3, que são componentes estruturais do cérebro, e estão implicados na redução do risco aterosclerótico, designadamente coronário e da diminuição dos triglicéridos do sangue. Pensa-se que podem tratar doenças cardíacas e artrite.

Cada 100g de miolo de noz fornecem cerca de:
- 700 calorias
- 68g de gordura, das quais:
      - 47g poliinsaturadas
      - 15g monoinsaturadas
      - 6g saturadas
- 17g de proteínas
- 4g de hidratos de carbono.

Como vê, para além da gordura, podem contribuir com uma quantidade significativa de proteínas de médio valor biológico (em que faltam alguns aminoácidos). Se na mesma refeição comer pão, cereais ou leguminosas, obtém um equilíbrio de aminoácidos. Para os vegetarianos, as nozes podem constituir boas fontes de proteínas para enriquecer as suas refeições.

São uma das fontes vegetais mais ricas em vitamina E.
São fontes úteis de vitamina B1 (Tiamina) e B2 (Niacina).
Contêm quantidades apreciáveis de minerais como fósforo, ferro, cobre, potássio, e fibras.

Podem ser comidas como aperitivo, incorporadas nos cereais de pequeno-almoço, em saladas cruas, em sobremesas, bolos, enfim, as nozes ficam bem em vários pratos, e nada como experimentar novos paladares a favor da saúde. Mas, lembre-se, não deixam de ser um alimento muito calórico.

Fonte: Nutricionista Florbela Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário