terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vai ficar careca? Verdade ou mito...


É calvo por culpa do pai ou da mãe.
VERDADE
A hereditariedade é um dos factores que contribuem para a queda de cabelo.

Todas as pessoas perdem cabelo diariamente.
VERDADE
A American Academy of Dermatology descobriu que perdemos até 100 cabelos por dia.
Normalmente são substituídos por novos. Mas quem sofre de calvície gera cabelos mais finos até que por fim os folículos se fecham completamente.

Demasiado sexo provoca calvície.
MITO
Investigações publicadas no World Journal of Urology descobriram elevados níveis de testosterona em homens que praticavam a abstinência sexual durante três semanas, mas não há provas de que isto tenha influência na calvície.

O secador provoca queda de cabelo.
VERDADE
Ou seja, mais ou menos. Utilizar secadores a temperaturas muito altas pode provocar uma queda do cabelo, mas os danos são temporais e reversíveis. Também é verdade que o cabelo cresce mais depressa no Verão e cai mais no Outono.

Rapar a cabeça fortalece o cabelo.
MITO
A única coisa que faz é com que o cabelo fique mais duro ao tacto nos primeiros dias, parecendo mais abundante, mas o efeito só dura alguns dias.

Uma má dieta pode causar calvície.
VERDADE
Efectivamente, uma pessoa com uma dieta pobre pode ter queda de cabelo devido a carências nutricionais.
Contudo, trata-se de uma perda temporal até que se volte a ter uma dieta correcta. Por outro lado, recentes investigações austríacas descobriram que o stress pode torná-lo calvo precocemente.

Usar chapéus acelera a perda de cabelo.
MITO
Os folículos capilares recebem o oxigénio da corrente sanguínea, não do ar. O que acontece é que muita gente atribui o uso de chapéus ou capacetes à queda de cabelo, mas que também ocorre na ausência dos ditos culpados. Por isso, volte a usar os bonés da sua adolescência, mesmo que esteja na meia- idade.

Os esteróides aumentam o risco de calvície.
VERDADE
Segundo uma investigação efectuada pelo pessoal britânico da integração capilar de Optima Hair Specialists, tomar esteróides anabólicos-androgénicos pode estimular a hormona DHT, que acelera a calvície.
Alguma vez viu um monitor de ginásio com mais de 45 anos com uma imponente cabeleira? Bem que nos parecia!

Suplementos para fortificar o cabelo:

Fonte, MensHealth

Sem comentários:

Enviar um comentário