quinta-feira, 25 de novembro de 2010

5 Erros de nutrição que arruínam as corridas

Comer bem é tão importante como treinar correctamente mas fica a saber que há corredores que não alcançam o seu rendimento óptimo por erros nutricionais como estes:

- Comer muita massa
Clássico entre os corredores. Uma quantidade excessiva supõe problemas digestivos que pode mandá-lo directamente para o banho na metade da corrida. Tome aveia para quebrar o jejum, batatas ao meio-dia e massa para o jantar, contudo em quantidades normais.

- Beber demasiada água
A água hidrata mas dilui os electrólitos (potássio, sódio, magnésio…) o que debilita e pode originar cólicas. Em casos extremos, pode causar hiponatremia, um problema mortal. Beba no máximo de 450 a 500ml de água 2 ou 3 horas antes da competição. Tome um copo de água antes da saída.

- Carregar de fibra
Alguns corredores decidem ficar muito saudáveis e comem muitos alimentos ricos em fibra no dia anterior à corrida. Ingira fibras mas não abuse nos dias anteriores para evitar gases e dores abdominais.

- Pequeno-almoço reduzido
Se vais competir de manhã não cometa o erro de comer muito menos do que o normal. O pequeno-almoço mantém o nível de glicose constante e se não o toma terá uma quebra. Levante-se 3 horas antes e coma, evite alimentos pesados e tome cereais como aveia. Se não pode tomar algo sólido, faça um batido de bananas, leite desnatado e açúcar amarelo.

- Uma comida nova?
Nem pense! Por muito saudável que te ou por muito bem que faça aos outros, é melhor que não faça experiências com o sistema digestivo antes de uma corrida. Se viajar para um sítio novo, assegure-se que toma alimentos a que está acostumado. Massas, arroz e a carne grelhada nunca falham.

In, SportLife Mulher

Sem comentários:

Enviar um comentário