sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Arando Vermelho - Sistema Urinário

Utilizado durante séculos pelos índios americanos e bebido pelas estrelas da série televisiva “Sexo e a Cidade”, o Arando Vermelho (ou Cramberry) foi conquistando adeptos ao longo de anos, em grande parte graças às propriedades benéficas para o sistema urinário. Dizem os especialistas que bastam dois copos do seu sumo para parar uma infecção.

“Quatro cosmopolitans por favor”. As protagonistas da série Sex and the City não dispensavam esta bebida de cor vermelha que tem como ingrediente principal o arando vermelho, ou cranberry, como também é chamado. Provavelmente nem o sabiam, mas este fruto é um excelente aliado das mulheres, sobretudo no que diz respeito ao sistema urinário. Que o digam as comunidades índias americanas, que sempre tomaram o sumo do arando vermelho para tratar e prevenir infecções na bexiga e nos rins.

Mais uma vez os estudos científicos acabaram por comprovar a sabedoria ancestral e, por exemplo, a Universidade de Harvard (E.U.A) divulgou um trabalho realizado pela Cochrane Coliaboration (uma rede dedicada à revisão de intervenções no sector da saúde) onde se evidenciaram as propriedades benéficas do cranberry. A instituição avaliou dez investigações, que envolveram mais de 1000 participantes, e concluiu que o consumo diário (durante um ano) de produtos à base deste fruto, reduzia a incidência de infecções urinárias em 35%. No caso das mulheres, as mais afectadas por este problema, o valor subia mesmo para os 39%.

Este trabalho não analisou as quantidades que devem ser consumidas, mas vários especialistas defendem que bastam dois copos de sumo de arando vermelho para parar uma infecção urinária.

Estes resultados são também sublinhados pela última investigação conhecida sobre a matéria, publicada em Março no Journal of Medical Food. Este trabalho sugere que a capacidade deste superfruto (arando vermelho) deve-se aos químicos que contém, as chamadas Proantocianidinas, que previnem as infecções, evitando que as bactérias (incluindo a E. coli), se fixem à parede do tracto urinário, promovendo a sua eliminação através da urina. A bactéria E. Coli é responsável por cerca de 85% das infecções urinárias, como a cistite.

OUTRAS PROPRIEDADES
As virtudes terapêuticas do arando vermelho não se esgotam ao nível do sistema urinário e vários investigadores analisaram também outras propriedades medicinais. Por exemplo, um estudo da Universidade de Wisconsin defende que o sumo desta fruta rica em antioxidantes é útil para a saúde cardiovascular, reduzindo significativamente os níveis de mau colesterol no sangue, um factor importante na prevenção da arteriosclerose. Outras investigações realizadas na Universidade de Tel Aviv (Israel) sugerem resultados positivos na prevenção de cáries e algumas úlceras no estômago, aparentemente graças ao mesmo mecanismo de antiadesão que protege o sistema urinário. Noutro campo surge também um estudo da Universidade de Western Ontario, realizado apenas em animais, que apontaram para a possibilidade de consumo de subprodutos de arando vermelho poderem inibir os tumores da mama.

Suplementos com Arando Vermelho:
- Arando em cápsulas 
Fonte, Revista 100% Natural

Sem comentários:

Enviar um comentário