quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não engorde no Inverno

Com a chegada do tempo frio temos tendência para comer mais. Controle o seu apetite.

Durante o Inverno, é normal apetecer-lhe comer mais, porque com o frio necessita de ingerir mais calorias para manter a temperatura corporal. Para além disso, anda mais agasalhado, o que lhe permite esconder mais facilmente os quilos extra. Mas não se dê por vencido na luta contra a balança.

O mais importante é seguir uma dieta saudável, equilibrada e baixa em calorias que o faça perder os quilos de que não se consegue livrar. O primeiro passo é incluir alimentos de época na dieta - ajudam a repor minerais, sobretudo antioxidantes, como o selénio e o zinco, bem como vitaminas (A, B, C e E) - e mudar a forma de os preparar.

Para fazer dieta não é necessário contar as calorias, o que é importante é seguir uma alimentação adequada às necessidades e à vida de cada pessoa em cada momento, tendo em conta horários, hábitos e a prática ou não de exercício físico.

Cinco passos para uma dieta de sucesso

1. Comer cinco a seis vezes por dia
O jantar deve ser uma refeição ligeira, com quantidade inferior em relação à hora do almoço. O ideal é comer mais legumes e refeições mais à base de peixe, já que são fáceis de digerir.

2. Manter-se bem hidratado
Começar o dia com um copo de água faz muito bem e, ao longo do dia, deve beber, pelo menos, dois litros. De manhã, é indispensável tomar um pequeno-almoço equilibrado. Coma uma peça de fruta, uma ou duas torradas com queijo fresco ou requeijão, um iogurte magro e café ou chá sem açúcar.

3. Comer frutas variadas
Pode comer todas as frutas e legumes de Inverno. Caso tenha tendência para sofrer de prisão de ventre, dois kiwis em jejum podem ajudá-la a evitar o problema, para além de ser uma fruta muito rica em vitamina C, ideal para prevenir as constipações.

4. Saborear um bom vinho
Um copo de vinho tinto às refeições é permitido pois tem taninos que ajudam a aumentar o bom colesterol (de preferência, só ao almoço).

5. Praticar exercício físico
É importante também queimar calorias para se manter em forma. Pilates, yoga, natação, caminhar ou andar de bicicleta são boas opções.

Fonte, Sapo Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário