sexta-feira, 25 de março de 2011

Conhece os Benefícios da Alcachofra?

A maior preocupação hoje em dia está na prevenção de determinadas patologias, nomeadamente as patologias relacionadas com a má alimentação ou com a alimentação desequilibrada. Existem alimentos que podem prevenir certas doenças ou até regular determinados valores elevados, tais como os do colesterol.

A alcachofra é um alimento usado como preventivo de determinadas doenças, sendo também conhecida pelas suas propriedades diuréticas e afrodisíacas. 
A alcachofra pode ser servida fria ou quente, com as folhas ou apenas os fundos (coração). É pobre em calorias e uma boa fonte de ácido fólico e de potássio. Pode encontrar a alcachofra fresca nas grandes superfícies ou então em conserva. A alcachofra pode ser cozida, assada ou cozinhada no vapor. Deve-se retirar a parte espinhosa superior e as pontas das folhas. Tem um sabor amargo, mas torna-se preciosa devido às propriedades nutricionais que apresenta.

Propriedades da Alcachofra:
Aperitivo, depurativo, diurético, desintoxicante, hipoglicemiante, tónico.

Indicações:
Arteriosclerose, celulite, colesterol, diabetes, fígado, gota.

Valor Nutritivo:
Este alimento é constituído maioritariamente por hidratos de carbono (inulina e fibra). Os minerais que podem ser encontrados na Alcachofra são o sódio, fósforo, potássio e o cálcio e as vitaminas B1, B3 e vitamina C.

Além destes importantes nutrientes, podem-se encontrar outras substâncias com um papel importante a nível fisiológico:

- Esteróis: importantes para a absorção do colesterol no intestino. Devido a estas substâncias, a alcachofra é um redutor do colesterol e dos triglicéridos.

- Cinarina: melhora as funções do fígado, tem a capacidade de aumentar a secreção biliar e diurético.

- Inulina: é o hidrato de carbono em maior quantidade na alcachofra. É baixo em calorias e está indicado para pessoas diabéticas, uma vez que este hidrato de carbono depois de ser metabolizado no organismo, não necessita de insulina.

- Fibra: é rica em fibra. Esta proporciona a sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal.


100g de alcachofra cozida contém:
35 Kcal;
3g Proteínas;
0,2g Gordura;
5,3g Hidratos de Carbono;
5,6g Fibra;
6,0mg Vit C;
166mg Sódio;
197mg Potássio;
42mg Cálcio;
90mg Fósforo.

Fonte: dietasaudavel.com

Start Slim Purifica é uma fórmula com uma potente acção drenante e detoxificante. O efeito detoxificante e purificante é obtido pela combinação da Alcachofra com o Chá Verde, o Funcho, a Groselheira negra, a Ameixa e a Chicória, sendo que a combinação de Dente-de-leão, Uva ursina, Magnolia a Chá Verde promove a acção diurética de Start Slim Purifica.

Pode também encontrar a Alcachofra na composição de Start Slim Drainer, fórmula que actua também como drenante e detoxificante do organismo. Start Slim Drainer possui na sua composição plantas com forte acção detoxificante, diuréticas e estimulantes da circulação venosa, de forma a contribuir para a eliminação de toxinas e líquidos acumulados, bem como favorecer a circulação sanguínea e linfática.

Sem comentários:

Enviar um comentário