quinta-feira, 5 de maio de 2011

Walking, Andar a pé

Simples, prático e eficaz, assim é o Walking. Andar a pé é um treino cada vez mais comum para queimar calorias e manter a forma física.

Ainda alguém duvida que andar a pé faz bem à saúde? Na verdade, o walking tem “acelerado” o passo nos últimos anos, sendo cada vez mais popular nas sociedades desenvolvidas. A explicação é muito simples. É fácil de praticar e não requer nenhum tipo de equipamento especializado, o que o torna bastante económico e acessível. Para além disso, pode ser feito por pessoas de todas as idades e condições físicas, mesmo as mais debilitadas.

Não sendo um desporto que requer o cumprimento de rigorosos pormenores técnicos, pode ser encarado com alguma descontracção, fazendo-se acompanhar, por exemplo, de um iPod (partindo do princípio que seguem o nosso conselho de não andar/correr em zonas urbanas com tráfego). O espaço físico e a ocasião também não constituem problema, pois a qualquer hora do dia poderão fazer walking. Sem ou com companhia, no trabalho, na universidade, na sua rua ou num jardim próximo de casa, esta é forma mais simples de fitness.

Benefícios para a saúde
Andar a pé traz sensivelmente os mesmos benefícios do que um programa de corrida, mas com um impacto menor no solo, o que diminui consideravelmente o risco de lesões nas articulações. Naturalmente, os membros inferiores são mais exercitados que os superiores, mas o principal beneficiado é o nosso coração. Não existe um ritmo ideal de marcha, por isso o importante é que o passo seja suficientemente forte para aumentar a frequência cardíaca, durante 30 a 60 minutos.

Para além de prevenir doenças cardiovasculares, 30 minutos diários de walking bastam para ajudar a prevenir a diabetes, hipertensão, osteoporose (e consequentes fracturas ósseas), e melhorar consideravelmente a nossa capacidade respiratória e o fortalecimento muscular. O sistema imunitário é também estimulado, aumentando os níveis de energia do corpo. E é claro que à noite irão sentir um saudável cansaço, e dormirão muito melhor!

Passos e calorias
Uma pessoa sedentária anda, em média, apenas 1000 a 3000 passos por dia. O ideal seria 10 mil, ou seja, cerca de 8 km. A não ser possível, 20 km de walking por semana ou, segundo aconselham os estudos, 200 a 300 minutos conseguem assegurar-nos uma boa forma física.

Praticar walking também pode dar uma grande ajuda a quem pretende perder peso. As contas apontam para uma média de 100 calorias por 1,6 km, tendo sempre em conta que factores como velocidade e características do terreno podem desequilibrar a equação.

Se quiserem perder meio quilo de gordura corporal por semana, terão de queimar cerca de 3500 calorias (500 calorias por dia), o equivalente a 8 km. Num programa de controlo de peso, não se esqueçam, contudo, que devem ajustar as reduções calóricas através de um plano de nutrição/suplementação, de forma a obter melhores resultados.

O importante é colocar o corpo em movimento! :)

Fonte, Miguel Courela - Performance 48

Sem comentários:

Enviar um comentário