terça-feira, 2 de agosto de 2011

Libertem-se naturalmente da Celulite!

Quando as calças de cintura descaída ou os biquínis de fio dental mostram um efeito casca de laranja na pele… há soluções melhores do que escondê-lo!

O efeito casca de laranja é apenas o resultado visível de um processo que se passa a um nível mais profundo na pele conhecido como celulite. 

Esta, resulta da formação de nódulos de gordura e de uma inflamação que dá origem a um aprisionamento da gordura em determinadas zonas do corpo. Embora seja quase considerado fisiológico o facto de uma mulher ter um pouco de celulite nas coxas e nádegas (as duas principais zonas do corpo onde ela se acumula, seguidamente da região abdominal), quando passa a ser inestética e excessiva, causando dor e/ou desconforto, a celulite começa a ser encarada como um problema de saúde. Impõem-se, assim, respostas de tratamento que devem integrar medidas naturais e eficazes anti-celulíticas.

8 soluções naturais anti-celulíticas
Argila – lama hidratante da peleObtida a partir da terra, a argila é usada há milhares de anos. Rica em minerais como silício, sódio, ferro e potássio, não só nutre, relaxa e hidrata a pele, como estimula a sua microcirculação, actuando na eliminação de toxinas e na retenção de água. Possui um efeito rejuvenescedor, concedendo brilho e elasticidade.

Cafeína – menos gordura, mais energiaConhecida por facilitar a concentração, a cafeína acelera o metabolismo, fornece energia ao organismo e auxilia na eliminação de gordura.

Chá Verde – saciar a pele com juventude Os seus benefícios na prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares e de excesso de peso estão provados por estudos científicos.
Mas o chá verde também é conhecido pelo seu poder antioxidante (duas chávenas deste chá equivalem, em capacidade antioxidante, a vinte copos de sumo de maça), que ajuda a combater o envelhecimento da pele. Ao promover a circulação do sangue, elimina também as toxinas presentes em zonas de acumulação de gordura (celulite).

Citrus Aurantium – controlo do apetite e gorduraTrata-se da laranja amarga, tradicionalmente usada na China para eliminar toxinas e fornecer mais energia. Ajuda a controlar o apetite e aumenta o metabolismo, promovendo, assim, o combate à gordura.

Fucus – alga que absorve gorduraEsta alga, também conhecida como bodelha, é muito rica em iodo, mineral que estimula a tiróide, sendo, por isso, usada em tratamentos da obesidade. É-lhe atribuído o poder de absorver gordura e de desintoxicar o organismo.

Garcinia Cambogia – agente bloqueador de gorduraEstudos recentes revelam que o ácido hidroxicítrico que se extrai desta planta pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro e, assim, controlar o apetite. Actua também como agente bloqueador de gorduras no organismo, inibindo a sua produção.

Hera – Era uma vez a celulite…Este arbusto trepador originário de zonas mediterrânicas, é aconselhado externamente no tratamento de varizes, celulite e aplicada para fins de cicatrização.

Salgueiro branco anti-inflamatório naturalPlanta com acção analgésica e anti-inflamatória. O seu principal ingrediente activo, a salicina, possui actividade anti-agregante plaquetária, favorecendo, por isso, a fluidificação do sangue. Este é um aspecto crucial para que as toxinas e metabolitos acumulados nos tecidos com celulite sejam eliminados.

Vitamina C – forte poder antioxidanteProtege as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos. Uma suplementação com vitamina C pode diminuir a fragilidade capilar, um dos factores para o aparecimento da celulite.

Tem celulite?

Descubra com o teste do beliscão
Olhe-se ao espelho, de pé, e aperte com o dedo indicador e o polegar a parte superior da coxa, de forma a observar a presença de nódulos (covas) na pele. Experimente também outras zonas do corpo, como as nádegas e abdómen.

Sabia que a celulite…
- Surge em 90% das mulheres logo após a adolescência;- Raramente afecta os homens: o tecido gorduroso do homem é diferente do da mulher, potenciando uma menor acumulação de gordura;- Não é um problema exclusivo de mulheres gordas: as mulheres magras também têm celulite;- É agravada pelo álcool e fumo, que influenciam negativamente a microcirculação;- É complicada com a gravidez e pílula – o aumento de estrogénios que ambas provocam é responsável pelo aumento da deposição de gordura em certas zonas e retenção de água no corpo.

Os melhores conselhos para perder celulite: 
- Perca peso (em caso de excesso de peso, aconselhando-se a não perder mais de 2kg a 2,5kg por mês);

- Faça uma alimentação saudável:
Coma, pelo menos, 6 vezes ao dia e em pequenas quantidades
Não salte refeições
Reduza a ingestão de sal
Evite os açúcares, gorduras e o abuso de hidratos de carbono
Beba 2 a 3 litros de água por dia
Reduza a ingestão de café e de bebidas alcoólicas
O total calórico deve ser proveniente de: 35% proteínas, 40 hidratos de carbono (complexos), 25% de gorduras (mono e poli-insaturadas)

- Faça exercício físico regular

- Estimule a circulação sanguínea:
(massagens, não use roupas apertadas, evite estar muito tempo na mesma posição: em pé ou sentada)

- Deixe de fumar
- Suplemente-se com as soluções naturais mais eficazes para combater a celulite.


Fonte: Revista EcoNews Nº 9

Sem comentários:

Enviar um comentário