quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Catuaba: Afrodisíaco Natural, Planta

Catuaba, planta afrodisíaca procurada por homens e mulheres, que a utilizam ainda em casos de insónia, falta de memória e estados nervosos. 

Árvore vigorosa de tamanho pequeno, a catuaba produz flores amarelas e laranja, dando pequenos frutos ovais de cor amarelo-torrado.

Cresce no norte do Brasil, na zona do Amazonas, Pará, Pernambuco, Baía, Maranhão e Alagoas.
E pertence à família das Erythroxylaceae, cujo género principal é o Erythroxylum que engloba numerosas espécies de onde se extrai a cocaína.

A catuaba não é, contudo, uma fonte deste alcalóide, sendo considerada uma planta medicinal com diversas aplicações. 

A sua longa história remonta aos índios Tupi que a têm usado ao longo de gerações como um afrodisíaco natural. Nos últimos séculos, muitas canções e tradições têm sido feitas em torno desta planta. É uma das plantas afrodisíacas brasileiras mais utilizadas, tendo dado origem ao ditado popular do estado de Minas: "até um pai chegar aos 60 anos, os filhos são dele; depois disso são da catuaba". 

Actualmente, no Brasil, a catuaba é tradicionalmente considerada um tónico do sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas. Uma decocção da sua casca é utilizada muito frequentemente na impotência sexual, agitação, estados nervosos, falta de memória e fraqueza. O seu emprego em situações de insónia, hipocondria e dores associadas ao sistema nervoso central (ciática e nevralgias) é também uma prática comum neste país da América Latina. 

Na Europa é aplicada nas mesmas situações, assim como nos EUA, que a referem, não só como um bom afrodisíaco masculino, como também feminino. Rica em taninos, óleos aromáticos, fitoesteróis, flavonóides, alcalóides, a catuaba tem sido ainda referida em estudos como sendo um bom antibacteriano e antiviral. Existem trabalhos clínicos que demonstraram alguma efectividade na protecção das células face a alguns vírus, entre eles, o HIV. 
No Peru , nomeadamente, a catuaba é usada no cancro da pele.

Afrodisíaco sem efeitos secundários 

No que respeita à toxicidade, o facto de esta planta ser usada há muito tempo sem registo de efeitos secundários, leva a que se possa concluir que não possui acção tóxica. 

Como afrodisíaco natural, como tónico nervoso ou ainda na protecção contra vírus e bactérias, em chá ou tintura, o importante é tirarmos o melhor partido do que a natureza nos oferece, não esquecendo, no entanto, que os recursos naturais não são ilimitados e que a mãe natureza deve ser sempre respeitada. 

Fonte: Pedro Lôbo do Vale (Médico)

Sem comentários:

Enviar um comentário