segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Probióticos - Protecção máxima contra a doença, a partir dos intestinos!

Já devem ter ouvido falar dos termos bifidobactérias e lactobacillus.
Fazem parte da família dos probióticos, bactérias amigáveis que fortalecem o maior sistema de defesa do corpo humano (os intestinos) contra reacções inflamatórias, diarreia, stresse, doenças infecciosas e acção dos antibióticos.

O tracto gastrointestinal é constantemente bombardeado por agressores: todos os dias existe uma "guerra" interna desencadeada quer por estados inflamatórios passageiros, quer por alterações do estilo de vida, como a alimentação pouco equilibrada ou o stresse, que pode reduzir os microorganismos benéficos e potenciar o desenvolvimento de bactérias prejudiciais.

Os probióticos são organismos vivos, que quando ingeridos em concentrações adequadas, afectam beneficamente a saúde do consumidor. São, por isso, extremamente importantes para defender o organismo, sendo especialmente indicados para quem esteja a tomar antibióticos, dado estes fármacos provocarem uma alteração profunda na flora intestinal, causando diarreias moderadas ou severas, ou até mesmo colites intestinais.

Inúmeros estudos clínicos têm demonstrado que os antibióticos reduzem significativamente os lactobacilus (bactérias benéficas) enquanto aumentam os coliformes (prejudiciais). Um simples ciclo de toma de antibióticos pode afectar a flora intestinal benéfica durante mais de dezasseis meses.

Através de uma suplementação equilibrada em probióticos, os lactobacilus são restaurados a nível intestinal, num período de 24 horas, comparado com cinco a dez dias, caso não haja suplementação. À medida que a flora intestinal benéfica é reposta, vão-se reduzindo os coliformes prejudiciais. Por isso, sempre que iniciar em a toma de qualquer antibiótico, deverão simultaneamente iniciar a ingestão de uma fórmula com probióticos. Para maximizar o seu efeito, tome-nos durante ou após as refeições (a acidez no estômago é menor nesta altura) e durante um período continuado de, pelo menos, sete a catorze dias.

Sabiam que os probióticos

 - Produzem substâncias que inibem o crescimento das bactérias prejudiciais ao homem; por exemplo, ácido láctico, ácido acético, factores antimicrobianos;
- Activam células específicas do sistema imunitário;
- Produzem vitaminas do complexo B, vitamina K e enzimas;
- Decompõem toxinas e diminuem a sua absorção.

Principais Benefícios dos Probióticos 

- Tratamento de diarreias (crianças e adultos) e obstipação;
- Melhoria da digestão e redução dos gases intestinais;
- Fortalecimento do sistema imunitário e, particularmente, aumento da resistência às infecções;
- Combate dos efeitos prejudiciais dos antibióticos;
- Prevenção e tratamento das infecções vaginais (causadas pela infecção cândida);
- Redução da absorção do colesterol;
- Combate a problemas alérgicos.

Probióticos: Onde se encontram? 

- Saliva, estômago, intestino delgado (lactobacilus, bifidobacterias), intestino grosso (lactobacilus, bifidobacterias, enterobacterias, enterococus), etc.

Factores que afectam a microflora intestinal: 

Stresse físico e psíquico; antibióticos; viagens (para o estrangeiro); dieta; agentes patogéneos.

Aprendam a escolher
O suplemento probiótico ideal 
- De origem humana porque garante uma melhor implantação no intestino;
- Isento de produtos lácteos ou derivados;
- Resistente aos ácidos estomacais;
- Mais de 1 bilião de células vivas por dose;
- Elevada estabilidade à temperatura ambiente;
- Embalados em vidro para maior resistência.

Antibióticos versus Probióticos 

Antibióticos – fármacos destinados a matar bactérias, independentemente de serem ou não benéficas, destruindo a maior parte das vezes o equilíbrio saudável da flora intestinal. A generalização do seu uso levou a que as bactérias causadoras de infecções graves se tornassem mais complexas e resistentes, o que implica que as dosagens de antibióticos sejam cada vez maiores, de forma a serem eficazes.

Probióticos – por serem constituídos por bactérias benéficas existentes no organismo, não agem contra ele. Em contrapartida, o organismo nunca ganha resistência aos probióticos. Estudos recentes têm sugerido que a suplementação com probióticos pode restabelecer o equilíbrio posto em causa pela acção dos antibióticos.

Revista "EcoNews" Nº 11

Como suplementos recomendamos:
Kyo Dophilus
Kyo Dophilus com Enzimas

Sem comentários:

Enviar um comentário