terça-feira, 31 de julho de 2012

Como combater a gordura localizada

É um pesadelo para quem quer ter um corpo definido e tonificado. Com tendência a acumular-se nas ancas, coxas, costas e braços da mulher, instala-se também na região abdominal, cintura e costas do homem. A culpa não é só genética.

Antes de mais é importante perceber que um descontrolo ao nível das glicémias pode gerar uma insulino-resistência. O aumento da insulina vai aumentar a lipogénese e a inflamação, dois fatores que potenciam a acumulação de gordura localizada.

Este ciclo funciona como uma bola de neve, aumentando mais o apetite e a acumulação de gordura nessas zonas. Assim, é fundamental seguir uma dieta isenta de hidratos carbono refinados e alimentos de elevado índice glicémico (bolos, pão branco, refrigerantes açucarados, etc) e apostar mais nos cereais integrais, em carnes magras e no peixe (que fornece ácidos gordos ómega 3, fundamentais para combater a inflamação mencionada), em vegetais e frutas (ricas em vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes), manter um bom nível de hidratação, ingerindo, pelo menos, 1,5L de líquidos, como água ou chá (por exemplo, o chá verde, rico em polifenóis, fundamentais para combater os radicais livres produzidos pela inflamação).

A nível da suplementação, os estudos científicos demonstram que o CLA (ácido linoleico conjugado) é muito eficaz no combate da gordura localizada. É ainda fundamental utilizar crómio (cerca de 150mcg/dia) e um complexo antioxidante.

Não se esqueça de pedir no seu ginásio um esquema de treino específico de exercícios localizados para intensificar a queima de gordura nessas zonas.











Sem comentários:

Enviar um comentário