quinta-feira, 4 de abril de 2013

Comer nozes reduz risco de diabetes tipo 2

Comer nozes entre duas a três vezes por semana pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2 em mulheres.

A descoberta foi feita por cientistas norte-americanos que observaram que este fruto seco diminui para quase um quarto as hipóteses de contrair a doença.

O estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard contou com a participação de 140 mil mulheres voluntárias, com idades entre os 35 e os 77 anos. Os investigadores verificaram que as nozes têm efeitos protetores poderosos que ajudam à prevenção de "uma doença que ameaça tornar-se numa epidemia global".

O artigo científico publicado no Journal of Nutrition refere que "o consumo regular de nozes pode ser mesmo recomendado como uma alternativa ao consumo de produtos com base no grão refinado ou de carnes vermelhas e processadas".

De acordo com o estudo, as mulheres que comem cerca de 28 gramas de nozes duas vezes por semana têm 24 por cento menos probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2, comparativamente àquelas que nunca ou raramente as consomem.

Embora os testes tenham sido desenvolvidos em mulheres, os benefícios não se restringem ao sexo feminino, sendo que os cientistas acreditam que os efeitos benéficos podem ser igualmente verificados em homens.

Em estudos anteriores, a Universidade de Harvard constatou que as nozes podem ter uma ação benéfica na redução do risco de ter inflamações, cancro, doenças de coração e de artrite, em ambos os géneros, graças aos ácidos gordos que contêm.
 
Este é o maior estudo realizado até hoje que comprova os benefícios deste fruto seco, tendo sido efetuado com a maior amostra e durante o mais longo período de tempo de testes e investigação desde sempre.
 
Fonte: boasnoticias.clix.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário