terça-feira, 4 de junho de 2013

Bagas Goji | Benefícios e perigos deste fruto milagroso

O Goji é um fruto muito rico em aminoácidos com benefícios conhecidos para a saúde, mas o súbito aumento do consumo das bagas goji tem levado ao aparecimento de estudos sobre os seus efeitos.

Estes estudos confirmam os benefícios deste fruto milagroso mas alertam para alguns dos seus riscos.

De certeza que já ouviu falar nas bagas goji, este é sem duvida o fruto sensação que começou a despertar interesse no ocidente devido às suas propriedades nutritivas e antioxidantes. Por essa razão é muito utilizado por pessoas interessadas em perder peso, mas também pelos que procuram melhorar a qualidade de vida.


O goji é um fruto originário da china e muito utilizado desde há milhares de anos na China, Tibete e Índia, quer na alimentação, quer como medicamento fitoterapêutico.

É mais comummente vendido sob a forma de bagas muito semelhantes a uvas passas, mas de tom vermelho.

As bagas podem ser misturadas em batidos, iogurtes, chás ou combinadas com cereais. Também podem ser hidratadas e ingeridas. A água pode ser utilizada em receitas culinárias.

Benefícios
As bagas goji são realmente um alimento com características maravilhosas para o organismo. São ricas em aminoácidos essenciais, minerais e proteínas.

Devido à presença de carotenoides antioxidantes, incluindo o betacaroteno (presente em grandes quantidades na cenoura), são um excelente protetor dos olhos. Diminuem a degeneração ocular e mantêm a retina saudável, por essa razão, a longo prazo melhoram a visão e a função ocular tão comprometida nos doentes com diabetes.

Outra razão para incluir no seu dia-a-dia estas bagas é deve-se à sua capacidade para reduzir os níveis de glucose no sangue que se verificam após uma refeição rica em hidratos de carbono. Isto significa que não terá tantos problemas com as variações de energia ao longo do dia e pode ajudar os que sofrem de diabetes.

Os polissacarídeos presentes neste fruto melhoram a resposta do organismo à insulina a ajudam a equilibrar os níveis de açúcar e as variações que ocorrem no sangue ao longo do dia.

No geral a ingestão regular de goji aumenta os níveis de energia, diminui a tensão arterial, prolonga a vida das suas células devido aos elevados níveis de antioxidantes e ainda aumenta os níveis de testosterona no sangue aumentando a libido e desejo sexual.


Perigos
Apesar dos imensos benefícios, o Observatório de Interações Planta-Medicamento (OIPM/FFUC), alerta para o consumo das bagas goji em pessoas que façam medicação anticoagulante. A ação de medicamentos anticoagulantes pode ser potenciada pela ingestão de chá de bagas goji levando a episódios de risco hemorrágico elevado.

Desaconselha-se o consumo a quem tome medicamentos como a varfarina, fenitoína, losartan, fluvastatina, entre outros.

O consumo destas bagas, mesmo por pessoas saudáveis não deve ultrapassar as 45 gr diárias.


Fonte: Kozinharte,  28 de Maio de 2013 em Dietas



Sem comentários:

Enviar um comentário