sexta-feira, 26 de julho de 2013

Caseína – Proteína de digestão lenta e anti-catabólica

No ano de 1992 foi iniciado um estudo e surgiu o conceito de PROTEÍNAS LENTAS E RÁPIDAS.
A ideia era semelhante ao conceito de Índice Glicémico dos alimentos . Este conceito diz-nos qual a velocidade na qual uma proteína é digerida e como este processo se reflete na concentração dos níveis de compostos como a insulina, o IGF-1 , a leucina , o glicogénio muscular e a glucose sanguínea. Até essa data , prevalecia o conceito de que todas as proteínas eram digeridas da mesma forma e velocidade.

Uma proteína como a whey, de rápida absorção, tem uma ação fisiológica de 1h30 a 3 horas e meia enquanto a caseína tem um tempo de ação muito maior. O que isso significa é que a proteína whey é anabólica (promove o aumento da massa muscular) e a caseína é uma proteína com alto poder anti-catabólico ( evita a destruição dos músculos) podendo também exercer uma ação anabólica.

Antigamente, alguns suplementos utilizavam na sua formulação a caseína mas a mesma era de difícil digestão, difícil absorção e originava problemas a nível intestinal.

Os suplementos, hoje em dia, utilizam na sua formulação a caseína micelar ou caseinato de cálcio. A Caseína Micelar é separada do leite por processos de ultra-filtração, sem o uso de aditivos químicos, o que aumenta a bio-atividade dos peptídeos do leite, estimulantes do sistema imunitário e do crescimento de massa muscular.

A caseína micelar quando é ingerida gera um fluxo constante de aminoácidos na corrente sanguínea, podendo chegar até cerca de 7 horas.

Uma característica da caseína micelar é formar uma espécie de gel no intestino, gel este que garante que os aminoácidos presentes na caseína sejam libertados gradualmente, fazendo da caseína uma proteína perfeita para ser utilizada na prevenção do catabolismo e diminuição das hormonas catabólicas como o cortisol; por seu turno tem um efeito saciante bem documentado.

Esta forma de caseína é ótima para ser ingerida antes de dormir para que seja garantida uma boa liberação de hormonas anabólicas (GH e Testosterona) durante o sono, evitando assim que o cortisol ( hormona catabólica) seja a hormona “dominante” nesta fase.

Um outro excelente período para se utilizar essa proteína é ao acordar pois mesmo evitando o catabolismo noturno é importante referir que o corpo em repouso total tem um gasto energético grande; os órgãos vitais como pulmões, cérebro, coração, continuam a funcionar originando assim um gasto energético que não deve ser “suportado” pelos músculos mas sim por um alimento de alto valor proteico e nutritivo.

Pode ainda ser utilizada como snack a meio da manhã ou a meio da tarde, permitindo um balanço positivo de aminoácidos ao longo do dia.

Em suma, a caseína micelar pode:
- Otimizar os treinos;
- melhorar a performance;
- aumentar a massa muscular;
-ajudar no emagrecimento
-evitar a flacidez e o catabolismo muscular.
-diminuir o apetite e aumentar a saciedade

Como suplemento aconselhamos: Total Casein GoldNutrition



Sem comentários:

Enviar um comentário