quarta-feira, 3 de julho de 2013

Oito alimentos que protegem o coração!

Segundo dados do Ministério da Saúde, “as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% dos óbitos em Portugal”.

Quando as artérias ficam obstruídas com placas de gordura, ocorre uma diminuição ou mesmo ausência do fluxo sanguíneo que pode provocar diferentes problemas cardiovasculares, uma situação que deve evitar.

As consequências mais conhecidas são a angina de peito e o enfarte do miocárdio, mas, para além do coração, existem outros órgãos que podem ser atingidos, como o cérebro e os rins. Por todas estas razões, devem ser tratadas conscientemente.

Para além do exercício físico, há alimentos que podem ser úteis na prevenção das doenças do coração.
1- Feijão preto
O feijão preto tem uma quantidade significativa de isoflavona, ácido que previne doenças cardiovasculares, segundo um estudo realizado pelo Instituto Agronómico de Campinas, no Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). É rico em ácido fólico, magnésio e fibra, o que ajuda a controlar tanto o colesterol como os níveis de açúcar no sangue.

2 – Vinho tinto
Diversos estudos referem que beber vinho tinto com moderação é benéfico para o coração. O vinho é rico em polifenóis como resveratrol e catequinas, dois antioxidantes capazes de proteger as paredes das artérias. O álcool também pode aumentar o HDL, o bom colesterol. No entanto, os homens devem beber apenas um copo de vinho por dia e as mulheres meio copo.

3 – Salmão
Óptima opção para a saúde do coração. O salmão é rico em ómega 3, substância que diminui a pressão arterial e o nível de triglicéridos no sangue. A Associação Americana do Coração recomenda duas porções de salmão ou outro peixe gordo por semana.

4 – Nozes
Consumir nozes ajuda a baixar o colesterol e as reduzir inflamações nas artérias do coração. As nozes são ricas em ómega 3, gorduras monoinsaturadas e fibras.

5 – Laranja
A laranja contém pectina, que reduz o colesterol total e o nível de LDL. A laranja também contém potássio, que controla a pressão sanguínea. Um estudo apresentado na conferência anual da Associação Americana do Coração defendeu o consumo desta fruta na prevenção de problemas cardiovasculares.

6 – Cenouras
Um estudo do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, concluiu que o alfa-caroteno, presente na cenoura, protege contra as doenças cardiovasculares. A cenoura também controla os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de desenvolver diabetes. Graças à grande quantidade de fibras solúveis que contêm, as cenouras reduzem o risco de colesterol.

7 – Café
Vários estudos demonstram que pessoas que bebem três a quatro chávenas de café por dia têm menos probabilidade de sofrer de doenças cardíacas. No entanto, quem tem diabetes deve evitar o consumo de café.

8 – Cereja
Com um valor calórico reduzido (cerca de 60 kcal por 100g), as cerejas são particularmente ricas em vitamina A e em outros compostos fenólicos e flavonóides nos quais se destacam a quercetina e as antocianinas, substâncias bioactivas que têm sido estudadas pelos benefícios para a saúde que o seu potencial antioxidante poderia exercer.

Neste contexto, alguns estudos apontam para um efeito protector de danos no ADN que poderá actuar de forma preventiva para alguns tipos de cancro, sendo que as suas propriedades anti-inflamatórias são igualmente úteis ao nível da prevenção de doenças cardiovasculares.

Fonte: o meu bem estar, 25/06/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário