terça-feira, 12 de novembro de 2013

Descubram a Roda Antioxidante dos Alimentos!

Não restam dúvidas que os alimentos ricos em antioxidantes são indispensáveis na dieta.
Mantêm-nos afastados de doenças e oferecem-nos os nutrientes essenciais.

Um número crescente de investigações científicas tem comprovado nos últimos anos, que algumas das doenças mais comuns estão associadas a uma carência de nutrientes antioxidantes.
Doenças como o cancro, infecções e sistema imunitário debilitado, tumores, envelhecimento precoce, doenças ósseas e cardiovasculares servem de exemplo.
De Espanha chega-nos um novo conceito de Roda Alimentar, desenvolvida com base no potencial antioxidante dos alimentos.

De acordo com estudos sobre os hábitos alimentares dos consumidores espanhóis, a Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação (SEDCA) apresentou recentemente a Roda Antioxidante.
O objectivo é incentivar o consumo destes alimentos, integrados numa dieta equilibrada. A nova Roda representa graficamente a necessidade diária de frutas, pão e cereais, legumes e verduras, frutos secos e óleos vegetais.

A fruta e os legumes ocupam lugar de destaque e devem ser responsáveis por mais de dois terços do potencial antioxidante que recebemos dos alimentos. Falamos de três peças diárias de fruta, um copo de sumo natural, acompanhados por um prato diário de verdura (couves são uma boa opção) ou ainda uma pequena salada de tomate e alface.

Para os mais novos, o cacau é uma mais-valia ao pequeno-almoço, sobretudo com leite. Embora muitas vezes associado a calorias em excesso, é um antioxidante de primeira qualidade, rico em polifenóis, que fortalece a imunidade e o sistema nervoso.
Para completar o menu ideal, não se esqueça de uma fatia de pão integral e uma porção diária de frutos secos, tipo nozes. São uma fonte essencial de vitamina E.
Por último, espaço para o mais digno representante da dieta mediterrânica: o azeite.
Use-o na confecção dos pratos e estará a proteger o seu coração.
Alimentos Antioxidantes
Vitamina E

Nozes, gérmen de trigo, amêndoa, avelã, vegetais verdes folhosos, batata-doce, aveia, abacate e cereais integrais.Função: ajuda o corpo a usar adequadamente o oxigénio e favorece a saúde cardiovascular. Está também associada a uma menor incidência de cancro.
Vitamina C

Laranja, limão, morango, goiaba, kiwi, acerola, caju, tomate, pimentão, vegetais verdes folhosos, tomate e batata.
Função:
essencial para o sistema imunitário, a vitamina C ajuda à produção de energia e formação do colagénio. Reduz o risco de cancro e está associada a uma melhoria da densidade óssea e absorção do ferro.
Carotenos(ou precursores da vitamina A)
Cenoura, brócolos, abóbora, batata doce, pimentão vermelho, morango, damasco seco, manga e melão. 


Função: as propriedades antioxidantes da vitamina A retardam o envelhecimento da pele e são essenciais à visão. É igualmente importante para o crescimento e desenvolvimento do esqueleto.
Menu Antioxidante:

Fruta - 3 Peças diárias ou 1 copo de sumo laranja natural e 1 peça;
Pão de centeio - 100 a 180g;
Batata - 1 a 2 batatas diárias;
Hortaliças - 1 Prato de verdura e salada, 5 a 7 dias por semana;

Cacau - 20g (1 a 2 colheres de sopa dissolvidas em leite);

Frutos secos - 30g diárias (1 porção);

Azeite - q. b. para confeccionar.
Fonte: Revista Performance Nº 60

Sem comentários:

Enviar um comentário