quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pé-de-Atleta - Causas, sintomas e tratamento

O Pé-de-atleta é uma afeção da pele comum e contagiosa que afeta a planta do pé e a pele entre os dedos. Até 70% da população pode desenvolver pé-de-atleta, em qualquer altura da sua vida. Conheça as causas, os sintomas, como pode evitar e tratar.

Não se deixe enganar pelo nome: não tem que ser um atleta para ter pé-de-atleta. No entanto, caminhar descalço em ambientes quentes e húmidos, como ginásios, balneários e piscinas é a maneira "perfeita" de contrair pé-de-atleta.

A designação médica do pé de atleta é tinea pedis. O Pé-de-atleta é fácil de contrair, mas é, em geral, igualmente fácil de tratar, com o uso de produtos adequados.

Causas do pé-de-atleta
Os fungos que causam o pé-de-atleta desenvolvem-se em ambientes quentes e húmidos. Tem mais probabilidades de contacto com os esporos dos fungos se andar descalço no ginásio, balneários ou piscina, onde alguém, com pé-de-atleta, tenha caminhado antes de si.

Pode, claro, contatar com os esporos através de contato direto! Após ter tido contato com os esporos, o ambiente, quente e ligeiramente húmido, do interior dos seus sapatos e entre os dedos, reúne as condições perfeitas para o desenvolvimento da infeção. Uma infeção pelo fungo do pé-de-atleta não produz resistência a infeções subsequentes. Pode, por isso, contrair pé-de-atleta mais do que uma vez na vida.

Sintomas do pé-de-atleta
Alguns indivíduos com pé-de-atleta não têm qualquer sintoma e nem sequer sabem que estão infetados. Podem pensar que têm apenas pele seca. Mas, na maioria dos casos, os sintomas do pé-de-atleta incluem, tipicamente, vários graus de prurido e ardência. A pele pode frequentemente descamar e, em casos severos, podem existir gretas, dores e hemorragias. O pé-de-atleta raramente causa bolhas.

Como prevenir o pé-de-atleta?
Algumas pessoas, mais suscetíveis a infeções fúngicas, são também mais suscetíveis a infeções repetidas.

Medidas de prevenção incluem manter os pés limpos e secos, evitando ambientes húmidos durante muito tempo. Tirar os sapatos e deixar os pés "respirar", evitando caminhar descalço em áreas públicas como piscinas e ginásios e contacto "pé-com-pé" com pessoas infetadas.

Aconselha-se o uso de meias de algodão, a desinfeção dos sapatos e a utilização regular do AF24 Pó Probiótico para Calçado.

Como tratar o pé-de-atleta?
Recomendamos os produtos da gama AF24.
AF24 é uma gama de produtos antifúngicos com vários sistemas de aplicação, que oferece alívio imediato da tinea pedis (pé-de-atleta).

Os produtos AF24 aumentam as defesas naturais do organismo, através da normalização do pH da pele nas áreas afetadas - combinação perfeita do alívio dos sintomas, tratamento e prevenção.

AF24 Clic & Go: um sistema monodose inovador e higiénico, especificamente concebido para aplicação entre os dedos dos pés. A solução existente nos aplicadores aumenta as defesas do organismo, através do uso de ácidos naturais, para normalizar o pH da pele nas áreas afetadas. Poderá sentir uma ligeira ardência, provocada pela ação dos ácidos.

AF24 Spray: um spray de utilização fácil que combate a tinea pedis, no caso desta se ter alastrado para outras áreas dos pés. A solução reforça as defesas do organismo, através da utilização de ação naturais, para normalizar o pH da pele nas áreas afetadas.  Poderá sentir uma ligeira ardência, provocada pela ação dos ácidos.

AF24 Pó: graças aos probióticos, com as bactérias ação, que atacam os esporos dos fungos, polvilhar com este pó os sapatos é a melhor forma de prevenir a tinea pedis. É formada uma camada protetora, que inibe o crescimento dos fungos nocivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário