terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sem ideias para o jantar de logo?? E que tal umas BERINGELAS RECHEADAS!


  • As beringelas são tão ricas que merecem um lugar mais especial à mesa. Por exemplo, como prato principal!

    A beringela devido ao seu baixo valor calórico, ao seu elevado teor em potássio e compostos fenólicos, permite-nos elaborar receitas criativas e saudáveis!

    O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.

    O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto durante a gravidez.
    A beringela é uma boa fonte de compostos fenólicos, cuja actividade antioxidante ajuda a proteger contra danos nas células e tecidos. 

    Sugestão: BERINGELAS RECHEADAS  (para 4 pessoas):

    Do que precisam:
    - 4 Beringelas   
    - 500 gr Cebolas
    - 6 Dentes de alho
    - 350 gr Molho de tomate caseiro
    - 2 Folhas de louro
    qb Sal
    - qb Pimenta

    Lavar as beringelas e cortá-las em metades verticais, salpicar com sal grosso e deixar a marinar durante 30 minutos. Descascar as cebolas e os alhos cortando-os em lâminas. Aquecer o forno a 180ºC. Levar ao lume as cebolas, os alhos e o louro com 2 colheres de azeite durante cerca de 10 minutos, sem parar de mexer. Acrescentar o molho de tomate e misturar. Verificar o tempero de sal e pimenta. Passar as beringelas por água fria e secar bem. Fritá-las homogeneamente em azeite abundante. Escorrer em papel absorvente. Colocar as beringelas numa assadeira, fazer alguns cortes na polpa. Cobrir com o refogado de cebola e tomate. Levar ao forno durante 20 minutos. Servir morno ou à temperatura ambiente. 
    Conselho: Cozer as beringelas ao vapor durante 15 minutos em vez de fritar para obter uma receita mais leve.  

     Fonte: Nestlé.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário