quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Mais 2 novidades: Depuralina FITPLAN - 4 Elementos e Depuralina FITPLAN - Fogo

Chegaram mais 2 novidades à Enetural:

 Depuralina FITPLAN - 4 Elementos e Depuralina FITPLAN - Fogo

Depuralina FITPLAN - 4 Elementos
A Depuralina FITPLAN está baseada no conceito dos 4 elementos, a base de toda a natureza e de todos nós. Terra - depuração hepática; Ar - trânsito intestinal; Água – drenagem; Fogo - eliminação de gorduras. Um plano completo de emagrecimento para 28 dias. Fácil de tomar, uma fórmula por semana.

Hoje, sabe-se que há outros fatores, também eles essenciais ao emagrecimento, que é preciso acautelas quando se procura um resultado real e sustentado. Para poder perder peso corretamente, um organismo tem de estar devidamente depurado e os seus mecanismos de eliminação têm de estar a funcionar plenamente.

É por isso que a nova Depuralina FITPLAN é tão completa. Porque, se descurar a importância de atuar diretamente no tecido adiposo, não esquece alguns dos passos fundamentais para o processo de emagrecimento, num plano de 4 semanas:

Semana terra - Depuração hepática
O fígado é o principal filtro do nosso organismo, ajudando a isolar as toxinas e resíduos que circulam pelo nosso corpo. Se não estiver a funcionar a 100% não será capaz de exercer a sua função corretamente, o que significa que a eliminação de resíduos e toxinas será insuficiente.

Semana ar - Trânsito intestinal
Num processo de perda de peso é essencial regularizar o trânsito intestinal. Um  trânsito intestinal lento deixa os alimentos disponíveis para o organismo durante mais tempo permitido uma absorção maior de calorias. Por outro lado, está associado a uma sensação de barriga inchada que, não sendo excesso de peso, não deixa de ser responsável por um desconforto  e um volume excessivo  na zona abdominal.

Semana água - Drenagem
Estimular os processos de eliminação de líquidos é fundamental quando se procura lutar contra a balança. A água é, por excelência, o agente de limpeza da natureza. Ela limpa e tonifica todo o tubo digestivo (que nessa altura já estará a funcionar melhor) além de, em conjunto com a fórmula Depuralina FITPLAN, favorecer o fluxo urinário, beneficiando o processo de eliminação dos excessos acumulados.

Semana Fogo - Eliminação de gorduras
Na derradeira fase ataca-se diretamente as gorduras. Depois de todos os processos de eliminação de resíduos estarem a funcionar devidamente é então altura de promover a eliminação dos depósitos excessivos de gorduras, assim como evitar que o organismo as acumule de novo.

Depuralina FITPLAN - Fogo
É a 4ª etapa do plano completo de emagrecimento. Queima a gordura e ajuda a evitar que o organismo a acumule de novo.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lunette - Copo Mestrual

Já ouviram falar na Lunette??

Mais uma novidade na Enetural!!

Lunette é uma proteção menstrual discreta e indetetável.

Feito de silicone macio, é 100% hipoalergénico, anti-bacteriano, e muito fácil de usar.

É económico e amigo do ambiente, podendo durar até 10 anos. Aprovado pela US Food and Drug Administration (FDA), foi desenhado por especialistas para se ajustar perfeitamente à anatomia interna feminina, permitindo a recolha do fluxo menstrual em vez de o absorver, sem fugas e odores.


Lunette é:
- Feito de silicone 100% medicinal;
- Hipoalergénico, sem látex, inodoro e seguro;
- Fácil de usar, prático e confortável. Só precisa de ser retirado duas a quatro vezes por cada 24h, podendo ser usado durante a noite;
- Económico e amigo do ambiente – com uma utilização cuidada pode durar até 10 anos;
- Não cria humidade, surtos de candidíase vaginal, cistite ou síndrome do choque tóxico. Aliás, o SCT não está relacionado com a utilização do copo menstrual;
- Não interfere com a lubrificação natural da vagina, nem seca a membrana da mucosa vaginal;
- Adequado para a prática de qualquer desporto e atividades físicas;
- Fácil de limpar e de desinfetar entre menstruações. Basta colocar em água a ferver ou esfregar com álcool etílico;
- Desenhado para mulheres de todas as idades;
- Indicado também para mulheres que ainda não tenham iniciado a sua vida sexual, assim como para as que usam o DIU como proteção contracetiva. Contudo, fale com o seu médico se pensa usar os dois em simultâneo;
- Permite monitorizar o fluxo menstrual através de linhas de medida no interior do copo (5ml e 13,5ml no tamanho 1; 7,5ml e 15ml no tamanho 2). A linha no copo é muito suave e sem relevo, facilitando a sua limpeza;
- Não deve ser utilizado na menstruação pós-parto devido ao risco de inflamação.

Como se usa:


1ª utilização e entre Menstruações
Ferva o Lunette em água abundante durante 2-5 minutos. Lave sempre bem as mãos quando o colocar e/ou remover. Pode molhar ou usar um lubrificante à base de água para facilitar a colocação.

Moldar e Colocar
Espalme e dobre. Aperte-o firmemente com a abertura para cima e guie-o para o interior da vagina até encontrar a posição correta. O Lunette fica mantido por vácuo, e pelos músculos vaginais.

Remover
Puxe gentilmente a patilha até chegar à base. Em seguida aperte a base para libertar o vácuo e puxe lentamente o Lunette até removê-lo por completo. Utilize os músculos vaginais para ajudar.

Lavar
Deite o conteúdo na sanita e lave bem usando água quente ou fria. Pode utilizar o líquido de limpeza Lunette para uma higienização em maior profundidade.
Fora de casa limpe-o com as toalhitas desinfectantes Lunette, papel higiénico, álcool-gel, ou mesmo com água que leve numa garrafa. Depois de limpo, volte a inseri-lo, repetindo o processo anterior.

Reutilizar
Após cada menstruação, guarde o Lunette na respectiva bolsinha, num local fresco e ventilado.
Não o guarde em recipientes herméticos ou sacos de plástico.

Como Moldar o seu Lunette?
Para ser inserido o Lunette deve ser espalmado. No interior da vagina, abre e adapta-se à sua anatomia, mantendo-se por vácuo e pela ação dos músculos vaginais.
Existem diferentes formas para moldar o Lunette, basta experimentar e ver qual a mais confortável.

Dicas
InserirDeve-se espalmar o Lunette e a seguir dobrar. De seguida deve ser apertado firmemente, mantendo-o enrolado e introduzi-lo dentro da vagina. A posição correta encontra-se através da prática, e do conhecimento da própria anatomia. O Lunette é mantido na posição correta por meio do vácuo formado pelas paredes da vagina e a pressão dos músculos vaginais. Ao contrário de um tampão, fica fixo na parte baixa da vagina, mas não tão baixo que se torne desconfortável. Quando sentada, a patilha deve ficar no interior da vagina. Pode cortar a patilha se necessário, mas com cuidado para não danificar o fundo.

Para garantir que fica colocado corretamente e de forma a evitar fugas, gire gentilmente a patilha sobre si mesmo dentro da vagina. Para verificar se está totalmente aberto, deslize o dedo em redor do Lunette. A vagina é inclinada para trás, por isso oriente o Lunette para a parte de trás das suas costas e puxe-o para cima e para baixo para ajudar a encontrar a posição correta.

Retirar
Relaxar é a palavra de ordem. O Lunette não se perde na vagina, mas mesmo que não se consiga alcançar ele irá deslizar por força da gravidade.
Muitas mulheres removem o Lunette enquanto sentadas na sanita. Nessa posição, a vagina abre-se, e ao sentar-se, é mais fácil para relaxar as pernas. Depois é só apertar o fundo firmemente com o dedo indicador e o polegar, e puxar. A vagina tem uma curva natural, e para muitas mulheres, o copo está acima do osso púbico ao sentar-se. Normalmente ouve-se um pequeno ruído quando o vácuo é libertado.
Se o Lunette subir um pouco mais para o interior da vagina, relaxe os músculos, faça força para baixo e agarre a patilha com os dedos. Agachar-se fará com que desça mais rapidamente.
Se parece que escorregar durante a utilização, verifique se foi inserido corretamente e que está totalmente aberto.
Ao início, pode parecer um pouco complicado, mas com a prática tornar-se-á muito rápido e fácil.

Escolher o tamanho
O Lunette existe em dois tamanhos.
O tamanho 1, para quem tem um fluxo ligeiro ou normal.
O tamanho 2 para um fluxo abundante, e para quem já teve filhos por parto vaginal.







Caminhadas de 20 minutos reduzem risco cardíaco!

Dar apenas mais 2.000 passos que o habitual por dia ao longo de um ano - o equivalente a aproximadamente 20 minutos diários extra de caminhada - pode reduzir o risco cardiovascular, em particular as probabilidades de ataque cardíaco e AVC, em 8%.

A conclusão é de um novo estudo britânico, desenvolvido pela Universidade de Leicester, em Inglaterra, que incidiu sobre 9.306 adultos de 40 países com tolerância diminuída à glicose (impared glucose intolerance, IGT na sigla em inglês), precursora da diabetes, e com doença cardiovascular ou, em alternativa, com pelo menos um factor de risco ao nível do coração.

"As pessoas com IGT têm um risco aumentado de doença cardiovascular", explica Thomas Yates, coordenador desta investigação ampla recentemente publicada na revista científica The Lancet. "Este é o primeiro estudo a especificar, de forma quantitativa, de que maneira o hábito de fazer caminhadas pode modificar o risco de doença, AVC e mortes relacionadas com problemas cardíacos", acrescenta, em comunicado divulgado pela universidade.

Todos os voluntários envolvidos no estudo foram submetidos a mudanças no estilo de vida com o objetivo de reduzir o peso e a ingestão de gordura, aumentando, por outro lado, a atividade física para 150 minutos por semana. Com o auxílio de um pedómetro, os investigadores registaram a atividade física habitual (o número médio de passos dados por dia) durante uma semana no início do estudo e 12 meses depois.

Com recurso a modelos estatísticos, a equipa de Thomas Yates testou a relação entre o número de passos dados por dia e o risco de futuras doenças cardiovasculares, tendo em conta um espectro significativo de factores de risco como o índice de massa corporal, os hábitos tabágicos, a dieta, o historial clínico e o uso de medicação.

Os especialistas constataram que o aumento da atividade física ao longo dos 12 meses analisados conduziu a uma redução no risco cardiovascular: por cada 2.000 passos adicionais por dia em relação ao número de passos diários antes do início do estudo, verificaram uma diferença de 10% na probabilidade dos voluntários de virem a sofrer problemas cardíacos.

Além disso, o risco cardiovascular diminuiu 8% por cada 2.000 acrescentados ao número habitual. Por exemplo, se um indivíduo A dava 4.000 passos por dia no início do estudo e não mudou este hábito e se um indivíduo B dava 6.000 passos e aumentou este número para 8.000, no final do estudo, o indivíduo B apresentava um risco cardiovascular 18% menor.

"Os nossos resultados trazem novas evidências de que a introdução de alterações nos níveis de atividade física associadas, apenas, ao aumento do número de passos dados por dia, pode diminuir substancialmente o risco de doença cardiovascular", congratula-se Yates. Segundo o cientista, o mais importante é que "estes benefícios são observáveis independentemente do peso e do estado inicial de atividade física".

"Esta descoberta proporciona a mais forte evidência já observada da importância da atividade física em populações de alto risco e irá certamente ter impacto nos programas de prevenção da diabetes e das doenças cardiovasculares um pouco por todo o mundo", conclui.

Fonte:boasnotícias.pt


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sem ideias para o jantar de logo?? E que tal umas BERINGELAS RECHEADAS!


  • As beringelas são tão ricas que merecem um lugar mais especial à mesa. Por exemplo, como prato principal!

    A beringela devido ao seu baixo valor calórico, ao seu elevado teor em potássio e compostos fenólicos, permite-nos elaborar receitas criativas e saudáveis!

    O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.

    O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto durante a gravidez.
    A beringela é uma boa fonte de compostos fenólicos, cuja actividade antioxidante ajuda a proteger contra danos nas células e tecidos. 

    Sugestão: BERINGELAS RECHEADAS  (para 4 pessoas):

    Do que precisam:
    - 4 Beringelas   
    - 500 gr Cebolas
    - 6 Dentes de alho
    - 350 gr Molho de tomate caseiro
    - 2 Folhas de louro
    qb Sal
    - qb Pimenta

    Lavar as beringelas e cortá-las em metades verticais, salpicar com sal grosso e deixar a marinar durante 30 minutos. Descascar as cebolas e os alhos cortando-os em lâminas. Aquecer o forno a 180ºC. Levar ao lume as cebolas, os alhos e o louro com 2 colheres de azeite durante cerca de 10 minutos, sem parar de mexer. Acrescentar o molho de tomate e misturar. Verificar o tempero de sal e pimenta. Passar as beringelas por água fria e secar bem. Fritá-las homogeneamente em azeite abundante. Escorrer em papel absorvente. Colocar as beringelas numa assadeira, fazer alguns cortes na polpa. Cobrir com o refogado de cebola e tomate. Levar ao forno durante 20 minutos. Servir morno ou à temperatura ambiente. 
    Conselho: Cozer as beringelas ao vapor durante 15 minutos em vez de fritar para obter uma receita mais leve.  

     Fonte: Nestlé.pt

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tangle Teezer = Escova para desembaraçar o cabelo!



Tangle Teezer é a primeira de uma nova geração de escovas para desembaraçar o cabelo! 

Uma verdadeira inovação na forma de pentear, sem repuxar nem pressionar, retira suavemente e sem dor os nós do cabelo, proporcionando ainda uma agradável massagem ao couro cabeludo. 

Não mude o seu estilo de vida, mude antes a sua escova de pentear”.

Tangle Teezer é excelente para desembaraçar qualquer tipo de cabelo, consegue resultados impressionantes tanto em cabelo molhado ou seco, em homens, mulheres ou crianças, Penteia e desembaraça de forma rápida e suave, removendo o emaranhado do cabelo sem o partir.



                                                                                       Tangle Teezer Elite:


                                                                                    Tangle Teezer Compact :



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Gripe Water Babycol | Para o alívio rápido das cólicas do bebé e das noites dos papás!



Quando o problema são cólicas, a nossa sugestão é Gripe Water Babycol!!

Para o alívio rápido das cólicas do bebé e das noites dos papás!

Gripe Water Babycol é um suplemento alimentar para bebés e crianças, cujos ingredientes ativos contribuem para o alívio das cólicas, refluxo e desconforto gastro intestinal.

O Gripe Water Babycol respeita a fórmula centenária original.

O Endro tem propriedades de um carminativo, que controlam os gases intestinais.

O Bicarbonato de Sódio é um anti-ácido, neutraliza o excesso de ácido no estômago.

O Gripe Water Babycol contém ingredientes naturais. Não contém álcool, açúcar e corantes.

Em Portugal o Gripe Water Babycol é bem conhecido pelas mamãs. A sua eficácia é real e comprovada pelos testemunhos em muitos fóruns independentes da internet:
“…eu estou a dar o Gripe Water ao meu filho desde que me indicaram e melhorou imenso das cólicas, quando experimento parar, fico novamente com cólicas. O meu bebé tem agora 3 meses” Becas

“…Grande Gripe Water, senhor das noites bem dormidas! Connosco resultou, ao meu bebé tirou as cólicas e aos papás deu noites bem dormidas!” Diana

“Eu também dei Gripe Water ao meu filho e foi milagroso!” Ana

Uso recomendado:
- Bebés de 1 a 6 meses: tomar 5ml após cada amamentação. Pode tomar até 6 vezes diárias.
- Bebés de 6 a 12 meses: tomar 10ml após cada amamentação. Pode tomar até 6 vezes diárias.

 Embalagem com 100ml.

Infecções Urinárias: como prevenir e identificar as suas causas!


Calcula-se que 25 a 30% das mulheres entre os 20 e os 40 anos desenvolvam infecções urinárias em alguma altura da sua vida. A parte pior é que muitas delas podem desenvolver episódios recidivantes.

As infecções urinárias resultam da invasão e multiplicação de bactérias na urina e respectiva inflamação da bexiga e/ou nos rins. Podem ser complicadas ou não-complicadas.

Nas complicadas, existem factores de agravamento (imunodepressão, diabetes, abuso de analgésicos e múltiplas doenças urológicas) que colocam em risco os rins e a sua função ou a própria vida. Também as infecções provocadas por micróbios que provocam cálculos renais são consideradas complicadas.

As não-complicadas podem causar sintomas desagradáveis e eventualmente severos, mas não são graves em termos de risco renal ou de vida.

Podem também ser agudas, crónicas ou recorrentes, neste caso com duas hipóteses: por recaída (o mesmo micróbio que provocou a primeira infecção ficou apenas adormecido com a terapêutica instituída e volta a acordar pouco tempo depois) ou por reinfecção (um micróbio independente da primeira infecção, já curada, invade o aparelho urinário pouco tempo depois).

Quais são as causas?
A infecção urinária é causada por bactérias que se encontram ao nível do recto, ânus, vulva e vagina e que penetram ascendentemente (através da uretra) no aparelho urinário. Escherichia coli, proteus mirabilis, pseudomonas, enterococus e klebsiella são as bactérias mais frequentes no desenvolvimento deste tipo de infecção.

Apesar da uretra e da bexiga estarem munidas de mecanismos de defesa, existem hábitos e doenças que os prejudicam ou estimulam a agressividade das bactérias.

Entre eles destacam-se a fraca ingestão de líquidos, o esvaziamento vesical incompleto e pouco frequente, doenças que provoquem obstrução urinária e certos tratamentos agressivos com invasão do aparelho urinário ou alteração da flora microbiana periuretral.

Os sintomas de infecção urinária variam de pessoa para pessoa e conforme o tipo de infecção que a afecta.

Se a bexiga for o órgão atingido, a infecção denuncia-se através do desconforto ou peso no baixo ventre, dor e ardor ao urinar, micção mais frequente e em pequenas quantidades, por vezes com dificuldade e urina turva (pode cheirar mal). Raramente há febre.

Se o rim for o órgão atingido, a pessoa tende a sentir dor na região lombar que pode simular cólica e febre elevada.

Na mulher grávida, as infecções urinárias são mais frequentes e muitas vezes, na sua fase inicial, não apresentam sintomas. Podem ter consequências graves para a mãe ou para o feto.

No homem, desconforto na região do baixo ventre, dificuldade e ardor ao urinar e aumento da frequência das micções, com urina turva. Muitas vezes há febre elevada, arrepios e dores no corpo.

Em bebés ou crianças, verificam-se sintomas vagos como falta de apetite, atraso no desenvolvimento, febre baixa e irritabilidade anormal.

Quem corre maior risco?
Geralmente, são as mulheres que mais sofrem de infecções urinárias, sobretudo devido ao comprimento da uretra. A feminina mede cerca de 3 a 4 cm e a masculina 10 a 15 cm, pelo que está, naturalmente, mais protegida.

Para além disso, há uma maior incidência em jovens adultas sexualmente activas já que, durante as relações sexuais, com a massagem da uretra, as bactérias são empurradas para a bexiga.

Após a menopausa, também se verifica uma maior incidência por causa do menor nível de estrogénios e consequente diminuição da mucosa vulvar, vaginal e ureteral, barreiras naturais à invasão de bactérias.

Existem dois tipos de tratamento para as infecções urinárias

Tratamento antimicrobiano (antibiótico): É escolhido em função da bactéria em causa e do historial clínico do doente. 

Tratamento urológico: Faz a drenagem e a remoção de factores predisponentes, de manutenção e de agravamento. 

Como prevenir as infecções urinárias?
Eis alguns passos que pode seguir para evitar este tipo de infecção:

Aumente a ingestão de líquidos e de alimentos que contenham água (fruta e vegetais).
Urine regularmente ao longo do dia, pois facilita a eliminação das bactérias que possam existir na bexiga e perto do meato urinário.
Faça a sua higiene da frente para trás, de forma a evitar que as bactérias sejam deslocadas do ânus para a zona do tracto urinário.
Aconselha-se a micção após as relações sexuais, porque facilitará a eliminação de bactérias que possam ter migrado para a bexiga.
Alimente-se correctamente. As pessoas cuja mucosa da bexiga é sensível devem evitar o consumo de café, citrinos, bebidas alcoólicas e comidas muito condimentadas.

Como suplementos recomendamos:

Clear U - Cranberry
Arkocápsulas Uva Ursina
Cranberry com Vitamina C da Solgar
Cystiregul
Cystiregul Plus
Cranberry da Nutratec


Texto: Madalena Alçada Baptista, saúde.sapo.pt

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Já conhecem a linhaça?

Já devem ter ouvido falar numa sementinha que possui um alto poder nutritivo.
De quem falamos??
Da Linhaça!

Os benefícios são muitos: prevenção do cancro de mama, ajuda a normalizar os níveis de glicose e colesterol no sangue, colabora com o bom funcionamento do intestino e pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento.

Como tem o poder de diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso, a semente pode ser usada como uma forte aliada na luta contra a balança. Além disso, ela é rica também em Ómega 3, Ómega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (mau colesterol) e a manter a saúde do coração em dia.

É também uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

• Para consumir a linhaça com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois ela perde os seus nutrientes ao longo do tempo.
• A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.
• O azeite de oliveira é óptimo para amenizar o sabor forte da semente.
• Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente.
• Não adianta consumir a linhaça em quantidade exagerada – o indicado é de 1 a 2 colheres de sopa por dia - pois pode interferir no processo de absorção de nutrientes.

Não importa como a linhaça será consumida: seja em forma de sumo, tempero ou misturado com outros alimentos, o importante é que ela seja usada diariamente!


Solução caseira para baixar o colesterol!
Para baixar o colesterol e melhorar a saúde do vosso coração, podem usar um tratamento natural, muito benéfico para este tipo de problema.
Para tal, triturem 2 colheres de sopa de sementes de linhaça e reduzam-nas a pó. De seguida misturem nas principais refeições, que pode ser na sopa, no leite, ou em qualquer outro tipo de alimento.
Façam este tratamento regularmente, durante 1 mês no mínimo.
A linhaça tem esta propriedade e muitas outras, como a possibilidade de ajudar a emagrecer também!



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Como prevenir o cancro da próstata?

Estudo demonstra benefícios de comer nozes para prevenir cancro da próstata.

Custa a crer que algo tão simples como uma noz pode salvar vidas.

Segundo um estudo recentemente publicado pelo British Journal of Nutrition, uma dieta rica em nozes pode ajudar a reduzir o risco de sofrer de cancro da próstata de forma significativa.

A investigação, encabeçada por um médico da Universidade da Califórnia, demonstra que os tumores da próstata presentes em ratos alimentados com o equivalente a 85 gramas de nozes por dia eram 50% mais pequenos e cresciam 30% mais lentamente do que os tumores nos restantes ratos do grupo de amostra do estudo.

A chave para usufruir deste benefício deve passar por incluir este delicioso fruto seco numa dieta equilibrada juntamente com muitas frutas e verduras, para além de outras múltiplas substâncias saudáveis no organismo, entre elas ácidos gordos como o Ómega 3, vitamina E, polifenois e anti-oxidantes.

Estudos recentes em ratos com cancro da mama, apresentaram resultados semelhantes na redução do crescimento de tumores. Note-se que, em Portugal, morrem por ano entre 1500 e 1800 homens por cancro da próstata, representando a segunda causa de morte por cancro no homem, números que podiam baixar se todos os homens se submetessem a uma vigilância anual a partir dos 50 anos.

Fonte: saude.sapo.pt


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Figo, o diurético!

Gostam de figos?

Sabiam que eles ajudam a combater a retenção de líquidos e a obstipação

Saborosos, suculentos e muito nutritivos!

O figo está indicado para grandes reposições de energia e, por isso, é bastante consumido por atletas profissionais.

Os figos são também ricos em potássio, cálcio, fósforo, fibras e niacina (vitamina B3), vitamina A e C.

É também um alimento muito adequado a quem sofre de prisão de ventre, já que funciona como um excelente laxante, estando ainda recomendado para problemas digestivos, de fígado, inflamações de boca e gengivas, catarro ou bronquites.

Mas uma das melhores qualidades do figo é o seu efeito diurético e depurativo do sangue.

É bom ainda para reduzir os níveis de colesterol e curar constipações ou gripes.

No entanto, e por ser um alimento com muito açúcar, não deve ser consumido por quem tenha diabetes ou restrições alimentares.

Por ser um fruto muito frágil, deve ser guardado no frigorífico, envolvido em película transparente e consumido no máximo em três dias.