quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Combate natural contra gripes e constipações!

Chegou o tempo das arreliadoras e por vezes, assustadoras gripes e constipações! Mantenha-se saudável e preparado para o combate que se avizinha.

Suplemente-se com vitamina C, Zinco, equinácea e outros suplementos.

Começa-se por sentir dor e a garganta arranhada. É só uma alergia ou um efeito da mudança do tempo, pensamos nós.
Depois, vem a chatice do nariz, constantemente a pingar, a tosse, dores de cabeça, dores no corpo, febre, etc... Agora já não há que enganar - está com uma constipação! Ou, talvez, seja uma gripe. Confuso, não?

Todos os anos, cerca de 50% da população portuguesa fica constipada e uma percentagem muito significativa "apanha" gripe.

Apesar destas prevalências elevadas, muita gente não percebe a diferença entre gripes e constipações, ou como preveni-las e tratá-las.

Constipações
Sintomas e modo de contágio 
Contrariamente àquilo que pensa a maioria das pessoas, o tempo frio, as alterações de temperatura e a chuva, não causam constipações e gripes. As constipações são causadas por vírus, sendo os mais comuns os rhinovirus. Estes são mais activos durante o Outono e a Primavera. O modo de contágio mais frequente é pelo aperto de mão. Os vírus que causam a constipação instalam-se no nariz e na faringe, provocando infecções que estimulam o sistema imunitário a lançar uma resposta inflamatória contra os invasores. Pode parecer-lhe estranho, mas os sintomas da constipação, representam a tentativa do nosso corpo a eliminar os vírus.
Os sintomas mais comuns são: espirros, nariz a pingar, tosse, dores de cabeça, olhos congestionados e garganta inflamada e febre.
De um modo geral, as constipações duram cerca de uma semana e acabam por ser controladas, sem causar grandes problemas.
Ocasionalmente podem evoluir para gripe, bronquite, ou pneumonia.

Gripes 
Vírus influenza causa sintomas mais severos
As gripes são causadas por um vírus diferente, denominado influenza e pode permanecer activo durante um mês no organismo humano. Esta infecção causa sintomas mais severos do que o vírus da constipação, incluindo tosse seca ou produtiva (com expectoração), dores de cabeça, dores musculares em todo o corpo e fadiga. A febre instala-se e, num dado momento, uma pessoa sente-se extremamente quente e, logo após, com arrepios de frio e a tremer. Podem também ocorrer náuseas e vómitos.
Estes vírus surgem durante epidemias, de maneira que quando se ouve dizer que "anda por aí o vírus da gripe", o melhor a fazer é fortalecer as suas defesas!
O vírus influenza infecta o tracto respiratório e os sintomas iniciam-se, geralmente, 3 dias após o contágio.
A tosse é mais predominante na gripe que nas constipações. A febre é mais forte durante a gripe e pode também durar mais tempo, até uma semana, enquanto que nas constipações, geralmente não dura mais que um ou dois dias.
A febre é um dos meios que o nosso corpo tem para eliminar a infecção e, por consequência, faz parte do processo de cura. A não ser que a febre seja muito alta ou dure muito tempo – eliminá-la através dos medicamentos não é uma boa ideia.

Como travar a propagação?
Uma vez que o nariz e os olhos são as principais fontes de transmissão das gripes e constipações, evitar pôr o dedo no nariz ou nos olhos (especialmente, após ter estado em contacto com uma pessoa infectada) ajuda a prevenir a propagação dos vírus.
Se quando estivermos constipados, tossirmos ou espirrarmos para as mãos e, depois tocarmos em qualquer coisa – um puxador de uma porta, a mão de outra pessoa – o mais provável será que a outra pessoa fique também contaminada, caso o seu sistema imunitário não esteja suficientemente fortalecido. Por isso, uma das melhores maneiras de prevenir a doença e/ou espalhar o vírus, é a lavagem frequente das mãos e assoar-se uma só vez a lenços descartáveis.

Remédios Naturais 
Vários estudos demonstraram que os medicamentos que se costumam tomar, na realidade, em vez de fortalecerem o nosso sistema imunitário, enfraquecem-no!
Os seguintes suplementos nutricionais e herbais são o melhor que a Natureza nos oferece para prevenir e tratar as gripes e constipações.

1 - Vitamina C 
Um dos suplementos mais importantes para combater as gripes e constipações. Fortalece o sistema imunitário por distintos modos de acção. Tomar 2 a 5g por dia, em doses divididas ao longo do dia, dependendo da tolerância e do hábito - se é consumidor habitual de suplementos de vitamina C, deverá aumentar mais a dosagem. Esta vitamina, para ser melhor absorvida e mais eficaz, deve ser tomada juntamente com bioflavonóides.

2 - Vitamina A/Beta-Caroteno
Esta vitamina é, particularmente, importante em situações de infecções respiratórias graves.
O beta-caroteno, convertido em vitamina A no fígado, encontra-se em grandes quantidades nos vegetais verdes escuros e nas cenouras.
Tomar 100.000 a 200.000 U.I. de vitamina A ou beta-caroteno, durante 4 a 5 dias. Se estiver grávida ou a amamentar não tomar mais que 10.000 U.I./dia.

3 - Equinácea (Echinacea purpurea) 
Esta planta é bem conhecida cientificamente e usada popularmente, desde há centenas de anos, pelas suas propriedades anti-inflamatórias e pela sua acção antibiótica e anti-viral, sendo, por isso, um suplemento de eleição no combate às constipações e gripes.
Recomenda-se 500 mg,3 vezes por dia, aos primeiros sinais de constipação ou gripe; pode engolir ou deixar desfazer os comprimidos na boca. Pode-se também tomar um extracto em gotas – 20 a 40 gotas, 3 a 5 vezes por dia, antes das refeições.

4 - Zinco 
Tal como a vitamina C, este mineral possui várias propriedades anti-virais e imuno-estimulantes, sendo particularmente eficaz no tratamento dos sintomas das constipações e gripes.
Tomar 30 a 60 mg/dia, em comprimidos ou pastilhas de chupar.

5 - Extracto de Alho Envelhecido 
Este é o suplemento de alho mais investigado em todo o mundo. Está bem documentada a sua acção imuno-estimulante. O E.A.E. Kyolic estimula vários factores imunes, tais como a actividade dos macrófagos dos linfócitos T e das células NK.
Um estudo científico levado a cabo com o E.A.E. sobre o vírus influenza demonstrou que este suplemento de alho foi tão eficaz quanto a vacina contra o citado vírus.

Dieta e Estilo de Vida
As seguintes medidas irão contribuir para o fortalecimento do seu sistema imunitário, para que possa combater com mais eficiência os vírus. Por outro lado, podem ajudar a diminuir a severidade e a duração das constipações e gripes.

1 - Beber vários copos de água por dia (2,5 a 3 litros). 
Os vírus desenvolvem-se bem em ambientes secos e, por isso, a água ajuda a manter as membranas mucosas da garganta e do nariz húmidas, criando um ambiente de resistência à multiplicação dos vírus. A água ajuda também a eliminar as toxinas do organismo, contribuindo para uma melhor acção dos glóbulos brancos. Pode-se beber água, chás de plantas medicinais e sumos naturais de frutas diluídos em água.

2 - Diminuir o consumo de açúcares: 
Bolos, bolachas, refrigerantes, sumos concentrados, mel, chocolates, etc., já que estes enfraquecem o sistema imunitário.

3 - Fazer refeições leves, à base de sopas, batidos, chás, água, no período mais agudo da infecção.

4 - Descansar muito e relaxar, fortalece o sistema imunitário.
O stresse e a falta de sono, são percursores comuns para o desenvolvimento de gripes e constipações.

Revista EcoNews Nº 4

Sem comentários:

Enviar um comentário