segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ingerir nozes diminui 33% de risco do cancro mais letal, diz estudo.


Ingerir nozes duas vezes por semana pode reduzir em mais de um terço o risco de cancro no pâncreas, considerado o tumor mais mortífero.
A pesquisa que traz a informação foi realizada na Harvard School of Public Health, em Boston, nos EUA.

No levantamento, foram considerados os diferentes tipos de nozes comestíveis. Segundo os pesquisadores, os resultados, publicados no British Journal of Cancer, oferecem esperança na prevenção de uma das formas da doença com alta taxa de mortalidade.

Por ano, cerca de oito mil pessoas no Reino Unido são diagnosticadas com cancro de pâncreas, órgão que tem a função de produzir enzimas que ajudam a “quebrar” a composição da comida e liberar insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue.

De acordo com especialistas, a causa da doença ainda permanece em grande parte desconhecida, embora os fumadores possam ter risco ligeiramente maior, assim como aqueles que sofrem de pancreatite crônica - uma infecção persistente, muitas vezes provocada por pedras na vesícula.

O cancro no pâncreas mata 97% de suas vítimas dentro de cinco anos. Muitos vivem apenas meses com a doença...
Informações do Daily Mail.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Spirulina


A
spirulina é uma alga microscópica azul-verde de água doce, com forma de uma espiral, constituindo um alimento bastante nutritivo, com cerca de 60%-70% de proteína de fácil absorção (quando comparada com a carne vermelha ou a soja), que contém todos os 8 aminoácidos essenciais existentes, sendo que, na globalidade apresenta 18 aminoácidos no total.

É ainda rica em vitaminas A, B1, B2, B6, E e K e, também, uma fonte abundante de clorofila, minerais, fitonutrientes e enzimas. É anti-inflamatório, anti-alérgico e ajuda a melhorar a performance física e desportiva.
Tem um forte poder desintoxicante, graças à clorofila, o pigmento responsável pela sua cor, que tem uma forte acção antibacteriana e que auxilia o organismo a eliminar toxinas. Tem também todos os aminoácidos essenciais e muitas vitaminas (A, B1, B2, B6, E e K).
É ainda de destacar o seu papel a nível cerebral e mental, assim como no fortalecimento do sistema imunitário.

 É rica em ferro e, adjuvada com ficocianina (pigmento azul), aumenta a biodisponibilidade deste mineral.

Assim, a spirulina é uma excelente fonte vegetariana de ferro não hémico. Outros importantes minerais encontrados na spirulina incluem cálcio, cromo, zinco e iodo. 
Spirulina também é rica em ácidos gordos essenciais, como GLA, EPA e DHA e um vasto espectro de vitaminas do complexo B que ajudam o organismo a utilizar estes óleos essenciais. 
Disponível em cápsulas e em pó.

Em pó podem adicionar a batidos, sumos, saladas ou sopas. 

Suplementos Recomendados de Spirulina:
Spirulina Powder Now
Spirulina Now
Spirulina 500 Bio

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fórmula Brasileira: Detox + Burn


A Fórmula mais aguardada chegou à Enetural - Fórmula Brasileira!

Ajuda a queimar gordura e a desintoxicar o organismo.
É composta por duas fórmulas, a Fórmula DETOX e a Fórmula BURN, que funcionam em conjunto para a obtenção de melhores resultados .

Fórmula DETOX
Sene
O sene, nome científico Cassia angustifolia, é uma planta medicinal, muito cultivada na índia e atualmente facilmente encontrada em lojas especializadas em produtos naturais. O Sene é muito utilizado para tratar problemas do trato intestinal.

Cáscara-Sagrada
A sua principal função é ajudar na prisão de ventre, através de uma ação laxativa e de aumento do tônus do cólon. Produz uma excitação intestinal leve e suave, regulando o peristaltismo.

Alcachofra
A Alcachofra é uma planta que, pela sua riqueza em cinarina e outros componentes ajuda a:
- Facilitar a digestão;
- Estimular o fígado a produzir bílis;
- Estimular a eliminação renal de líquidos;
- Baixar os níveis de colesterol;
- Proteger o fígado.
A planta para as digestões que protege o fígado
A folha da Alcachofra é utilizada com sucesso para ajudar a facilitar as digestões e melhorar as funções de eliminação do fígado e da vesícula.
O constituinte maioritário da folha é a cinarina, que possui propriedades coleréticas (estimula o fígado a produzir a bílis), hepatoprotectoras (protege o fígado) e hipocolesterolemiantes (ajuda a baixar os níveis de colesterol).
A folha da Alcachofra contém ainda esteróis, magnésio, potássio entre outros componentes, o que a torna mais eficaz nos casos em que a totalidade dos compostos da folha estão presentes.

Dente de leão
Uma planta que actua como um tónico hepático e digestivo.
Estimula o funcionamento renal (aumenta a diurese e repõe o potássio), sendo, por isso, eficaz na retenção de líquidos e em regimes de emagrecimento como depurador. Faz descer os níveis de glicose.

Aloe vera
Aloé Vera é um poderoso regenerador celular, forte antioxidante, que permite renovar as células e fortalecer o sistema imunitário, dando ao nosso organismo o que ele necessita para estar devidamente equilibrado, permitindo assim que o nosso próprio corpo combata os distúrbios orgânicos.

Passiflora e 5-HTP
O extracto de Passiflora, conhecida como a flor da paixão ou Maracujá, está indicado em casos de ansiedade, tensão, insónia e irritabilidade.
O 5-HTP é um metabolito do aminoácido triptofano, percursor directo da serotonina, um importante neurotransmissor inibidor que é segregado pelo nosso organismo, como resposta a alterações emocionais ou de humor. Para o triptofano puder passar a barreira hematoencefálica e ser convertido em serotonina para ser usado pelas células nervosas, tem de se encontrar no formato 5-Hidroxitriptofano.
Regra geral, baixos níveis de serotonina estão relacionados com a ocorrência de depressões. Elevar os seus níveis vai ter um efeito positivo na diminuição dos sintomas depressivos, aumentar a auto-estima, controlar o apetite e regularizar o sono.

Fórmula BURN
Chá verde
O Chá Verde (Camellia sinensis) é uma planta termogénica que aumenta o metabolismo, permitindo que este queime mais gordura, mesmo em repouso. Estimula também o sistema nervoso central, o que permite obter mais energia. Contém polifenóis, dos quais os mais importantes são as EGCG, que têm uma ação direta sobre as células gordas, inibindo a sua formação e induzido a sua destruição. De acordo com alguns estudos, a cafeína contida no extrato de chá verde é mais eficaz a promover a oxidação da gordura corporal do que a cafeína isolada, isto devido à associação com os polifenóis. O Chá Verde atua então, como estimulante do sistema nervoso central, acelerando a conversão das reservas de gordura em energia e vitalidade.
Além disso, também atua como diurético, eliminando o excesso de água do organismo, evitando a retenção de líquidos. Ajuda também a reduzir a absorção intestinal do colesterol alimen¬tar e exerce um forte efeito antioxidante.

Guaraná
Guaraná é actualmente a matéria vegetal mais rica em cafeína que se tem conhecimento. A sua riqueza em bases púricas, nomeadamente a cafeína, vai aumentar o metabolismo activando a combustão das gorduras acumuladas. Esta reacção está directamente relacionada com o aumento da libertação das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) as quais vão activar a cadeia de AMP cíclico que culmina com a “queima” das gorduras acumuladas dentro das células gordas. Por estes motivos o Guaraná é uma planta particularmente útil nos regimes para perda de peso.

Laranja amarga
As folhas e as flores da Laranjeira-amarga têm sido tradicionalmente utilizadas pelo seu efeito calmante nos casos de nervosismo. Recentemente foram descobertas as propriedades adelgaçantes na casca do fruto. Estas propriedades são devidas a uma substância – a sinefrina – que pode ser encontrada no pericarpo (parte interior da casca). A sinefrina actua nuns receptores específicos localizados na superfície das células gordas (adipócitos). Esta substância possui uma tripla acção: ajuda no desarmazenamento das gorduras, na sua combustão e no aumento da produção de calor (efeito termogénico). Deste modo a sinefrina tem uma actividade importante na regulação do peso corporal em complemento de medidas dietéticas.

L-carnitina
A Carnitina é um aminoácido completo (dipeptideo), formado por dois aminoácidos (metionina e lisina), produzida de forma endógena nos rins e no fígado. A L-carnitina ajuda a transportar a gordura do citoplasma para a mitocôndria onde é oxidada, funcionando como fonte de energia, sendo muito utilizada a nível de suplementação como precursora da gordura, apresentando ótimos resultados como coadjuvante nas terapias da obesidade.

Cacau
A sinergia do cacau e da laranja amarga estimula a termogénese, ajudando a remover e queimar gorduras.

Uso recomendado da Fórmula Brasileira
Frasco DETOX: 1 comprimido 2 vezes ao dia, antes das refeições.
Frasco BURN: 1 comprimido 2 vezes ao dia, depois das refeições.

Apresentação da Fórmula Brasileira: 60 comprimidos DETOX + 60 comprimidos BURN.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cecrisina Energy = Multivitamínico + Produtor de energia.

Cecrisina Energy é um suplemento alimentar que contém as vitaminas B2, B6 e B12 que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia.

Cecrisina Energy é recomendado para:
- Redução do cansaço e fadiga;
- Melhoria do desempenho mental;
- Melhoria do funcionamento do sistema imunitário.

As vitaminas B2, B6 e B12 contribuem para a redução do cansaço e da fadiga.

O ácido pantoténico contribui para um desempenho mental normal.

As vitaminas B6 e B12 e o ácido fólico contribuem para o funcionamento normal do sistema imunitário.

Uso recomendado: Tomar 1 comprimido por dia.

Apresentação: Embalagem com 40 comprimidos.

Combate natural contra gripes e constipações!

Chegou o tempo das arreliadoras e por vezes, assustadoras gripes e constipações! Mantenha-se saudável e preparado para o combate que se avizinha.

Suplemente-se com vitamina C, Zinco, equinácea e outros suplementos.

Começa-se por sentir dor e a garganta arranhada. É só uma alergia ou um efeito da mudança do tempo, pensamos nós.
Depois, vem a chatice do nariz, constantemente a pingar, a tosse, dores de cabeça, dores no corpo, febre, etc... Agora já não há que enganar - está com uma constipação! Ou, talvez, seja uma gripe. Confuso, não?

Todos os anos, cerca de 50% da população portuguesa fica constipada e uma percentagem muito significativa "apanha" gripe.

Apesar destas prevalências elevadas, muita gente não percebe a diferença entre gripes e constipações, ou como preveni-las e tratá-las.

Constipações
Sintomas e modo de contágio 
Contrariamente àquilo que pensa a maioria das pessoas, o tempo frio, as alterações de temperatura e a chuva, não causam constipações e gripes. As constipações são causadas por vírus, sendo os mais comuns os rhinovirus. Estes são mais activos durante o Outono e a Primavera. O modo de contágio mais frequente é pelo aperto de mão. Os vírus que causam a constipação instalam-se no nariz e na faringe, provocando infecções que estimulam o sistema imunitário a lançar uma resposta inflamatória contra os invasores. Pode parecer-lhe estranho, mas os sintomas da constipação, representam a tentativa do nosso corpo a eliminar os vírus.
Os sintomas mais comuns são: espirros, nariz a pingar, tosse, dores de cabeça, olhos congestionados e garganta inflamada e febre.
De um modo geral, as constipações duram cerca de uma semana e acabam por ser controladas, sem causar grandes problemas.
Ocasionalmente podem evoluir para gripe, bronquite, ou pneumonia.

Gripes 
Vírus influenza causa sintomas mais severos
As gripes são causadas por um vírus diferente, denominado influenza e pode permanecer activo durante um mês no organismo humano. Esta infecção causa sintomas mais severos do que o vírus da constipação, incluindo tosse seca ou produtiva (com expectoração), dores de cabeça, dores musculares em todo o corpo e fadiga. A febre instala-se e, num dado momento, uma pessoa sente-se extremamente quente e, logo após, com arrepios de frio e a tremer. Podem também ocorrer náuseas e vómitos.
Estes vírus surgem durante epidemias, de maneira que quando se ouve dizer que "anda por aí o vírus da gripe", o melhor a fazer é fortalecer as suas defesas!
O vírus influenza infecta o tracto respiratório e os sintomas iniciam-se, geralmente, 3 dias após o contágio.
A tosse é mais predominante na gripe que nas constipações. A febre é mais forte durante a gripe e pode também durar mais tempo, até uma semana, enquanto que nas constipações, geralmente não dura mais que um ou dois dias.
A febre é um dos meios que o nosso corpo tem para eliminar a infecção e, por consequência, faz parte do processo de cura. A não ser que a febre seja muito alta ou dure muito tempo – eliminá-la através dos medicamentos não é uma boa ideia.

Como travar a propagação?
Uma vez que o nariz e os olhos são as principais fontes de transmissão das gripes e constipações, evitar pôr o dedo no nariz ou nos olhos (especialmente, após ter estado em contacto com uma pessoa infectada) ajuda a prevenir a propagação dos vírus.
Se quando estivermos constipados, tossirmos ou espirrarmos para as mãos e, depois tocarmos em qualquer coisa – um puxador de uma porta, a mão de outra pessoa – o mais provável será que a outra pessoa fique também contaminada, caso o seu sistema imunitário não esteja suficientemente fortalecido. Por isso, uma das melhores maneiras de prevenir a doença e/ou espalhar o vírus, é a lavagem frequente das mãos e assoar-se uma só vez a lenços descartáveis.

Remédios Naturais 
Vários estudos demonstraram que os medicamentos que se costumam tomar, na realidade, em vez de fortalecerem o nosso sistema imunitário, enfraquecem-no!
Os seguintes suplementos nutricionais e herbais são o melhor que a Natureza nos oferece para prevenir e tratar as gripes e constipações.

1 - Vitamina C 
Um dos suplementos mais importantes para combater as gripes e constipações. Fortalece o sistema imunitário por distintos modos de acção. Tomar 2 a 5g por dia, em doses divididas ao longo do dia, dependendo da tolerância e do hábito - se é consumidor habitual de suplementos de vitamina C, deverá aumentar mais a dosagem. Esta vitamina, para ser melhor absorvida e mais eficaz, deve ser tomada juntamente com bioflavonóides.

2 - Vitamina A/Beta-Caroteno
Esta vitamina é, particularmente, importante em situações de infecções respiratórias graves.
O beta-caroteno, convertido em vitamina A no fígado, encontra-se em grandes quantidades nos vegetais verdes escuros e nas cenouras.
Tomar 100.000 a 200.000 U.I. de vitamina A ou beta-caroteno, durante 4 a 5 dias. Se estiver grávida ou a amamentar não tomar mais que 10.000 U.I./dia.

3 - Equinácea (Echinacea purpurea) 
Esta planta é bem conhecida cientificamente e usada popularmente, desde há centenas de anos, pelas suas propriedades anti-inflamatórias e pela sua acção antibiótica e anti-viral, sendo, por isso, um suplemento de eleição no combate às constipações e gripes.
Recomenda-se 500 mg,3 vezes por dia, aos primeiros sinais de constipação ou gripe; pode engolir ou deixar desfazer os comprimidos na boca. Pode-se também tomar um extracto em gotas – 20 a 40 gotas, 3 a 5 vezes por dia, antes das refeições.

4 - Zinco 
Tal como a vitamina C, este mineral possui várias propriedades anti-virais e imuno-estimulantes, sendo particularmente eficaz no tratamento dos sintomas das constipações e gripes.
Tomar 30 a 60 mg/dia, em comprimidos ou pastilhas de chupar.

5 - Extracto de Alho Envelhecido 
Este é o suplemento de alho mais investigado em todo o mundo. Está bem documentada a sua acção imuno-estimulante. O E.A.E. Kyolic estimula vários factores imunes, tais como a actividade dos macrófagos dos linfócitos T e das células NK.
Um estudo científico levado a cabo com o E.A.E. sobre o vírus influenza demonstrou que este suplemento de alho foi tão eficaz quanto a vacina contra o citado vírus.

Dieta e Estilo de Vida
As seguintes medidas irão contribuir para o fortalecimento do seu sistema imunitário, para que possa combater com mais eficiência os vírus. Por outro lado, podem ajudar a diminuir a severidade e a duração das constipações e gripes.

1 - Beber vários copos de água por dia (2,5 a 3 litros). 
Os vírus desenvolvem-se bem em ambientes secos e, por isso, a água ajuda a manter as membranas mucosas da garganta e do nariz húmidas, criando um ambiente de resistência à multiplicação dos vírus. A água ajuda também a eliminar as toxinas do organismo, contribuindo para uma melhor acção dos glóbulos brancos. Pode-se beber água, chás de plantas medicinais e sumos naturais de frutas diluídos em água.

2 - Diminuir o consumo de açúcares: 
Bolos, bolachas, refrigerantes, sumos concentrados, mel, chocolates, etc., já que estes enfraquecem o sistema imunitário.

3 - Fazer refeições leves, à base de sopas, batidos, chás, água, no período mais agudo da infecção.

4 - Descansar muito e relaxar, fortalece o sistema imunitário.
O stresse e a falta de sono, são percursores comuns para o desenvolvimento de gripes e constipações.

Revista EcoNews Nº 4

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Celulite: a alimentação consegue mesmo ajudar?

Qual a solução para acabar com a celulite? Para a esmagadora maioria das mulheres, esta não é uma pergunta para um milhão de dólares… é para muito mais do que isso!

Alimentação, exercício, cremes, tratamentos, de tudo isto se enchem revistas, sites e blogues com vista à redução desse tenebroso problema que é a celulite. E, por norma, tudo o que aparenta ter muitas soluções implica que nenhuma delas seja particularmente boa e eficaz. Pelo menos, com a celulite é isso que acontece.

Em primeiro lugar, há que reconhecer que a celulite não constitui directamente um problema de saúde (apesar de poder influenciar fortemente a auto-estima de quem a possui), mas é sim uma manifestação relativamente normal que afecta mais de 80% das mulheres, independentemente do seu peso corporal. Ou seja, não ter celulite é que é a excepção.

Podemos ir até mais longe e dizer que, do ponto de vista metabólico, as mulheres estão quase que predispostas a ter celulite, funcionando o sedentarismo e os maus hábitos alimentares como gatilho. Senão vejamos: as flutuações hormonais existentes nas mulheres propiciam o aparecimento da celulite uma vez que os estrogénios possuem uma relação directa com a circulação sanguínea que, quando diminuída, deixa de aportar oxigénio suficiente à produção de colagénio.

Para além disso, as células gordas (adipócitos) das zonas mais críticas (coxas e rabo) das mulheres possuem um maior número de receptores alfa-adrenérgicos (resistentes à sua oxidação) do que beta-adrenérgicos, estando estes últimos mais presentes na gordura abdominal e visceral o que faz com que o organismo mobilize gordura preferencialmente destas zonas quando dela precisa para obtenção de energia. Confuso? Tudo isto quer no fundo dizer que as mulheres estão como que “programadas” para ter celulite, algo que no entanto se pode combater.

Qual é então a solução? Ao contrário de outros problemas de saúde ou estéticos, a celulite não tem uma “cura” na verdadeira acepção da palavra. Os problemas de circulação que potenciam esta situação podem ser parcialmente resolvidos, quer com a prática de exercício físico, quer com um ajuste da indumentária - a este nível é curioso constatar que a indústria da moda que recrimina a celulite, é a mesma que incute várias tendências de roupa demasiado apertada que, “cortando” a circulação, faz piorar o cenário.

Já no que diz respeito à alimentação, sendo a celulite parcialmente resultante de um processo inflamatório, todas as fontes alimentares de antioxidantes são de relevo, com a particularidade de a maioria delas ser igualmente rica em vitamina C, factor indispensável na produção de colagénio. As bagas (amoras, mirtilos, framboesas, morangos), laranja, kiwi, brócolos, pimento, agrião, couve-galega, chá verde, ervas aromáticas e especiarias podem ser bons exemplos de alimentos a privilegiar. Também a redução de alimentos excessivamente açucarados e salgados acarreta um benefício, pois o efeito do sal na retenção de líquidos e da produção exacerbada de insulina decorrente do açúcar só pioram este cenário.

Para muitas mulheres, o abuso de bolachas, chocolates e snacks salgados durante certos momentos do ciclo menstrual é quase um clássico, mas que deve ser evitado até aos limites do possível (não ter estes alimentos em casa é um começo). Já relativamente a cremes e tratamentos, existem algumas opções que podem de facto ajudar.

Em suma, não existe “o” alimento ou “o” exercício ideal para eliminar a celulite, mas sim um estilo de vida que a previna. Por maior predisposição genética que exista para este problema, não há nada que uma alimentação adequada e o exercício não consigam atenuar.

Em resumo:
- Exercício físico e alimentação equilibrada podem não ser por si só a solução para o problema, mas não os fazer apenas irá agravar a aparência da celulite.

Fonte: Pedro Carvalho, nutricionista

Como suplementos recomendamos:
Somatoline Redutor Intensivo noite
Slim Drainer Goldnutrition
Tropic Line
Trimgel
Emagril cápsulas Celulite
Arkocápsulas Ananás
Arkocápsulas Papaia
Gotu Kola Solgar
Centella Asiatica