quinta-feira, 26 de março de 2015

Uma tigela de quinoa por dia, nem sabe o bem que lhe faria!

Um estudo publicado na BMC Medicine garante que sim. É que as sementes de quinoa podem combater as doenças crónicas, bem como complicações respiratórias ou diabetes.

Uma tigela de quinoa por dia, nem sabe o bem que lhe faria, escreve o Telegraph.
Um estudo da Universidade de Harvard demonstra que uma tigela diária deste cereal reduz em 17% o risco de morte prematura por cancro, doença cardíaca, doença respiratória ou diabetes.
Não é novidade que os cereais integrais, como o trigo ou flocos de aveia, trazem benefícios para a saúde. Os cereais são ricos em fibra, minerais e antioxidantes, aumentam as resistências do sistema imunológico e mantêm os órgãos saudáveis.
Agora, os investigadores de Harvard estudaram as dietas de mais de 367.000 pessoas espalhadas por 8 estados americanos ao longo de 14 anos. Aqueles que comeram mais do que 34 gramas de cereal por 100 kcal por dia, reduziam o risco de morte prematura por 17%. Os resultados mantiveram-se, mesmo tendo em conta idades diferentes, o índice de massa corporal, o tabaco consumido e a actividade física feita.
“O nosso estudo mostra que a ingestão de cereais integrais e de fibra cereal reduz o risco de morte e de doenças crónicas” afirma a Dr. Lu Qi, a líder da investigação.
“Os nossos achados devem motivar futuros estudos, especialmente experiências clínicas e estudos experimentais que possam suportar ainda mais os efeitos benéficos dos cereais integrais e dos seus potenciais componentes, como a fibra e outros nutrientes”.
Quando foram estudadas as doenças crónicas, ficou provado que comer grãos e cereais traz grandes benefícios para a prevenção das mesmas, de inflamações e na redução entre 11% das mortes por problemas respiratórios, 48% das mortes por diabetes e 15% no risco de cancro.
A quinoa é incluída em muitas dietas, graças aos seus altos níveis de zinco, magnésio, cobre e ferro.

Fonte: http://observador.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário