terça-feira, 19 de maio de 2015

Nunca mais deitem as cascas de laranja, limão e banana para o lixo!


A casca dos frutos tem mais utilidade do que aquela que é lhe dada. Da próxima vez que usar um limão ou que comer uma laranja ou uma banana, não deite as cascas fora.
Reaproveite-as!


A casca do limão não serve apenas para os bolos ou para fazer chá. Segundo o site Fashion Mag, a casca deste fruto é um poço de surpresas e pode ser um enorme aliado para a sua saúde, beleza e limpeza da casa.


Fonte de vitaminas e minerais, a casca do limão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e tem um forte efeito antioxidante (principalmente na parte branca que rodeia os gomos). Além disso, contém entre cinco a dez vezes mais vitamina C do que o sumo do limão em si.

De acordo com a informação, os benefícios da casca do limão para a saúde incluem ainda a prevenção do cancro, o fortalecimento dos ossos, uma melhoria na higiene oral e um melhor funcionamento do trânsito intestinal. A melhor maneira de obter todos estes benefícios é ingerir diariamente infusão de casca de limão, seja quente ou fria.

A nível de cuidados de beleza, a casca do limão pode ainda ajudar a suavizar a pele dos cotovelos, para tal, basta juntar um pouco da casca a uma colher de chá de bicarbonato de sódio e envolver com algumas gotas de limão.

A casca do limão pode ser ainda usada para a limpeza e desinfeção da casa, devido às suas propriedades antibacterianas. Para uma limpeza ‘a fundo’ do seu micro-ondas é só colocar um pouco de casca de limão ralado e água numa taça de cerâmica e aquecê-lo à temperatura mais alta durante três minutos, ou até à mistura ferver. O vapor libertado irá ajudar a manter o micro-ondas limpo durante mais tempo.

Mas não é só a casca do limão que tem inúmeras utilidades. Também a da laranja oferece um vasto leque de opções, incluindo fibras dietéticas. Segundo o site, cada 100 gramas de casca de laranja possuem 10,6 gramas destas fibras.

Com uma elevada percentagem de vitamina C, a casca de laranja prima também pelo elevado nível de cálcio, fundamental para os ossos, coração, dentes, músculos e nervos. Mas não só: a casca deste citrino apresenta um enorme poder antioxidante, antibacteriano, antifúngico, antiviral, anticancerígeno e analgésico. E ainda ajuda a reduzir o mau hálito, diz a publicação.

De acordo com a Fashion Mag, uma mistura de casca de laranja e sal fervidos em água por 20 minutos pode reduzir os sintomas comuns da ressaca. E no que toca à beleza, a casca de laranja ajuda a reduzir as olheiras, a diminuir os portos e a eliminar a acne.

As propriedades da casca de laranja podem também ser usadas para eliminar odores, seja no forno, no frigorífico ou na despensa. Contudo, é preciso ter atenção ao seu estado, não deixando apodreça.

Para a sala, por exemplo, pode usar a casca de laranja como uma vela, para tal precisa, porém, de alguma habilidade pois a parte branca existente no centro dos gomos deve manter-se intacta pois irá funcionar como pavio. Assim sendo, descasque a laranja de forma a que a parte de cima que tem esse fio branco fique em forma de conha. Disponha algum azeite e acenda o ‘pavio’.

Também a casca de banana tem ‘mil e uma’ utilidades. Segundo o artigo, pode ser usada para tratar verrugas – colocando a parte interna casca em cima –, para aliviar irritações de pele ou picadas de mosquito.

Esfregar a zona afetada com acne com a parte interna da casca por vários minutos é um dos truques que pode adotar. Assim como massajar suavemente o contorno dos olhos com casca de banana para atenuar as rugas e as olheiras.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário