terça-feira, 15 de setembro de 2015

4 sintomas de sensibilidade alimentar

Fazer o diagnóstico de uma alergia alimentar é normalmente simples!
A reação ao alimento ocorre logo após a sua ingestão, sendo facilmente associada a sintomas como, comichão, borbulhas, inchaço, manchas ou transtornos gastrointestinais.
Ao contrário das alergias, as sensibilidades alimentares estão longe de terem uma deteção fácil!
Os sintomas são difíceis de relacionar com a alimentação, pois aparecem depois de horas ou até dias, após a ingestão de determinado alimento. Para além disso, a maioria das pessoas desconhece os sintomas da sensibilidade alimentar.
Na prática clínica, é cada vez mais frequente o diagnóstico de sensibilidades alimentares, muito relacionadas com a produção intensiva e o processo de modificação genética dos alimentos.
Glúten, lacticínios, soja e milho são os maiores culpados. 
Fiquem a conhecer alguns sinais de alerta!
Dores de cabeça
Tens dor de cabeça frequentemente, sem uma razão aparente?
A dor de cabeça é um sintoma bastante comum de sensibilidade alimentar.
Um estudo publicado em 2013 mostrou que 56% das pessoas com sensibilidade alimentar ao glúten tinham enxaquecas, problema que ficou resolvido com uma alimentação isenta de glúten.

Aumento de peso ou dificuldade em perder peso
Já experimentaste todas as dietas e nada funciona? Fazes exercício regularmente e continuas sem perder peso?
Sem diagnóstico ou consciência, o dano é repetido várias vezes, refeição após refeição.
Esta inflamação constante dificulta a perda de peso, independentemente das poucas calorias que ingiras ou de muito exercício que faças.

Cansaço
Sentes um cansaço inexplicável? Estás constantemente a recorrer a cafés ou outros estimulantes para te conseguires concentrar?
Quando ingeres um alimento que te provoca sensibilidade, o corpo envia um sinal que indica que está a ser “agredido”. Este sinal é a resposta inflamatória que leva à libertação de cortisol como anti-inflamatório. Esta sobrecarrega constante faz com que te sintas exausto sem que consigas identificar a causa.

Dor nas articulações
És demasiado jovem para teres dores articulares? Não és atleta mas tens dores nos joelhos como se fosses?
A dor pode ser passageira ou prolongada, mas a origem do problema é a mesma, a inflamação alojada nas articulações. Se isto te acontece, há uma grande possibilidade de teres alguma sensibilidade alimentar.
Fonte: http://www.inshape.pt/ BY 

Sem comentários:

Enviar um comentário