segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Benefícios do Arroz Vermelho

O arroz vermelho é um arroz integral de grão longo e de cor vermelha ou acastanhada, resultante dos seus pigmentos naturais.
Diferencia-se do arroz tradicional pelo facto de ser bastante rico em fibras e hidratos de carbono complexos, propriedades que aumentam a sensação de saciedade, constituindo deste modo um alimento recomendável na redução do peso e do apetite.

 Arroz Vermelho

ARROZ VERMELHO: O MAIS RECENTE AMIGO DO CORAÇÃO

Uma alimentação demasiado rica em gorduras, o excesso de peso e um estilo de vida sedentário são alguns dos factores que provocam o aumento do colesterol e incrementam o risco cardiovascular.

Apesar de ser mais difícil de encontrar, o arroz vermelho pode ainda ser confeccionado e consumido como o arroz tradicional. Cozido ou refogado, este alimento contém os mesmos benefícios, no entanto, por ter um sabor mais intenso.
É, por isso, aconselhável a redução dos temperos habitualmente utilizados durante a sua confecção.

Através do cruzamento da investigação molecular com as tradições asiáticas seculares da fermentação deste tipo de arroz, concluiu-se que a fermentação produz uma levedura de coloração vermelha que reduz os níveis de colesterol.
A eficácia da levedura de arroz vermelho resulta da presença de Monakolina K, substância que diminui a síntese de colesterol no fígado, tendo impacto na redução do colesterol total e do colesterol LDL.
Além disso, este arroz é também rico em antioxidantes, zinco e vitamina B6, elementos fortemente associados a benefícios contra o envelhecimento celular, imunidade e humor.

Em Portugal, a levedura de arroz de vermelho está disponível sob a forma de suplemento alimentar.

A levedura de arroz vermelho presente nestes suplementos destina-se a pessoas com aumentos ligeiros a moderados de colesterol e risco cardiovascular. Constitui ainda uma opção para pessoas que preferem soluções naturais, para pessoas que se consideram muito jovens para iniciar um tratamento farmacológico e uma mais valia para as pessoas intolerantes aos grupos terapêuticos utilizados para reduzir o colesterol.

Por sua vez, desaconselha-se o consumo da levedura de arroz vermelho a mulheres grávidas e em período de amamentação. De notar ainda, que em relação ao arroz vermelho, alguns estudos desaconselham o consumo de grandes quantidades deste tipo de arroz  a crianças e idosos, devido à possibilidade de efeitos secundários renais.

Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/ por Teresa Laginha, Médica especialista em Medicina Geral e Familiar
Artigo do parceiro: Nuno Noronha

Como Suplementos aconselhamos:
Red Yeast Rice GoldNutrition Clinical
BioActivo Arroz Vermelho - Red Yeast Rice

Sem comentários:

Enviar um comentário