terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Bebidas Isotónicas para o Trail

Bebidas hipotónicas, isotónicas e hipertónicas... Mas o que raio é isto e em que se insere por exemplo no Trail?

 Hidratação no Trail

Quando falamos numa prova tão intensa como o Trail, há dois factores que nos chamam a atenção no que diz respeito à fadiga como limitadora da performance: a desidratação e a depleção de glicogénio.

Apesar de sabermos que ambos estão directamente ligados a uma melhor performance, a quantidade de fluidos e hidratos de carbono que devem ser ingeridos dependem de vários factores que devem ser alvo de avaliação por parte dos atletas.
A natureza e duração da prova, as condições climatéricas, o estado nutricional, e as características pessoais do atleta são considerações essenciais para uma hidratação personalizada e adequada.

 

Neste contexto existem no mercado inúmeras bebidas desportivas e por vezes as dúvidas instalam-se. 
 Hidratação no Trail

Hipotónico, Isotónico, Hipertónico? O que escolher?
De modo resumido uma bebida hipotónica promove a hidratação, uma bebida isotónica hidrata enquanto fornece hidratos de carbono e por último as hipertónicas têm objectivo de fornecer altas doses de hidratos de carbono.
Hipotónica
Uma bebida hipotónica contém cerca de 2 a 4 g de hidratos de carbono por 100ml e < 50 mg de sódio. Por terem baixa osmolaridade são eficazes na hidratação embora não forneçam grande quantidade de hidratos de carbono.
Ideais em provas com menos de 60 minutos e intensidade leve a moderada.
Isotónica 
Estas bebidas contêm por volta de 6 a 8 g de hidratos de carbono por 100ml e 50 a 70 mg de sódio por 100ml. Por terem maior quantidade de HC promovem não só a hidratação como a reposição de glicogénio. As bebidas isotónicas podem assim melhorar a performance em exercícios de duração superior a 60 min e alta intensidade ou intensidade moderada em durações superiores a 90 min.
Hipertónica
Uma bebida hipertónica, normalmente contém >10g de HC por 100ml, raramente contem eletrólitos. O foco principal deste tipo de bebida (gel) é a reposição de glicogénio. A maior quantidade de HC presente faz com que tanto o esvaziamento gástrico como a absorção de fluidos no intestino sejam mais lentos, não sendo por isso ideais na hidratação.
Quando escolhemos o timing e o tipo de bebida a escolher temos de ter em conta alguns factores importantes como a performance do atleta, a intensidade do esforço e a concentração da bebida isotónica preparada em pó pelo próprio consumidor.
 4 Active Electrolytes GoldNutrition
Resumindo, a preparação de uma bebida pelo atleta, tende a variar ligeiramente as concentrações mediante as condições atmosféricas, procurando bebidas entre o hipotónico e o isotónico para provas em condições de altas temperaturas ou de rápida desidratação. Baixa quantidade de hidratos e alta quantidade de sais temos como o exemplo das saquetas de eletrólitos.
Devemos, portanto, em provas de longa duração (Trail Longo ou Ultra Trail), procurar um equilíbrio entre a hidratação na reposição de sais (bebidas hipotónicas e bebidas isotónicas) e a reposição de glicose que mais tarde se tornará em fonte de energia para os músculos (glicogénio) que é encontrada em bebidas hipertónicas!  
Fica a dica ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário