quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Chá Verde Vs Estados depressivos em idosos

Um consumo mais frequente de chá verde está associado a uma menor prevalência de sintomas depressivos na população idosa domiciliada. 

De acordo com os resultados de um estudo reportado na edição de Dezembro do American Journal of Clinical Nutrition.
Segundo o Dr. Hideko Takahashi, da Tohoku University Graduate School of Biomedical Engineering em Sendai, Japão, e os colegas, o chá verde é conhecido por ter vários efeitos benefícios nos humanos, anti-stress, anti-inflamatórios entre outros; apesar destas descobertas do estudo poderem estar associados ao desenvolvimento e progressão dos sintomas depressivos, nenhum estudo investigou a relação entre o consumo de chá verde e os sintomas depressivos nos idosos domiciliados.

O objectivo do estudo foi avaliar a associação entre o consumo de chá verde e os sintomas depressivos em 1058 idosos Japoneses reformados com 70 anos que com frequência consumiam chá verde.
Um auto questionário foi usado para determinar o consumo de chá verde. Foi usada a escala para a depressão geriátrica o 30 para avaliar os sintomas depressivos, com um cutoff de 11 que indicavam uma depressão média a severa e um cuttoff de 14 que indicava sintomas depressivos severos. O uso de anti-depressivos foi também considerado para indicar os sintomas depressivos.

Segundo os autores do estudo um consumo mais frequente de chá verde foi associado a uma menor prevalência de sintomas depressivos na comunidade dos reformados apesar de existirem algumas limitações do estudo.

Como suplementos recomendamos:

Sem comentários:

Enviar um comentário