sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Guerra aos Radicais Livres!

Com o termómetro ainda a subir, as necessidades nutricionais do nosso corpo também tendem também a aumentar. 

Vivem pouco mais de milésimos de segundo, mas podem ser terrivelmente nocivos ao corpo humano.

Os radicais livres são o inimigo nº1 do corpo, moléculas instáveis produzidas pelas células, responsáveis pela sua oxidação e morte. 

Fora do organismo podem ser encontradas na poluição ambiental, na radiação solar, ultravioleta e electromagnética, em situações de stresse, no álcool e tabaco, alimentos ricos em gorduras saturadas ou mesmo no exercício físico intenso.

Apesar de não serem considerados prejudiciais em níveis normais, em excesso debilitam o organismo. 

Vários estudos comprovam que doenças como o cancro, a diabetes, doenças cardiovasculares e neurológicas, cataratas e envelhecimento precoce estão directamente associadas ao excesso de radicais livres.

O Verão e as temperaturas quentes exigem maiores defesas do organismo, uma vez que a acção dos radicais livres é maior. Os raios solares, por exemplo, são os principais produtores de radicais livres da pele, rompendo as fibras elásticas e o colagénio, acabam por causar o seu envelhecimento precoce. Para se defender, o organismo recorre aos nutrientes antioxidantes, o seu "escudo natural" contra os radicais livres.

Betacaroteno
 
Função: Antioxidante que estimula a produção de melanina e auxilia a pigmentação da pele, contribuindo para um bronzeado natural.
As suas propriedades antioxidantes retardam o envelhecimento da pele e são essenciais à visão.

Vitamina C
 
Função: É uma poderosa defesa natural contra a poluição e o stresse, pois protege o sistema imunitário, as células e os tecidos da oxidação.
É também benéfica para a pele, pois promove a formação do colagénio, substância que lhe dá firmeza.
Fundamental na cicatrização de feridas e no combate a infecções.

Vitamina E
 
Função: Antioxidante por excelência, protege as células de lesões (inclusive do cancro) e ajuda a prevenir coágulos sanguíneos, trombose e aterosclerose. É também benéfica para a pele.
 
Selénio 
Função: As propriedades antioxidantes deste mineral são benéficas ao coração e na prevenção do cancro, cataratas, degeneração macular e anti–envelhecimento.
Reduz a inflamação e estimula o sistema imunitário contra as infecções. É essencial para o cabelo, pele e visão saudáveis.

Coenzima Q10
 
Função: Desempenha um papel central no metabolismo energético e melhora a função cardíaca.
O seu potencial antioxidante aumenta a resistência física e energia disponível.
É também muito benéfico para a pele, sendo por isso usado em cremes anti-envelhecimento.

Luteína
 
Função: Um verdadeiro escudo antioxidante que protege os olhos, a pele e os tecidos contra os radicais livres e muito particularmente do sol. A luteína actua como um filtro da radiação solar e evita a degenerescência macular relacionada com a idade, que conduz à perda de visão.
 
OPCs (Complexo oligomérico de proantocianidinas) 
Função: Sendo um dos mais poderosos antioxidantes conhecidos pela ciência (20 vezes superior à vitamina C), os benefícios dos OPC´s são inúmeros.
Para além de protegerem os vasos sanguíneos do mau colesterol e aterosclerose, possuem também elevado potencial anti-inflamatório sobre a pele e varizes.
São por isso muito aconselhados em tempo de calor e praia.

Bioflavonóides
Função: Ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres, fortalecendo os vasos capilares, acelerando a cicatrização das feridas e a recuperação de entorses e lesões musculares.  

Ácido Alfa – Lipóico
Função: Antioxidante universal, tem a capacidade de combater os radicais livres em todos os tecidos do corpo, prolongando os efeitos antioxidantes da vitamina C e E no organismo. Sem a sua presença, as células não poderiam transformar a glucose em energia.

N-Acetil Cisteína (NAC)
 Função: Um aminoácido antioxidante que não pode ser obtido através da alimentação.
É particularmente eficaz contra as intoxicações do tabaco, álcool e poluição em geral, mas também contra doenças cardiovasculares e respiratórias.
Favorece a recuperação muscular, reduz a fadiga e o stresse oxidativo.
 
Função: Exercem uma poderosa acção anti-inflamatória no corpo, atenuando os efeitos negativos do calor a nível circulatório e diminuindo a viscosidade sanguínea.
Reduzem o risco de doença cardiovascular, pressão arterial elevada e colesterol, mas são também benéficos à pele, ao evitar inflamações e vermelhidão.

Sais Minerais
 
Função: Para além de serem fundamentais na formação dos ossos e dentes, mantêm o equilíbrio hídrico do corpo, auxiliando as vitaminas e enzimas na realização de processos metabólicos.
Uma boa hidratação é essencial no Verão – no mínimo 1,5 a 2l de líquidos por dia –, para evitar a desidratação do corpo e da pele.
Para os desportistas, as necessidades são ainda maiores uma vez que podem perder 1 a 2l de líquidos por hora de exercício.
Na hora de reabastecer, prefira as águas enriquecidas com sais minerais e as bebidas isotónicas, pois abastecem mais rapidamente o organismo.

Como Suplementos recomendamos:

Sem comentários:

Enviar um comentário