quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Suplementos amigos do coração

A acção de determinados suplementos na saúde do coração está documentada através de estudos científicos. É com base neles que se podem identificar aqueles que são considerados os melhores protectores do coração.

Antioxidantes: prevenção da oxidação do colesterol 
Níveis elevados do mau colesterol (LDL) constituem um risco para a saúde do coração. Mas pior é quando as LDL são oxidadas, tornando-se num perigo muito maior, podendo causar graves danos às artérias. Antioxidantes como a vitamina E, vitamina C e o Selénio são suficientes para prevenir a oxidação do colesterol.
Doses recomendadas para protecção cardíaca: vitamina C – 500 mg/dia; vitamina E – 200 U.I./dia; selénio – 200 mcg/dia.

Ácidos Gordos Ómega 3: estabilizadores de arritmias
Estes ácidos gordos são essenciais à saúde, sendo obtidos a partir de peixes de águas frias. Os Ómega 3 são essenciais para a saúde do coração, uma vez que contribuem para manter os níveis do colesterol e dos triglicéridos baixos, estabilizam as arritmias e reduzem a pressão arterial. Possuem ainda propriedades fluidificantes do sangue, reduzindo a possibilidade deste formar coágulos e provocar enfartes e AVCs.
Dose recomendada: 500 a 1800 mg de EPA e DHA por dia.

Proteína da soja: acção na acumulação das plaquetas
Um número elevado de estudos demonstrou que o consumo regular de proteína de soja reduz os níveis do colesterol total e do colesterol LDL. Adicionalmente, as isoflavonas que entram na composição da soja podem interferir com a acumulação e activação das plaquetas, factores que promovem o desenvolvimento da placa aterosclerótica dentro das artérias.
Dose recomendada: a FDA (Food and Drug Administration) recomenda 24 g de proteína de soja por dia para reduzir o risco de doença cardíaca.

Extracto de Alho Envelhecido (E.A.E.): prevenção de ataques cardíacos
Para quem está a tomar medicamentos para combater o colesterol ou apresenta alto risco de sofrer um ataque cardíaco, adicionar um suplemento especial de alho à dieta pode ajudar a salvar a vida. Investigadores da Universidade da Califórnia (E.U.A.) descobriram recentemente que o Extracto de Alho Envelhecido pode não só reduzir a formação da placa dentro das artérias do coração, mas também reduzir os níveis de homocisteína no sangue – sendo este considerado um factor de risco principal para a doença cardíaca.
Dose recomendada: 1800 a 2400 mg de extracto de alho envelhecido por dia.

Fibras: reduzir o nível do colesterol
As fibras têm uma grande capacidade de absorver água, formando como que um gel ao nível intestinal. Por este motivo, conseguem agregar sais de bílis e colesterol, eliminando-os pelas fezes. Tratam-se de fibras solúveis, detentoras de uma potente acção redutora do nível do colesterol. Por outro lado, revelam-se extremamente benéficas na regulação dos níveis de açúcar no sangue e no controlo do apetite. Exemplo de fibras solúveis: goma guar, glucomanano, fibra de aveia, cevada verde.
Dose recomendada de fibras solúveis por dia: 15 a 20 g

Vitamina B-6, B-12 e Ácido Fólico: diminuição dos níveis de homocisteína
A homocisteína é um composto intermediário que se transforma nos aminoácidos metionina e cisteína. Se houver carências de ácido fólico, vitamina B-12 ou B-6, a homocisteína acumula-se no sangue, activando os factores de coagulação do sangue, tornando-o menos fluido. Isto vai danificar as paredes das artérias e das veias, provocando cicatrizes nestas estruturas, podendo também modificar o colesterol-LDL e agravar a arteriosclerose.
Para diminuir os níveis de homocisteína, a Associação Americana do Coração recomenda as seguintes doses: 1 – ácido fólico: 400 mcg/dia; 2 – vitamina B-6: 2 mg; vitamina B-12: 6 mcg.

Sem comentários:

Enviar um comentário