terça-feira, 12 de março de 2013

Varicela - Causas, sintomas e tratamento

A varicela é causada por um vírus muito comum e extremamente contagioso (o vírus varicela-zoster, da família dos herpesvirus) geralmente contraído na infância. Saiba quais as suas causas, sintomas, como se contagia e como tratar.

O que é a varicela?
O seu filho não se tem sentido bem nos últimos dias, está febril, tem corrimento nasal (o nariz a pingar) e uma tosse ligeira. Um dia de manhã, levanta-se e vê uma erupção cutânea vesicular e percebe que o seu filho contraiu varicela.

O vírus da varicela transmite-se pelo ar, pela tosse e espirros, ou através do contacto direto com crianças infetadas. Mais de 90% dos casos de varicela ocorrem em crianças com menos de 12 anos de idade. Depois de contrair a doença uma vez, uma pessoa fica imune contra a varicela de forma permanente.

Depois de contactar com o vírus, os sintomas demoram cerca de 2 semanas a aparecer. A varicela começa com uma febre ligeira e é caracterizada por prurido e erupções cutâneas por todo o corpo, as quais começam a formar uma crosta passados alguns dias, até que vão caindo. O primeiro "rash" cutâneo e as primeiras vesículas aparecem no peito e na cara, alastrando depois para todo o corpo.

Em alguns casos, podem mesmo aparecer vesículas nas orelhas, na boca e nas pálpebras. As vesículas da varicela aparecem por surtos. Enquanto as primeiras vesículas começam a secar, novas manchas podem aparecer. Embora os sintomas durem apenas alguns dias, são precisos cerca de 10-14 dias para que todas as vesículas fiquem secas. Nesta fase, o seu filho já não é contagioso. O constante coçar das vesículas pode levar a cicatrizes permanentes, especialmente se as lesões forem infetadas por bactérias.

Geralmente, a varicela passa sem complicações e, apesar do desconforto devido ao prurido, é uma doença comum nas crianças, e a maioria recupera simplesmente com muito repouso (como numa constipação ou gripe normais).

Nos adultos, a varicela é normalmente mais grave e pode ser acompanhada de pneumonia. Se acha que contraiu varicela e é adulto, deve consultar o seu médico.

Quais os sintomas da varicela?
A varicela é bastante desconfortável, devido ao prurido, mas na generalidade não é perigosa nem causa risco de vida.

Se o seu filho contraiu varicela, apresenta os seguintes sintomas:
- Fase 1: Febre ligeira, com nariz a pingar e tosse.
- Fase 2: Aparecimento de um "rash" cutâneo, com muito prurido (comichão), progredindo para vesiculas na cabeça, na cara e no tronco.
- Fase 3: As vesículas secam, ganham crosta, e estas depois caem.

As vesículas da varicela aparecem por surtos. Enquanto as primeiras vesículas começam a secar, novas manchas podem aparecer.

Nunca dê aspirina a crianças para reduzir a dor ou a febre decorrente da varicela. A utilização de aspirina pode resultar no desenvolvimento do Síndrome de Reye, o qual pode levar a insuficiência hepática e mesmo à morte.

Uma infeção por varicela costuma passar sem complicações. No entanto, existem alguns riscos envolvidos.

 Aconselha-se que entre em contacto com o seu médico se a criança apresentar algum dos seguintes sinais ou sintomas:
- Febre que dura há mais de 4 dias e passa acima de 39° C;
- Tosse severa ou dificuldade em respirar;
- Manchas que libertem pus (líquido espesso e sem cor) ou fiquem vermelhas, quentes, inchadas ou feridas;
- Fortes dores de cabeça;
- Grande sonolência ou dificuldade em acordar;
- Dificuldade em olhar para luzes brilhantes;
- Dificuldade em andar;
- Parecer confuso;
- Parecer muito doente ou vomitar;
- Rigidez na nuca.

O que é permitido e o que deve ser evitado durante a varicela?
Infantário e escola
Se o seu filho contraiu varicela, informe o infantário ou a escola e mantenha-o em casa até todas as vesículas estarem secas, pois nessa fase ele já não será um foco de contágio. Normalmente, isso acontece uma semana após o início da erupção. Alguns infantários e escolas têm regras diferentes, pelo que o contágio até pode ter ocorrido nestes locais. Veja esta questão com os responsáveis da escola do seu filho.

Parque infantil, piscina e outros locais públicosProcure evitar locais públicos, pois para determinadas pessoas, pode ser perigoso contrair a infeção, nomeadamente grávidas e pessoas com sistema imunológico debilitado. Se o seu filho contraiu varicela, mantenha-o afastado de locais públicos até todas as vesículas estarem perfeitamente secas. Nesta fase já não há perigo de contágio. Normalmente, isto ocorre uma semana após o início da erupção.
Se de qualquer modo tiver de levar o seu filho ao parque infantil ou a qualquer outro local, informe as outras pessoas/pais que o seu filho tem varicela e que ainda é contagioso. Não se esqueça que por considerar normal levar o seu filho em fase de contágio a um local público, não quer dizer que os outros partilhem da mesma opinião.

Nadar/outros desportos
A varicela é altamente contagiosa. Se o seu filho contraiu varicela, não deve ir para a natação ou praticar desportos de contacto, a não ser que as vesículas já estejam perfeitamente secas. Normalmente, isto ocorre uma semana após o início da erupção. Evite locais públicos, pois para determinadas pessoas, pode ser perigoso contrair a varicela, especialmente grávidas e pessoas com sistema imunológico debilitado. Nadar pode amolecer as crostas, resultando num prurido mais intenso e na queda precoce das mesmas, causando cicatrizes.

Tomar banho/duche
O seu filho pode perfeitamente tomar um banho ou duche rápidos enquanto tiver varicela. Algumas crianças podem encontrar na água morna ou fria do banho uma forma de aliviar o prurido. Não dê banho ao seu filho em água quente, nem banhos muito demorados, pois isso pode aumentar o prurido. Após o duche/banho, seque-o bem, mas sem esfregar, de modo a evitar que as vesículas infetem e as crostas caiam, causando cicatrizes.

Viajar de avião
A varicela é altamente contagiosa. O seu filho pode não ser autorizado a viajar de avião até todas as crostas terem caído. Isto porque os microrganismos disseminam-se muito facilmente através do sistema de ar condicionado dos aviões. O vírus da varicela pode ser especialmente perigoso para grávidas e pessoas com sistema imunológico debilitado. Em geral, só é permitido voar com um relatório médico. Cada companhia aérea tem a sua própria política, pelo que deve sempre esclarecer esta situação primeiro. Em caso de varicela, informe imediatamente a sua seguradora de viagem para se certificar de que o seguro cobre o cancelamento ou adiamento da viagem, no caso de ter de esperar que o seu filho fique apto a viajar de volta para casa.

Visitas ao Hospital
Crianças com varicela não devem visitar familiares ou amigos em hospitais ou outras instituições de saúde sem a autorização prévia das mesmas.

Gravidez
A maioria das mulheres tem imunidade à varicela porque teve a doença durante a infância ou foi vacinada. No entanto, há uma percentagem pequena de grávidas que contraem a doença, a qual pode causar complicações tanto para a mulher como para o feto.
Há uma pequena probabilidade de o bebé vir a desenvolver uma doença chamada síndrome da varicela congénita (SVC), que pode causar anomalias graves em diversas partes do corpo. O risco é diferente consoante a fase de gestação. Para obter informações mais detalhadas sobre a possibilidade do seu bebé desenvolver SVC, por favor contacte o seu médico obstetra/ginecologista. Se está grávida e sabe ou suspeita que possa ter contraído varicela, contacte imediatamente o seu médico.

Recém-nascidos e bebés
A varicela normalmente cria imunidade permanente para a doença. Os recém-nascidos e os bebés não são, na maioria dos casos, suscetíveis à varicela se a mãe teve varicela quando era criança. Os anticorpos da mãe são transmitidos para o filho através da placenta durante a gravidez e depois através do leite, e serão suficientes para lhe dar imunidade. Se apesar disso o bebé contrair varicela nos primeiros 6 meses de vida, a probabilidade de não desenvolver um nível de anticorpos suficiente é elevada e, portanto, pode ser suscetível de contrair a doença novamente numa fase etária posterior.

A varicela pode ser tratada?
PoxClin CoolMousse - alivia o prurido e ajuda a prevenir as cicatrizes!

PoxClin CoolMousse contém um bioativo inibidor bacteriano único, para um tratamento eficaz no alívio do prurido, na recuperação da pele e na prevenção da formação de cicatrizes.

PoxClin CoolMousse pode ser fácil e higienicamente aplicado nas áreas de pele afetadas.

PoxClin CoolMousse contém o complexo 2QR, um bioativo inibidor bacteriano. Este complexo inibidor ajuda o sistema imunitário natural da pele a bloquear bactérias patogénicas. O inibidor bacteriano presente em PoxClin CoolMousse é um polissacarídeo natural obtido da planta Aloe Barbadensis. O complexo 2QR é uma alternativa segura aos antissépticos e antibióticos de aplicação na pele.

O tratamento da varicela consiste essencialmente no alívio dos sintomas.

 Use PoxClin CoolMousse e siga estes conselhos adicionais:
- Mantenha a criança longe do sol, pois o suor aumenta o prurido;
- Corte as unhas do seu filho para impedir que rompa as vesículas e arranque as crostas quando se coça;
- Coloque-lhe luvas e meias durante a noite, para evitar coçar as vesículas e remover as crostas;
- Dê-lhe banhos de água morna. Adicionar um pouco de aveia ao banho (dentro de uma meia ou saco de pano) pode ajudar a aliviar o prurido;
- Vista a criança com roupas leves e arejadas;
- Preste uma atenção extra à higiene;
- Dê-lhe muito amor e carinho!

E não se esqueça: Nunca dê aspirina a crianças para reduzir a dor ou a febre decorrente da varicela. A utilização de aspirina pode resultar no desenvolvimento do Síndrome de Reye, o qual pode levar a insuficiência hepática e mesmo à morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário