quarta-feira, 31 de julho de 2013

Os bróculos fazem parte da vossa ementa habitual?

Rebentos de brócolos duplicam efeito anti-cancerígeno

Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos EUA, revela que usar os rebentos dos brócolos pode duplicar o efeito anti-cancerígeno do vegetal.

Três a quatro porções por semana são suficientes para proteger o corpo contra a doença, mas, para obter os seus benefícios, a enzima mirosinase deve estar presente – caso contrário, o sulforafano, componente dos brócolos que previne o cancro e tem efeitos anti-inflamatórios, não é formado.

De acordo com os investigadores, citados pelo site Ciência Diária, os suplementos dos brócolos podem não ter tanto efeito por não conter a enzima necessária. O pó do vegetal conteria apenas o precursor do sulforafano, sem a enzima que reforça as propriedades anti-cancerígenas.

Os rebentos dos brócolos contêm mirosinase em abundância, o que aumentaria a formação de sulforafano e a absorção do pó dos brócolos, quando ingeridos em conjunto.

Rebentos e pó aumentam absorção

Para chegar a estes resultados, a equipa recrutou quatro homens saudáveis que ingeriam refeições contendo rebentos de brócolos, brócolos em pó, ou a combinação dos dois. Depois, mediram os níveis de metabólitos de sulforafano no sangue e na urina, após a alimentação. Três horas após comerem, um efeito sinérgico foi observado entre o pó e os rebentos: houve um aumento de quase duas vezes na absorção do sulforafano quando ambos eram ingeridos em conjunto.

Outros alimentos que contêm sulforafano e que poderiam ser consumidos com os brócolos para aumentar os seus benefícios são a mostarda, o rabanete, a rúcula e o wasabi.

Além disso, os vegetais não podem ser fritos, ou o efeito da enzima mirosinase acaba por ser anulado. Cozinhar o vegetal de dois a quatro minutos é a maneira ideal para obter o máximo das suas propriedades benéficas.

Fonte: Portal de Oncologia Português

Sem comentários:

Enviar um comentário