segunda-feira, 15 de março de 2010

Lembre-se com Ginkgo Biloba

A definição sobre quem é considerado velho e qual é a idade mínima para se considerar uma pessoa velha, parece não apresentar qualquer hipótese de consenso.

Os tratamentos e a prevenção do envelhecimento, por processos naturais, que existem hoje em dia ao dispor dos mais informados, contribuem decisivamente para esta falta de consenso.

No que diz respeito à perda de faculdades mentais e à diminuição da memória que acontecem com o passar dos anos e, por isso, inevitáveis, pode contudo, travar-se a velocidade com que ocorre, se nos rodearmos de todas as medidas protectoras – exercício físico e mental regular, nutrição adequada e suplementação específica.

No que diz respeito à suplementação, a Ginkgo biloba é, provavelmente, o suplemento fitoterápico comprovadamente mais eficaz.
Produzido a partir das folhas da árvore Ginkgo, os laboratórios podem obter um extracto da planta e padronizá-lo no seu princípio activo (ginkgoflavonoglicosidos) para máxima eficácia terapêutica. Este extracto tem demonstrado ser uma das mais poderosas "armas" na melhoria da função cerebral. Para além deste importante benefício, o extracto de Ginkgo é um potente antioxidante e está demonstrado que pode ser muito útil para a saúde cardiovascular e para a protecção do sistema nervoso.

A árvore da Ginkgo é considerada um dos seres vivos mais antigos à face da Terra, existindo desde há mais de 200 milhões de anos. O seu uso terapêutico já era conhecido pela civilização Chinesa, há mais de 5000 anos atrás.

Actualmente existem mais de 400 estudos científicos publicados que evidenciam os efeitos benéficos do Extracto de Ginkgo biloba na saúde.
Depois de se iniciar a toma do Extracto de Ginkgo, as melhorias mais frequentemente referidas são: mais concentração e melhor memória, menos ansiedade, tonturas e dores de cabeça, melhoria dos derrames sanguíneos e diminuição do edema nos membros inferiores.

Principais usos terapêuticas  
Cognição e Memória – a sua acção farmacológica passa por:
1 – aumentar a libertação de neurotransmissores, essenciais para o processo da memória;
2 - Aumentar o aporte energético às células cerebrais;
3 - Acção antioxidante, protegendo as células cerebrais dos danos oxidativos;
4 - aumento do afluxo sanguíneo ao cérebro.

Doença Vascular – O Extracto de Ginkgo protege artérias, veias e capilares, dado diminuir a permeabilidade vascular, ter actividade anti-trombótica, anti-isquémica e anti-edematosa (evita inchaços). Diminui a permeabilidade dos vasos e relaxa-os, melhorando o aporte de sangue aos tecidos. Previne a aterosclerose, favorecendo a circulação sanguínea saudável.
Por este motivo é recomendada na prevenção e tratamento de varizes, hemorróidas, problemas circulatórios em diabéticos e na claudicação intermitente (fornecimento insuficiente de sangue aos músculos da perna).
Por inibir a agregação das plaquetas é também utilizado na prevenção de enfartes e tromboses.

Anti-Envelhecimento – o Extracto de Ginkgo pode proteger as células cerebrais contra o stresse oxidativo causado por vários radicais livres. A oxidação do colesterol-LDL (mau colesterol), leva à formação da placa de ateroma dentro das artérias, sendo um dos principais factores promotores da arteriosclerose cerebral.

Outros usos – Disfunção sexual, nomeadamente a relacionada com o uso de anti-depressivos.

Dose recomendada: 120mg de extracto de ginkgo biloba, padronizado, em pelo menos 24% de flavonoglicosidos (princípio activo da Ginkgo), dividido em 2 ou 3 tomas por dia.
Casos severos ao nível do foro psíquico ou cardiovascular, devem-se tomar 240 mg/dia.
Usualmente, começam-se a notar resultados ao fim de 6 a 8 semanas de tratamento, contudo, há casos em que se podem sentir benefícios logo ao fim de 8 dias.

Toxicidade e Contra-indicações
O extracto de Ginkgo biloba não apresenta qualquer efeito tóxico.
A "Comission E Monograph" Alemã, adverte que aqueles que estejam a tomar medicamentos anti-coagulantes, se abstenham de a tomar, dados os efeitos anti-agregantes plaquetários que apresenta. Pode ser tomado, inclusive, por mulheres grávidas ou a amamentar.

Selecção eNetural com Ginkgo Biliba

Sem comentários:

Enviar um comentário