segunda-feira, 26 de abril de 2010

A toma de batidos de proteína whey aumenta o nível de colesterol?

Hoje partilhamos uma questão que nos foi colocada sobre batidos de proteína e colesterol.

A toma de batidos de proteína whey aumenta o nível de colesterol? Existe risco de excesso de proteína numa dieta?
As proteínas puras, como é o caso do soro de leite, obtido por microfiltração, não aumentam o colesterol. O que faz aumentar o colesterol é uma dieta à base de farinhas refinadas, doces, gorduras saturadas e trans.

Na realidade, o que se passa é que os portugueses estão a consumir pouca proteína (cerca de 15%, segundo dados do INE). Ora durante milhares de anos, o homem consumiu até 35% de proteína (relativamente ao valor calórico total consumido durante o dia).

O risco de excessos de proteína acontece se comer carne ou peixe em grandes porções, a todas as refeições e beber vários batidos proteicos por dia. De um modo geral e para pessoas saudáveis, que pratiquem desporto, doses à volta das 2g de proteína/quilo de peso são recomendadas para manter a massa muscular.
De qualquer maneira, à medida que se aumenta o consumo de proteína, deve aumentar-se também o consumo de verduras.

Dieta anti-colesterol – Prefira carnes magras e peixes gordos. Limite o consumo de ovos a 2 por semana. Evite fritos, bolos e bolachas, ricos em gordura trans camuflada. Sempre que possível, utilize azeite virgem como gordura. Consuma produtos lácteos na sua versão desnatada e substitua leite de vaca pelo leite de soja, sem colesterol e mais nutritivo.
Resposta - Dr. Custódio César (nutricionista)

Sugestões eNetural de suplementos com proteína:

1 comentário:

  1. 1 taza de skim (puede que necesite un poco más o menos leche dependiendo el grosor le gusta su bebida) de leche (8 gramos de proteína)
    1 taza de viejos fashioned/unsweetened harina de avena (puede cocinarlo primero con agua y, a continuación, agregarlo o ponerlo en seco) (10 gramos de


    batidos de proteinas

    ResponderEliminar