sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como combater a retenção de líquidos?

Afecta sobretudo as mulheres durante o ciclo menstrual, reflectindo-se em inchaço e aumento de peso. Dificuldades circulatórias e excesso de sal no organismo também constam das causas e podem dar lugar a celulite e cansaço nos membros inferiores.

HOMEOPATIA
A retenção hídrica pode levar a um aumento de peso, já que se elimina um volume inferior de líquido relativamente ao total ingerido ao longo do dia.
A quantidade de urina produzida diariamente varia de 800 a 1500ml dependendo da quantidade de líquidos ingerida. Pelo facto de não serem eliminados os líquidos em excesso, podem surgir edemas. Para se tratar correctamente estas situações, temos de conhecer a(s) causa(s), que pode ser o mau funcionamento dos rins, a incapacidade do coração em bombear o sangue, problemas circulatórios, em geral, e em especial do sistema linfático.
A homeopatia propõe várias ajudas, claro está, dependendo da causa:
- Adonis vernalis (Adonis-apenina);
- Convalaria majolis (Lílio-convalio);
- Helleborus niger (Heléboro-negro);
- Solidago virga áurea (Vara-de-ouro);
- Scilla marítima (Cebola-do-mar);
- Scrofularia nodosa (Pimpinela-azul);
Existem também outras plantas com acção diurética como a cavalinha, o zimbro.

Telma Gonçalves Pereira
Médica e especialista em homeopatia

NUTRIÇÃO
Prós essenciais: muita água desmineralizante (com pouco sódio) - cerca de 1,5L por dia. Ingira outros líquidos como chás (verde e urtiga) e batidos de frutas, para estimular a diurese. Alho, cebola, rúcula, couve, alho francês e abóbora facilitam a circulação e/ou diminuem a retenção hídrica. Assim como a salsa, que ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético, e frutas como o abacaxi, melancia, papaia e limão. Sem esquecer a banana, cujo teor de potássio contraria a retenção de fluidos.
Elimine o sódio da dieta. Para além do sal, procure formas camufladas nos rótulos dos alimentos processados (o monoglutamato de sódio, por exemplo).
Os tecidos gordos produzem estrogénio, o que aumenta a retenção de fluidos. Se tiver peso a mais, elimine os quilos de gordura em excesso.
Costuma acordar com nariz entupido, sofrer de dores de cabeça frequentes ou inchaço abdominal? É provável que exista uma desregulação metabólica causada por algum alimento que esteja a afectar o normal equilíbrio de líquidos no organismo.
Despiste possíveis alergias alimentares. Evite bebidas pró-inflamatórias ou que desidratam, como o café e principalmente álcool. Em relação aos fármacos: a pílula é um dos mais conhecidos, mas os corticoesteróides, comprimidos para a tensão arterial elevada e anti-inflamatórios não-esteróides são igualmente prejudiciais.

Custódio César
Pós-Graduado em Nutrição Clínica.

SUGESTÕES eNetural para evitar a retenção de líquidos:

Sem comentários:

Enviar um comentário