segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Alimentação: Respeita os teus ritmos biológicos e emagrece

Não é a mesma coisa comer um cozido ao meio-dia ou ao jantar, não é verdade? A metabolização e aproveitamento dos nutrientes de um alimento dependem da hora do dia em que o ingere.
A tolerância à glicose, que afecta severamente a acumulação de gordura, e os movimentos intestinais, modificam-se consoante o momento do dia. Se quer perder peso, siga esta máxima: ” Toma um pequeno-almoço de Rei, almoça como um príncipe e janta como um mendigo”.
Mas o importante não são só as quantidades, também é fundamental o que comemos em cada refeição.

- Pequeno-almoço e almoço:
Hidratos de carbono para enfrentar a dia com energia
A hormona insulina é mais activa durante o dia e diminui a sua actividade ao fim da tarde para alcançar os níveis mínimos durante a noite. Por isso, as horas de luz são o melhor momento para ingerir os nutrientes energéticos e saudáveis como os hidratos de carbono complexos. Até à tarde, dê prioridade aos cereais, arroz, batatas, pão, etc.

- Jantar:
Proteínas para reconstituíres os músculos enquanto dorme.
As proteínas assimilam-se melhor à noite. Enquanto dorme liberta-se mais hormona de crescimento, que colabora na recuperação e crescimento das células musculares, pelo que são necessários aminoácidos (unidades básicas das proteínas).
A hormona de crescimento promove também a utilização de gorduras acumuladas como fonte de energia durante essas horas, conservando as reservas de glicogénio e proteínas do músculo.
Níveis baixos de açúcar no sangue fazem disparar a secreção da hormona de crescimento. Se exagerar nos hidratos durante o jantar, a secreção dessa hormona será menor e irá engordar. Não obstante, as proteínas são mais difíceis de digerir que os hidratos e não necessitamos de uma quantidade demasiado grande para obter os aminoácidos necessários, por isso procure jantar umas horas antes de ir dormir e não exagere nas quantidades.

Fonte, Revista SportLife

Sem comentários:

Enviar um comentário