terça-feira, 16 de novembro de 2010

Própolis

As principais propriedades desde antibiótico natural

«A própolis ou própole é uma substância resinosa que as abelhas utilizam para calafetar os cortiços e para envolver os invasores corpulentos mortos dentro da colmeia», explica o Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora.

De acordo com o site de informação médica norte-americano MedlinePlus, trata-se de uma matéria que floresce nos álamos e choupo, embora raramente se encontre na sua forma pura.

O seu uso para fins medicinais remonta ao ano 350 A.C., quando era usada pelos gregos para tratar abcessos. Foi usada pelos assírios para sarar feridas e tumores e pelos egípcios para a mumificação, refere a mesma fonte.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard, em 2007, na estomatite aftosa recorrente, os pacientes que tomaram 500 mg por dia deste suplemento reduziram o número de recorrências de estomatite e aumentaram a qualidade de vida, quando comparados com o grupo placebo.

Segundo um estudo publicado em Archives of Pediatric Adolescent Medicine, em 215 crianças com um a cinco anos de idade, a combinação de própolis com equinácia e vitamina C reduziu em 55% os episódios de infecções respiratórias.

Também os dias de febre em cada infecção diminuíram em 62% quando comparados com outro grupo de 215 crianças que não fizeram qualquer prevenção. Estes resultados foram obtidos sem qualquer efeito adverso.

Principais propriedades
- Contém príncipios activos com acção regeneradora dos tecidos, antioxidante e reguladora do sistema imunitário. Os mais significativos são os flavonóides (galangina, quercetina e apigenina).
- Também contém óleos essenciais e ácido ferúlico, com acção antibiótica, vitaminas e minerais.
- É um antibiótico natural por excelência, actua em infecções causadas por vários tipos de vírus, bactérias e fungos (não confundir com os antibióticos químicos – medicamentos – que só actuam contra bactérias).
- É ideal para tratar problemas respiratórios como gripes, resfriados, amigdalites, sinusites, otites e bronquites.
- Como preventivo, exerce uma acção imunoestimulante, aumentando a resistência do organismo às infecções, pois estimula a produção inata de várias células do sistema imunitário, como os macrófagos ou células natural killer, aumentando a sua capacidade de actuação contra microorganismos e tumores.

Outras propriedades
- Como é antifúngico, é utilizado na estomatite aftosa. Trata inflamações da mucosa gástrica, das vias urinárias e infecções em geral.
- Pode também ser utilizado como anti-inflamatório, antioxidante, hepatoprotector e regenerador de úlceras.
- Externamente, pode ser aplicado em casos de psoríase, eczemas, herpes e verrugas.
Fonte, Revista Prevenir

Sem comentários:

Enviar um comentário