segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Comer mais fibra para perder peso!



Comer mais fibra! Esta é a solução apontada por um grupo de investigadores que divulgou na terça-feira um novo estudo na publicação norte-americana Annals of Internal Medicine.

Em comparação com as recomendações comuns, como cortar nas bebidas e alimentos açucarados, a ingestão de 30 gramas de fibra por dia resultou praticamente na mesma perda de peso, ao longo de um ano de análise.

A descoberta pode ser uma vantagem, sobretudo, para quem ter de perder peso por razões médicas mas não consegue mudar o seu estilo de vida e alimentar radicalmente.

Os alimentos ricos em fibras aumentam e prolongam a sensação de saciedade, mas além disso, segundo o investigador que conduziu o estudo, Yunsheng Ma, também reduzem o apetite, ao aumentarem a necessidade de mastigar bem.

"A nossa simples mensagem de aumentar a fibra incluiu não só frutas e vegetais, mas também cereais integrais, legumes e frutos secos", esclarece ainda Ma, num email enviado ao The Huffington Post a propósito da publicação do estudo.

Ao longo de um ano, foram seguidas 240 pessoas com excesso de peso e com pelo menos um sintoma como colesterol alto, tensão arterial elevada ou níveis de glicose acima do normal. A alguns participantes foi pedido que seguissem uma dieta rica em fibra, enquanto outros deveriam seguir as directrizes da Associação Americana do Coração, como o corte de calorias, sal, açúcar e gorduras saturadas, entre outras recomendações. No caso da dieta rica em fibra, a única regra era ingerir 30 gramas de fibra por dia.

Depois dos 12 meses, a média de perda de peso dos que seguiram a dieta mais convencional foi de cerca de 2,7 quilos, enquanto que os outros perderam uma média de dois quilos.

Apesar do primeiro grupo ter perdido mais peso, Ma argumenta que os resultados suportam a noção de que um tipo de dieta mais simples e mais "permissiva" em oposição a uma dieta complicada poderia ser mais fácil de seguir e produzir também excelentes resultados.

Os dois grupos registaram uma diminuição da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.

Fonte: http://visao.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário