terça-feira, 27 de outubro de 2015

Beber ou não beber água às refeições?

BEBER ÁGUA ÀS REFEIÇÕES

Devemos ou não beber água às refeições?

A água é isenta de calorias, tendo apenas alguns micronutrientes, pelo que é impossível formar gordura a partir dela. Por isso, não engorda.


Contudo, se beberem bastante água (mais de 300 ml) junto com alimentos pode dilatar o estômago, dando a sensação de inchaço.

Isto porque, como os alimentos exigem digestão e permanecem mais tempo no estômago, juntamente com a água formam um grande volume alimentar.

Por outro lado, uma ingestão moderada de água à refeição (entre 200 a 300 ml) tem vantagens, nomeadamente, humedece o bolo alimentar, facilitando a sua passagem ao longo do intestino, logo, combate a obstipação (prisão de ventre), permite formar um bolo alimentar mais volumoso, dando sinal ao nosso cérebro de que estamos saciados com mais facilidade.

Ainda assim, a ingestão maioritária de água deve ser feita fora das refeições para que seja rapidamente absorvida e cumpra realmente uma função de hidratação.

Deve então, ser bebida gradualmente, entre 100 a 200 ml de cada vez (pequenos goles), privilegiando a manhã e diminuindo até à noite, para que durma sem interrupções.

E hoje já beberam água?

2 comentários:

  1. A água não tem calorias e portanto não engorda, seja às refeições ou fora delas!
    No entanto, como o nosso estômago é "elástico", convém não o "esticar demasiado, pois quanto mais distendido, maior quantidade de alimentos sentiremos necessidade de ingerir para ficarmos saciados. (O mesmo se aplica aos alimentos sólidos).
    Podem beber água (ou outros líquidos ) às refeições, mas um copo é o ideal!

    ResponderEliminar