quarta-feira, 26 de junho de 2013

Previnam a obstipação!

As férias estão a chegar!!

Sabiam que a mudança de rotina como férias ou viagens, são causas frequentes de obstipação?

Os cuidados Laxeov são ideais para regular o trânsito intestinal diariamente e evitar a obstipação em viagens e férias!

Barriga inchada, sensação de que está cheia e mal-estar geral são alguns dos sintomas da obstipação, que afecta 30% da população e é mais comum nas mulheres.


As principais causas de obstipação são:
● ­Gravidez;
● Menopausa;
● Idade (é mais comum nos idosos e nas crianças);
● Consumo de fibras insuficiente;
● Falta de hidratação e de actividade física.

Recomendações para regular o trânsito intestinal:
● ­ Bebam mais do que 1,5 L de água por dia;
● ­ Aumentem a actividade física;
● ­ Comam vegetais e cereais ricos em fibra, citrinos e a fruta com casca;
● ­ Reduzam o consumo de hidratos de carbono e derivados de leite.

Para regular o trânsito intestinal diariamente, tomem Laxeov Cubos e Laxeov Preparação à base de frutos, ricos em fibras solúveis, insolúveis e bifidogénicas.
Com 2 sabores ameixa/figo e maçã/alperce têm uma acção no reequilibrio da flora intestinal sem efeitos secundários.
Os cubos devem ser martigados e a preparação à base de frutos pode ser ingerida com pão ou com iogurte.
São aconselhadas também a grávidas e crianças.

Para um efeito mais rápido, Laxeov Forte regula o trânsito, o desconforto e a flora intestinal com a ajuda da lactulose, fibras de acácia e extracto de tamarindo.
Utiliza-se diluindo uma saqueta num copo de água, num período de tempo máximo de 10 dias.

Dicas em viagem para contrariar o aparecimento da obstipação:1 - Durante a viagem:
● ­Se viajarem de carro devem fazer paragens frequentes a fim de andar um pouco;
● ­Se vão de avião, devem movimentarem-se sempre que possível;
● ­Bebam líquidos em abudância, de preferência água.

2 - Durante a estadia:● ­Mantenham-se hidratados: bebem pelo menos 1,5l de água por dia;
● ­Começem o dia bebendo um copo de água ou sumo de frutas antes do pequeno-almoço
● ­Enriqueçam a alimentação com fibras: cereais ricos em fibras ao pequeno-almoço, frutos secos (alperces e figos), se possível cozidos ou macerados, comam barrinhas de cereais quando sentirem fome, comam a fruta com casca;
● ­Aumentem a ingestão de legumes verdes;
● ­Evitem comer arroz em excesso;
● ­Acabem o dia a beber um copo de água antes de irem para a cama.


Suplementos:Laxeov Forte
Laxeov Cubos
Laxeov Preparação à base de frutas







 










quarta-feira, 12 de junho de 2013

Óleos de peixe protegem o coração contra o stress

A ingestão de suplementos de óleo de peixe pode proteger o coração em situações de stress. A conclusão é de um estudo recente de uma equipa de investigadores da Michigan Technological University, nos EUA, que vem reforçar trabalhos anteriores que já tinham, igualmente, comprovado a importância destes suplementos para a saúde cardiovascular.

O estudo foi coordenado por Jason Carter, investigador norte-americano que analisou 67 voluntários saudáveis que foram convidados a ingerir, por dia, nove gramas de óleo de peixe ou um placebo (nove gramas de azeite) ao longo de um período de dois meses. No início e fim da experiência, todos os voluntários foram submetidos à medição do ritmo cardíaco, pressão arterial e outros parâmetros relevantes.

No final do ensaio, ambos os grupos realizaram um teste de aritmética envolvendo a adição e subtração mental de números. Durante o procedimento, a resposta ao stress foi medida e aqueles que tinham tomado suplementos de óleo de peixe ao longo de várias semanas mostraram uma reação mais suave ao stress ao nível do ritmo cardíaco e da atividade do sistema nervoso simpático em comparação com os restantes.

"Os resultados provam que os óleos de peixe podem ter um efeito protetor da função cardiovascular em momentos de stress mental, uma descoberta que constitui mais uma peça no puzzle que defende que a ingestão destes óleos ajuda o coração a manter-se saudável", explica Jason Carter, cujo estudo foi publicado na revista científica American Journal of Physiology, em comunicado.

Alimentos naturais ricos em ómega-3 são a opção ideal
O estudo vem sustentar as evidências crescentes de que o óleo de peixe - em especial os ácidos gordos ómega 3 - têm efeitos positivos na saúde humana, em particular no sistema nervoso e cardiovascular. Segundo Carter, as conclusões da investigação sugerem "interações importantes entre o óleo de peixe e o stress mental que podem contribuir para descobrir as origens do stress".

"Na sociedade acelerada atual, o stress é tão certo como a morte e os impostos", considera coordenador do estudo. "Além disso, os nossos hábitos alimentares deterioraram-se. Este estudo reforça que os óleos de peixe podem ser benéficos para a saúde cardiovascular, particularmente quando estamos expostos a situações stressantes", acrescenta.

Jason Carter aconselha todos aqueles que ainda não os tomam a "considerar a toma de suplementos de óleo de peixe ou, melhor ainda, consumir alimentos naturais ricos em ómega-3", como o salmão ou as sardinhas.

Os próximos estudos da equipa poderão concentrar-se na análise dos efeitos da toma de óleo de peixe por períodos de tempo mais longos e dos efeitos que produzem em populações mais velhas com doenças cardiovasculares.

Fonte: boasnotícias 12/06/2013

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mel com Canela - Bom para a maioria das doenças!

Qual é o único alimento que não se estraga? O mel de abelhas.

A mistura de Mel e Canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.

A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com Canela.

DOENÇAS DO CORAÇÃO:
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no pequeno-almoço no lugar de manteiga ou da geleia. Isto reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração, inclusive novos enfartes em quem já teve.
O uso regular deste procedimento minimiza a falta de ar e fortalece as pulsações do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, esta pasta é utilizada continuamente nos lares, porque descobriu-se que o mel com canela limpa e revitaliza as artérias e veias dos idosos.
PICADAS DE INSECTOS:
Misture uma colherzinha de mel, duas de água morna e uma de canela em pó.
Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a comichão desaparecerão em um ou dois minutos.

ARTRITE:
Misturar uma chávena de água morna com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó.
Beber uma pela manhã e uma à noite. Tomar com frequência esta mistura, pode até curar artrite crónica.

Numa pesquisa feita na Universidade de Copenhagen, os médicos deram aos seus pacientes, diariamente, antes do pequeno-almoço, uma colherada e mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram inteiramente de sentir dor. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que antes quase não conseguiam caminhar.

PERDA DE CABELO:
Aplicar no couro cabeludo uma pasta feita de azeite de oliveira (o mais quente que aguentar), uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em pó. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que esta pasta é eficiente mesmo deixando na cabeça por menos tempo (cinco minutos).

INFECÇÕES DE RINS:
Um copo de água morna com duas colheradas de canela em pó e uma de mel, mata os germes que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

DOR DE DENTE:
Fazer uma pasta com uma colherzinha de canela e cinco de mel, e aplique no dente que dói. Repita pelo menos 3 vezes ao dia.

COLESTEROL:
Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados com 1/2 litro de água. Tomando 3 vezes ao dia, reduz-se o colesterol em 10% após 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol.

RESFRIADOS:
Para curar completamente sinusites, tosse crónica e resfriados comuns ou severos, misturar 1/4 de uma colher de canela em pó com uma colherada de mel, e tomar frequentemente.
A mistura de mel com canela também alivia os gases abdominais, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.

VELHICE:
Misture, uma colherada de canela e três chávenas de água. Ferva para fazer um chá. Quando amornar, ponha 4 colheradas de mel. Beba 1/4 de chávena, 3 ou 4 vezes ao dia . Mantém a pele fresca e suave e diminui os sintomas da idade avançada.
Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e sentir-se como alguém muito mais jovem.

PERDA DE PESO:
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar o pequeno-almoço, tome mel com canela numa chávena com água. Repetindo diariamente, funciona até em pessoas muito obesas.

DOR DE GARGANTA:
Tome de 4 em 4 horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de maça.

Obs.: O MEL jamais deve ser fervido, porque assim as suas substâncias perdem muito do valor curativo.

Grão-de-bico vale ouro!

O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão, em muitos aspectos.

Entre 20 e 30% da sua constituição é pura proteína. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Quase nada de gordura, e nada de colesterol.

Alta concentração de ácido fólico, útil na prevenção de doenças cardiovasculares e tratamentos de anemia. Grandes quantidades de amido, fonte de energia para todo o organismo.

Se for consumido com frequência, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol mau e regula o intestino.

Altamente nutritivo
O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol mau.

Ajuda a evitar a osteoporose
Tendo na sua composição fósforo em quantidades generosas, à semelhança do cálcio, protege os dentes e os ossos, evitando a osteoporose que afecta 27 em cada 100 mulheres.

Previne doenças cardiovasculares
Ele possui Ómega 3 e 6, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, Vitamina B, que conserva as células sanguíneas, e demais nutrientes que irão trazer inúmeros benefícios ao nosso coração.

SangueFornece óptimas quantidades de ferro. Ferro que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue, para transportarem o oxigénio do organismo para os tecidos.

Para diabéticos e anémicos
Este grão tem hidratos de carbono que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Pele
Contendo magnésio, vai actuar sobre os malefícios dos radicais livres, conseguindo travar os efeitos do envelhecimento da pele ou o aparecimento de doenças como a arteriosclerose.

Tensão arterial
Rico em potássio, ajuda a controlar a tensão arterial, contracção muscular e o equilíbrio do corpo.

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.

Regula o intestino
Sendo rico em fibras, ele vai ajudar a regular os intestinos.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma óptima fonte de bem-estar e redução do stress) um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor que activa os centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar. A seretonina também mantém a confiança e a segurança em funcionamento.

Cuidados
- O excesso de consumo pode causar problemas como flatulência, ou irritabilidade intestinal.

- É desaconselhado para pessoas com distúrbios gastrointestinais, nomeadamente a acumulação de gases, devido à produção adicional de gases durante a fermentação da casca no intestino. Nestes casos, deverá remover a casca das leguminosas depois de cozidas. Pode também optar pelo puré, mas neste caso perde-se grande parte da fibra devido à quebra da sua estrutura.

Está comprovado o potencial do grão-de-bico para a saúde, por isso devemos aproveitar então e fazer deliciosas receitas com esta leguminosa fantástica, a sopa pode ser uma solução prática e saborosa para incluir este ingrediente na nossa alimentação.

Moral da história: Comer grão-de-bico é uma maneira de enfrentar a crise: é económico e dá saúde e boa disposição!


Fonte: PortaldaSaude; artigo de Helena Cid (Nutricionista) ; artigo de Maria Esther Fonseca, saudenanet, outros.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sem ideias para o jantar? E que tal uma Beringela Recheada com Atum!


As  beringelas são ricas em Proteínas, Vitaminas (B1, B2 e C) e Minerais (Magnésio, Zinco, Cálcio, Potássio e Ferro).

As melhores beringelas são as de estrutura firme e cascas brilhantes.
As que estão moles e sem brilho já perderam parte das suas propriedades nutricionais.






 Beringela Recheada com Atum:


Ingredientes:

■2 beringelas pequenas (ou 1 média);

■1 lata de atum ao Natural;

■1/4 pimento vermelho picado;

■1 cebola pequena picada;

■1 dente de alho picado;

■1 tomate maduro picado (sem pele nem sementes)

■1 colher (sopa) de azeite + um fio

■sal & pimenta;

■2 colheres (sopa) de polpa de tomate;

■2 colheres (sopa) de vinho branco;

■1 colher (sopa) de salsa picada.

Preparação:
1.Lavar e secar as beringelas. Corta-las em metades no sentido longitudinal. Fazer uns golpes na polpa e polvilhar com um pouquinho de sal fino. Colocar as metades de beringela sobre folhas de papel absorvente com a parte cortada virada para baixo. Deixar repousar por 20-30 minutos;

2.Escorrer muito bem o atum e esmigalha-lo grosseiramente com um garfo. Reservar;

3.Retirar delicadamente a polpa das beringelas, escavando com uma colher e tendo o cuidado de não furar a pele. Picar a polpa e reservar;

4.Pré-cozinhar as cascas esvaziadas das beringelas no micro-ondas por 2-3 minutos com um pouquinho de água. Reservar;

5.Saltear e refogar a cebola picada juntamente com o alho por 1-2 minutos;

6.Adicionar a polpa de beringela, o tomate e o pimento. Refogar até os vegetais começarem a ficar tenros;

7.Juntar a polpa de tomate e o vinho branco e temperar com sal e pimenta;

8.Adicionar o atum e envolver muito bem. Cozinhar por 2-3 minutos. Polvilhar com a salsa picada e retirar do lume;

9.Rechear as cascas das beringelas com o preparado, pressionando para o recheio ficar bem compacto. Polvilhar com Oregãos;

10.Colocar as beringelas na assadeira com um pouco de água e um fio de azeite;

11.Levar ao forno por aproximadamente 35-40 minutos;

12.Retire a assadeira do forno e sirva de seguida, acompanhando com uma bela salada.

Nota: Os ingredientes apresentados foram pensados para duas pessoas.


Fonte: healthy-inspiration by Sofia de Carvalho Simões 17/05/2013


Gengibre pode aliviar sintomas de asma

Sabiam que o gengibre pode aliviar os sintomas de asma? Esta é a conclusão de um estudo norte-americano.

Os componentes de gengibre purificados podem ajudar os pacientes com a asma a respirar melhor, sugere um estudo apresentado na ATS 2013 International Conference.


A asma é caracterizada pela broncoconstrição, um estreitamento dos brônquios que transportam o ar para dentro e fora dos pulmões. Os medicamentos broncodilatadores, conhecidos como β -agonistas, são os fármacos habitualmente mais utilizados, sendo capazes de relaxar os tecidos do músculo liso das vias aéreas.

“A asma tem-se tornado mais frequente nestes últimos anos, mas apesar de terem ocorrido alguns avanços no que diz respeito à sua causa e forma como se desenvolve, nos últimos 40 anos têm sido aprovados poucos tratamentos capazes de controlar os sintomas da asma” referiu, em comunicado de imprensa, a líder do estudo Elizabeth Townsend.

Neste sentido os investigadores da Columbia University, nos EUA, decidiram averiguar se os componentes do gengibre poderiam ajudar a aumentar os efeitos dos fármacos broncodilatadores. Para tal foram recolhidas amostras de músculo liso das vias aéreas, as quais foram expostas a um composto que causa a sua broncroconstrição. Posteriormente as amostras foram expostas a um β -agonista, o isoproterenol, conjuntamente com um dos três componentes do gengibre: o 6-gingerol, 8-gingerol o 6-shogaol.

O estudo apurou que os tecidos tratados com a combinação dos componentes de gengibre e com o β -agonista apresentaram um maior relaxamento, comparativamente com aqueles tratados apenas com o isoproterenol. Dos três componentes do gengibre, o 6-shogaol foi o que aumentou mais eficazmente os efeitos do β -agonista.

Os investigadores verificaram ainda que os componentes do gengibre inibiam a produção de uma proteína que afeta o relaxamento do músculo liso das vias aéreas.

"Os resultados deste estudo demonstraram que os compostos do gengibre atuam em sinergia com o β-agonista no relaxamento do tecido das vias aéreas, indicando que estes compostos podem proporcionar um alívio dos sintomas da asma, quando utilizados conjuntamente com os β–agonista. Através do conhecimento dos mecanismos através dos quais estes compostos afetam as vias aéreas, podemos explorar a utilização desta raiz no alívio dos sintomas da asma", conclui Elizabeth Townsend.

(Estudo realizado pela Columbia University)

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A. 22/05/2013










Bagas Goji | Benefícios e perigos deste fruto milagroso

O Goji é um fruto muito rico em aminoácidos com benefícios conhecidos para a saúde, mas o súbito aumento do consumo das bagas goji tem levado ao aparecimento de estudos sobre os seus efeitos.

Estes estudos confirmam os benefícios deste fruto milagroso mas alertam para alguns dos seus riscos.

De certeza que já ouviu falar nas bagas goji, este é sem duvida o fruto sensação que começou a despertar interesse no ocidente devido às suas propriedades nutritivas e antioxidantes. Por essa razão é muito utilizado por pessoas interessadas em perder peso, mas também pelos que procuram melhorar a qualidade de vida.


O goji é um fruto originário da china e muito utilizado desde há milhares de anos na China, Tibete e Índia, quer na alimentação, quer como medicamento fitoterapêutico.

É mais comummente vendido sob a forma de bagas muito semelhantes a uvas passas, mas de tom vermelho.

As bagas podem ser misturadas em batidos, iogurtes, chás ou combinadas com cereais. Também podem ser hidratadas e ingeridas. A água pode ser utilizada em receitas culinárias.

Benefícios
As bagas goji são realmente um alimento com características maravilhosas para o organismo. São ricas em aminoácidos essenciais, minerais e proteínas.

Devido à presença de carotenoides antioxidantes, incluindo o betacaroteno (presente em grandes quantidades na cenoura), são um excelente protetor dos olhos. Diminuem a degeneração ocular e mantêm a retina saudável, por essa razão, a longo prazo melhoram a visão e a função ocular tão comprometida nos doentes com diabetes.

Outra razão para incluir no seu dia-a-dia estas bagas é deve-se à sua capacidade para reduzir os níveis de glucose no sangue que se verificam após uma refeição rica em hidratos de carbono. Isto significa que não terá tantos problemas com as variações de energia ao longo do dia e pode ajudar os que sofrem de diabetes.

Os polissacarídeos presentes neste fruto melhoram a resposta do organismo à insulina a ajudam a equilibrar os níveis de açúcar e as variações que ocorrem no sangue ao longo do dia.

No geral a ingestão regular de goji aumenta os níveis de energia, diminui a tensão arterial, prolonga a vida das suas células devido aos elevados níveis de antioxidantes e ainda aumenta os níveis de testosterona no sangue aumentando a libido e desejo sexual.


Perigos
Apesar dos imensos benefícios, o Observatório de Interações Planta-Medicamento (OIPM/FFUC), alerta para o consumo das bagas goji em pessoas que façam medicação anticoagulante. A ação de medicamentos anticoagulantes pode ser potenciada pela ingestão de chá de bagas goji levando a episódios de risco hemorrágico elevado.

Desaconselha-se o consumo a quem tome medicamentos como a varfarina, fenitoína, losartan, fluvastatina, entre outros.

O consumo destas bagas, mesmo por pessoas saudáveis não deve ultrapassar as 45 gr diárias.


Fonte: Kozinharte,  28 de Maio de 2013 em Dietas